À revelia, e para desgosto dos cientistas da informática, vamos compactar e descompactar fora do laboratório.
Fora do laboratório precisa desbancar o Windows, um empate já é um resultado fraco.
Então vamos lá:
Conecte-se a Internet, abra o repositório da sua distro e marque para instalar os seguintes programas:
arj
rar
p7zip
gzip
E se ainda não estiver instalado, instale o:
tar
Depois instale o xarchive e o ark.
O XArchive é para Gnome e o Ark para KDE, mas por via das dúvidas instale os dois.
Pronto, agora para compactar e descompactar chame o Xarchive, que no Gnome está em "ferramentas do sistema". Ele mostra logo os formatos que ele está preparado para assumir.
Está pronto e muito melhor que o winzip empacotado no Windows.
Várias distros tem os programas no repositório, alguns exemplos: o Ubuntu, Debian, Kurumin etc. Quem souber outras, fineza informar nos comentários.
[1] Comentário enviado por wilber em 27/06/2008 - 09:04h
?comentario=Essa foi de lascar em amigo, fui olhar a dica e fiquei realmente desanimado. Sua dica é bem pobre, pois e que não usa uma distribuição baseada em Debian? Essa dica não funciona a não ser que o indivíduo tenha instalado o pacote apt-get, e um ambiente gerenciador de pacotes que utiliza o apt-get.
[2] Comentário enviado por tenchi em 27/06/2008 - 09:08h
Olá, na verdade o Xarchiver não é do GNOME. Do GNOME é o file-roller. O primeiro "é" do xfce (http://xarchiver.xfce.org/).
Outro interessante é o karchiver, que infelizmente parece estar fora do ar :-) Mas pode ser baixado por aqui: http://repository.slacky.eu/slackware-12.0/utilities/karchiver/3.4.2.b4/src/
[4] Comentário enviado por nicolo em 03/07/2008 - 15:41h
Prezados: Só as distros baseadas no Debian estão tentando sair do laboratório e encarar o mundo lá fora. O resto precisa tomar uma decisão na vida se querem sobreviver ou sumir nas brumas.