Encontre seus arquivos facilmente com o Drill

Publicado por Fernando T. Da Silva em 19/01/2025

[ Hits: 59 ]

Blog: http://meumundotux.blogspot.com.br/

 


Encontre seus arquivos facilmente com o Drill



O Drill é um localizador de arquivos sem indexação feito em gtk, é bem minimalista e é mais uma alternativa de app de procura no seu Linux.

Download:
https://github.com/yatima1460/Drill/releases

Baixe o pacote abaixo e descompacte o mesmo:
unzip Drill-GTK-linux-x86_64-release.zip

Utilizando

O app roda direto da onde foi descompactado o pacote e para usar ele basta acessar a pasta "local-descompactado/linux-gtk" e fazer um

chmod +x drill-search-gtk

Para usar neste local faça:

./drill-search-gtk

Instalação

Se você copiar somente o executável para um diretório do path do sistema, o mesmo não funcionará, pois ele precisa estar dentro da pasta linux-gtk para funcionar pois ele precisa da sub pasta "Assets".

Como sugestão, descompacte o pacote na pasta /opt, coloque a permissão "x" no executável e depois crie um link para o executável em "/usr/local/bin" usando o comando:

sudo ln -s /opt/linux-gtk/drill-search-gtk

Pronto, agora você pode chamar o Drill no terminal de qualquer lugar e também criar um atalho no menu de programa do seu ambiente gráfico para o comando "drill-search-gtk".

Características do Drill

  • O Drill é um localizador de arquivos sem indexação muito rápido, feito em gtk para ambientes desktop com uma interface minimalista e onde você não precisa escolher um local para ele pesquisar, bastando apenas digitar o que você quer procurar podendo acrescentar mais termos durante a pesquisa.
  • Ao achar o arquivo basta dar um duplo clique no mesmo para abrir com o app associado ou clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo e escolher a única opção “Open containing folder” para abrir a pasta a onde está o arquivo no qual será utilizado o seu gerenciador de arquivos padrão do sistema.

Observação:

Se você tiver mais de uma aplicação que abre o mesmo tipo de arquivo o mesmo poderá ser aberto com um outro app diferente do que você costuma usar como padrão para este formato de arquivo e não existe uma opção para abrir o arquivo com outro app diferente do padrão do sistema.

Notas:

  • O Drill não faz distinção entre maiúscula/minúscula no termo digitado para pesquisa e podem ser digitados vários termos para diminuir a quantidade de arquivos coincidentes como exemplo: “meu janeiro passeio” não importando a ordem dos termos (termo digitado sem as aspas) para retornar o nome “Meu passeio ao Rio de Janeiro.docx”.
  • O Drill procura arquivos em todas as partições montadas, unidades usb e ópticas inseridas no computador automaticamente.
  • Arquivos ocultos do sistema Linux que atende ao critério são exibidos normalmente.
  • O Drill tem uma barra de progresso bem fina abaixo da caixa de digitação com o mesmo comprimento da mesma para você acompanhar o andamento e quando ela chegar ao final a pesquisa foi concluída.
  • O Drill não procura arquivos em partições que foram montadas em /mnt, mas pastas e arquivos que forem criado em /mnt serão localizados normalmente (deste que não faça parte da montagem de partições). No caso de montagem não automática pelo udev, crie e configure o seu ponto de montagem fora da pasta /mnt.
  • O Drill não procura arquivos criados ou colados provisoriamente na pasta /tmp.
  • Você pode abrir os arquivos que são encontrados sem precisar concluir a procura, onde o mesmo continuara a pesquisar até o término dela ou até você fechar a janela do mesmo.

Shot do app gráfico com a tela inicial

Linux: Encontre seus arquivos facilmente com o Drill

Drill em modo texto

Para que gosta de utilizar comando em modo texto tem um pacote feito exclusivamente para linha de comando que é o "Drill-CLI-linux-x86_64-release.zip" e o processo de instalação é o mesmo do app em gtk.

Formas de uso:

drill-search-cli arquivo-a-ser-procurado
drill-search-cli -ds #(exibir a data e tamanho do arquivo na listagem)



Outras dicas deste autor

Instalando a versão mais recente do Firefox no Debian 10 codinome "Buster"

Backup incremental com rsync

Adicionando ícones de status do teclado no system tray do Xfce4

Notas adesivas em qualquer desktop com xpad

Como fazer a multifuncional funcionar pela auto descoberta do avahi no Slackware 15.0 ?

Leitura recomendada

Pagode pro Samba

Configurar o Firefox para abrir arquivos PDF dentro do próprio navegador

Padre - Um IDE para Perl no Fedora

Utilizando abas no Vim

gHasher - md5sum para quem usa Gnome

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts