Criptografia no Slackware com "truecrypt"

Publicado por Edwal F. Paiva Filho em 28/07/2008

[ Hits: 7.908 ]

 


Criptografia no Slackware com "truecrypt"



Embora o assunto não seja freqüente, a preocupação com a segurança sempre existe. Os conteineres criptografados são uma maneira prática de guardar e transportar dados seguros.

Os conteineres são arquivos que, quando montados, simulam drivers virtuais. Uma vez criados, pode-se colocar quaisquer tipos de dados, tal como se faz dentro de uma partição.

Os conteineres são também formatados com um sistema de arquivos tipo Linux ou Windows e podem ser gravados em cd, dvd ou pendrive e transportados.

O nome dos conteineres não dá pista sobre o tipo de arquivo ou o seu conteúdo. O nível de criptografia é alto, 128 e 256 bits.

Você pode guardar tanto as planilhas de custo da sua empresa como sua coleção pornô de luxe. Só não se esqueça da senha, caso contrário nunca mais ninguém abre isso.

Há vários programas para fazer isso, como o scramdisk e o truecrypt, que dependem do dmsetup.

A dica é sobre o truecrypt, agora disponível para Slackware, com interface gráfica, em pacote tgz. Há versões disponíveis tanto para Slack 12.0 como 12.1.

Nas versões anteriores o truecrypt era tipo command line, precisava ser compilado e possuía muitas dependências e problemas de compilação.

O truecrypt existe para Windows, o que torna viável utilizar os conteineres tanto no Linux como no Windows, desde que tenham sido formatados em fat32 ou ntfs.

O scramdisk também funciona em Windows e Linux e os conteineres são compatíveis se forem criados assim. Todavia não é fácil instalar o scramdisk em Slackware.

Obrigado pela leitura.

PS: Embora a palavra conteiner tenha vindo através do inglês, o termo "conter" vem do latim, e sua forma castiça é "continente, aquele que contém".

Para quem for viajar para o estrangeiro um aviso: esse tipo de criptografia tem pesadas restrições legais nos Estados Unidos e talvez em outros países.

Site oficial: http://www.truecrypt.org

Outras dicas deste autor

Multimídia no Debian & Ubuntu

High System Timer Resolution

Gravar filmes da tela com gtk-recordmydesktop

Fragmentação grave

Ubuntu medibuntu

Leitura recomendada

Como burlar um proxy corporativo

Bloquear Facebook e Youtube por HTTPS

Escondendo a versão do BIND

Webinar III - Principais ameaças à aplicações web - Top 10 do OWASP

Projeto Root - Senhas seguras com o KeePass

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts