Input method em japônes a partir de Romaji no Gnome-shell
Após muito tempo e alguma dor de cabeça para fazer essa configuração como eu queria, escrevo a essa dica especialmente para os estudantes de japonês. Trata-se da configuração do método de entrada em hiragana ou katakana, bem como o necessário para o "input method" fora do ambiente dos editores de texto, como LibreOffice Writer ou Google Docs, no gnome-shell.
Primeiro, é necessário baixar os pacotes de idiomas necessários para que então possamos partir para a configuração do teclado. No meu caso, usuário do Ubuntu 20.04, foi um procedimento simples:
1. Instalando o pacote de idioma
1.1. Procure por "Suporte a idiomas" no menu do Ubuntu e acesse-o;
1.2. Clique em "instalar e remover idiomas" e selecione "Japonês" na lista. A instalação será concluída em alguns minutos;
1.3. Cheque se "日本語" está na lista de idiomas instalados. No meu computador, o primeiro idioma na lista é o português, seguido de várias opções do Inglês e então o japonês. Sim, é normal essa opção estar em cinza.
Quando se fala em teclado "japonês", é comum ler sobre um pacote chamado mozc, que não é tão útil para estudantes em razão do uso do layout japonês para retornar os caracteres. Por exemplo, a letra "a" nos retornaria um "chi" e não o hiragana de som "a", あ. Usamos um pacote chamado "Anthy" para isso, este pacote mão na roda faz uso do layout tradicional para escrita; nele, de fato, o "a" retorna o あ, além de trabalhar com katakana e kanjis, como é o caso do sistema de entrada do Google Docs. 面白いね!
2. Instalando os pacotes e configurando
2.1. No terminal, dê o comando:
sudo apt install anthy ibus-anthy
2.2. Reinicie o computador;
2.3. Abra as configurações do Gnome e, na barra à direita, selecione "Região e Idioma";
2.4. Na seção fontes de entrada, clique em "+";
2.5. No fim da lista, clique nos 3 pontinhos;
2.6. Selecione japonês e "Japonês (Enthy)"
2.7. Alterne a configuração do teclado pressionando Shift+Super+Espaço ou na respectiva opção na parte direita do menu superior do Gnome;
2.8. Nesse pequeno menu para alternar as fontes de entrada ficam todas as opções do anthy: hiragana, katakana modo dicionário, romaji.
[3] Comentário enviado por BakkaYU em 06/08/2022 - 10:22h
Instalei o ibus tudo certinho, mas mesmo escolhendo qual escrita usar só fica em romaji.
Estou ultilizando Arch Linux com GUI XFCE 4.16.
O método de entrada que vem com o XFCE é ruim, não funciona como o Microssoft IME, cada tecla é um kana diferente.