Nem sempre é fácil para as pessoas participarem de reuniões online, especialmente quando é necessário mais do que apenas ligar a câmera e o microfone. Recentemente, enquanto lecionava aulas online, tive um pouco de dificuldade ao tentar compartilhar o som do meu navegador com uma aluna. Pesquisei bastante e encontrei algumas soluções para o problema: Catia, uma parte do Cadence, e o SoundUX. Embora o primeiro também atenda ao nosso propósito aqui, o segundo é mais simples e oferece menos riscos para a estrutura de som do sistema.
O
SoundUX é descrito em seu site oficial como uma
'cross-platform soundboard', ou seja, uma mesa de som funcional para diferentes sistemas operacionais. Apesar disso, não é uma mesa de som completa, mas possui recursos interessantes. Vamos nos concentrar no objetivo desta dica, que é utilizá-lo para transportar a saída de áudio do sistema para um
'microfone virtual'.
A instalação é bastante simples, já que o
SoundUX está disponível via
Flatpak, o método mais fácil de instalação em qualquer distribuição. No entanto, um dos modos de operação desse software (o modo 'sink', que permite o uso simultâneo do microfone e da saída de áudio do sistema), não estava funcionando de forma alguma. Portanto, optei por instalá-lo no Arch através do
AUR, e assim o
'sink' começou a funcionar corretamente. Por isso, recomendo fazer a instalação usando o gerenciador de pacotes tradicional do seu sistema.
Com o
SoundUX instalado e aberto, você verá no canto superior direito uma lista suspensa de saída: ela conterá qualquer aplicativo que esteja utilizando o microfone do seu PC naquele momento. Se o Firefox estiver apenas na página do DuckDuckGo, ele não será listado, ok?
Na barra lateral direita, você encontrará a opção
'Passthrough'. Ao clicar nela, um painel será aberto no lado esquerdo, mostrando os aplicativos que estão reproduzindo algum áudio.
Se o
YouTube estiver tocando a clássica música do
Black Sabbath e o
Google Meet estiver aberto, ambos no Firefox, você verá o nome do navegador tanto em
'Output application' quanto nas opções em
'Passthrough'.
Após confirmar os aplicativos de entrada e saída, é necessário configurar o site/programa para trabalhar com as opções de microfone oferecidas pelo SoundUX. No Google Meet, vá em Configurações > Áudio > Microfone, onde você encontrará as opções:
- Monitor of soundux_sink - Como mencionado anteriormente, permite compartilhar o som do sistema simultaneamente com o microfone. Se você está se perguntando se um interfere no outro, a resposta é um enfático NÃO; no entanto, se houver interferência, você pode ir nas configurações do SoundUX e marcar a opção "Mute microphone during playback"; assim, sempre que algo for reproduzido, o microfone ficará mudo até que a mídia seja interrompida.
- Monitor of soundux_passthrough - Transmitirá apenas o áudio do sistema/programa.
Escolha uma das duas opções e pronto, a mágica está feita. Faça isso para chamadas no Discord, reuniões em diversas plataformas e em qualquer situação em que for necessário.