Salve salve pessoal!
Estamos presentes mais uma vez continuando com o tópico 101, falarei sobre alguns termos e arquivos exigidos para a prova 101, sub-tópico 101.1, identificar e editar configurações de hardware, com peso 2, requer.
Alguns termos são:
hotplug – O termo hotplug se dá para dispositivos que poderão ser ligados a máquina sem a necessidade de ser desligada. O sistema
Linux incorpora a funcionalidade hotplug a partir do kernel 2.6. Assim, qualquer dispositivo ligado a barramentos (USB, PCI etc) é enviado eventos hotplug trabalhando em conjunto ao subsistema Udev, que atualiza os arquivos de dispositivos em /dev.
subsistema udev - O subsistema udev trabalha junto com o hotplug do Linux, é encarregado em atualizar os dispositivos na pasta /dev. A pasta do sistema udev é /etc/udev, nesta pasta temos as regras e arquivos de configurações, como por exemplo o udev.conf.
coldplug - O termo coldplug é o que exige que a máquina seja desligada para que algum dispositivo seja conectado ou desconectado.
sysfs - Sistema de arquivos que enumera os dispositivos e barramentos conectados a um sistema em uma hierarquia que pode ser acessada do espaço de usuário. Montado em /sys/ contendo diretórios que organizam os dispositivos conectados ao sistema de diversas maneiras distintas.
hald - Para um melhor controle dos dispositivos conectados em tempo real, o Linux mantem um banco de dados que é gerenciado pelo serviço hald (hardware abstraction layer daemon).
dbus - Um sistema de dbus trata a comunicação entre os processos numa mesma máquina. Um bom sistema operacional é utilizador de IPC (inter-process comunication).
Para um administrador Linux é importante saber que a pasta /proc/ contém os pseudos arquivos, o administrador tem disponível vários arquivos que podem tratar o kernel do Linux em tempo real. Alguns desse arquivos por assumirem importantes funções para um bom trabalho do sistema.
Perguntas como: Qual o pseudo arquivo para configurar um conflito de IRQs? O arquivo
interrupts relaciona:
a) todas IRQs disponível no sistema;
b) IRQs em uso...
indiscutivelmente são perguntas que poderão aparecer nas provas. Vamos agora falar de alguns arquivos. Lembrando que os pseudos arquivos ou também conhecidos como arquivos de configurações em tempo real, estão localizados na pasta /proc/.
/proc/cpuinfo – Contém informações dos processadores encontrados pelo sistema. Digite no prompt:
# cat /proc/cpuinfo
/proc/interrupts – Contém informações das requisições de interrupção (IRQs). Digite no prompt:
# cat /proc/interrupts
/proc/dma - Contém informações dos canais de acesso direto à memória. Digite no prompt:
# cat /proc/dma
/proc/ioports - Contém informações referentes a endereços de memória usados por dispositivos. Digite no prompt:
# cat /proc/ioports
/proc/scsi/scsi - Contém informações dos SCSI encontrados. Digite no prompt:
# cat /proc/scsi/scsi
ou
# scsi_info
Dúvidas e sugestões:
Mais dicas:
Abraços...
Wesley Vital
Bacharel em Sistemas de Informação.
Especializando em Gestão em Governança de TI.
Certificações:
LPIC-1, LPIC-2, Novell CLA, Novell Data Center Technical Specialist e CompTIA Linux+.