Olá pessoal! Esta é minha primeira dica de várias que quero publicar. Nos próximos dias estarei escrevendo outras para ajudar os que estão interessados em tirar certificação Linux.
Para quê tirar uma certificação? Primeiro, acho que é bem pessoal, é a conquista de todo o tempo dedicado para estudos, dias e dias sem dormir... Segundo, comprovar o conhecimento em determinado assunto. E por fim, o reconhecimento das empresas que ao contratar profissionais dão prioridades aos que tem certificações.
Para certificações Linux, contamos com o LPI - Linux Professional Institute, uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999. Trata o programa de certificação em sistemas GNU/Linux de reconhecimento internacional por empresas, profissionais de TI entre outros.
Os exames do LPI são aplicados mundialmente por intermédio da Pearson VUE e da Thomson Prometric em seus centros de certificação e também são aplicados em papel (provas).
LPIC-1 - Linux Professional Institute Certification Level 1 - Administrador Linux nível júnior. Provas: 101 e 102.
LPIC-2 - Linux Professional Institute Certification Level 2 - Administrador Linux nível pleno. Provas: 201 e 202.
LPIC-3 - Linux Professional Institute Certification Level 3 - Administrador Linux nível sênior. Provas: 301 e 302.
Estes são os três níveis de certificação Linux. Um nível é requisito para o outro.
Para realizar os exames é obrigatório que o candidato tenha o seu LPI ID (Linux Professional Institute Identification), que é o código de identificação no instituto. Qualquer pessoa pode ter um LPI ID, mesmo que não tenha uma certificação, e pode ser obtido em https://www.lpi.org/register.html.
Bem pessoal, esta é uma pequena introdução. Nas próximas dicas vamos tratar dos assuntos e boas práticas para tirar a primeira certificação Linux - LPIC 1.
[2] Comentário enviado por ranzes em 27/12/2009 - 21:47h
Só corrigindo.
No no caso da LPI 3 é um pouco diferente da 1 e 2, para ser LPI 3 basta fazer a 301 não é necessário a especialização 302 para ser LPI 3.
[4] Comentário enviado por mparada em 02/03/2010 - 01:22h
Dica II
Mais uma certificção no mercado a Linux Training lançou sua certificação Profissional nos estados de Mato Grosso, Rondonia e Acre, onde vem suprindo em cheio a necessidade da região.
A Certificação CPLT (Certified Professional Linux Training) já nasceu grande, hoje reconhecida nos estados de Mato Grosso, Rondonia, Acre, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
“Este programa vem sofrendo apoio dos diversos segmentos, dentre eles faculdades, empresas privadas e orgãos públicos e não possui fins lucrativos, nossa intenção é apresentar a sociedade profissionais capazes, ou seja ensinamos e comprovamos a competencia do profissional”
diz Marcos Marrafão idealizador do projeto e socio fundador da Linux Training.
A Linux Training já participa de diversos programa de Certificação em diversas áreas, dentre eles Projetos da Fundação Getúlio Vargas, Senior Sistemas, AMPIMEC, Associação Nacional dos Bancos. O que abriu muitas portas e a credenciou a lançar no mercado mais esse Projeto de Certificação nessa área que tanto carece de profissionais certificadamente capazes.