Compiz Fusion: Compilando e instalando em 5 minutos

Olá galerinha do VOL, como todos devem saber, um programa compilado com flags específicas para uma máquina tem execuções mais rápidas e estáveis. Logo minha proposta é que se utilizem, se quiserem, não é obrigatório, flags específicas dos compiladores de C e C++. Com o script que criei pode-se ter o Compiz compilado e rodando em menos de 5 minutos.

[ Hits: 15.734 ]

Por: David Mendonça em 21/01/2009


Introdução



Nesse artigo abordarei sobre a compilação e instalação do Compiz Fusion para Linux Slackware 12.1. Compiz Fusion é uma ferramenta que usa seu hardware (principalmente placa de vídeo) para renderizar efeitos (alguns úteis, outros somente para diversão) no seu computador. É como se seu PC virasse um grande game, logo será preciso uma placa de vídeo no mínimo boazinha pra poder usufruir desses efeitos.

Pra quem não conhece ou já ouviu a respeito, mas ainda não teve a oportunidade de instalar e testar, essa é a hora de fazê-lo. Eu recomendo uma placa de vídeo da Nvidia. Antes de continuar é sempre bom dar uma configurada no Xorg.conf. Para essa tarefa existe o nvidia-xconfig, um utilitário de configuração do X. Tudo deve ser feito em um terminal, pode ser um emulador usando o X. Não precisa sair do X pra instalar o Compiz, mas sendo uma configuração do X é bom fazer sem o X rodando. Num terminal digite:

# telinit 3
# nvidia-xconfig --composite --allow-glx-with-composite --render-accel --add-argb-glx-visuals
# telinit 4


Essa "#" não deve ser digitada, apenas indica que o comando deve ser utilizado como usuário root. Após isso seu Xorg.conf deverá estar configurado e pronto para suportar o Compiz Fusion.

Estou considerando que está sendo usado o modo 4 do init. O padrão do Slackware é o 3, então se você inicia o modo gráfico com um startx no terminal não precisa fazer os comandos de telinit X, basta sair do modo gráfico (fechando o KDE ou XFCE) e executar o nvidia-xconfig.

Agora vou explicar como baixar e compilar facilmente usando alguns scripts que criei. Baixe o arquivo seguinte: build_compiz-0.1.tar.gz

Esse arquivo contém dois scripts. Um deles servirá somente para baixar os códigos-fonte necessários. O segundo irá compilar e criar os pacotes adequadamente para Slackware. Vamos extrair os scripts para uma pasta, como segue, considerando que o arquivo foi baixado na home do usuário:

# mkdir compiz
# cd compiz
# tar xzvf ~/build_compiz-0.1.tar.gz


Executamos baixar.sh para baixar automaticamente os arquivos necessários para a compilação:

# ./baixar.sh

Agora procure pelo pacote intltool. Aqui deu pau porque não tem essa pacote instalado. Basta ir no LinuxPackages, pegar o pacote e instalar. Essa é a única dependência que precisei instalar por fora.

Depois de baixado tudo, chegou a hora de compilar:

# ./build.sh --install

Que tarefa árdua hein. O comando acima irá compilar todo o nosso bolo e prepará-lo para nosso banquete. Eu recomendo deixar a opção --install para que seja instalado tudo na hora em que for criado. Esse script precisa que se tenha o SUDO ATIVO, tanto para criar os pacote .tgz padrões do Slackware, quanto para instalar.

Então é necessário que você fique ligado no terminal, quando pedir "password:" é só colocar a senha de usuário (caso tenha configurado o sudoers assim, como eu). Se tiver colocar NOPASSWD no sudoers então não precisa se preocupar com senha.

Você ainda precisará responder a pergunta com um "y" (sem aspas) para instalar os pacotes. Por segurança coloquei uma pergunta para cada pacote criado.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Executando o Compiz Fusion
Outros artigos deste autor

Compilando e instalando o recordMyDesktop no Linux Slackware

Leitura recomendada

Instalando Compiz Fusion no Slackware 12.0

Extraindo na "marra" textos de um PDF bloqueado

Virtual Tuning com GIMP

Anima Beat

Instalando Compiz Fusion no Debian/Ubuntu

  
Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 21/01/2009 - 20:58h

Cada vez mais fácil trabalhar com Compiz Fusion, em todas as distros! Muito legal!

[2] Comentário enviado por slackmen em 04/02/2009 - 20:53h

Atualização do script pra versão 0.2. Fiz poucas mudanças, mesma compatibilidade.
Eis o link:
http://www.4shared.com/file/84478914/8bf2c5ed/build_compiz-02tar.html


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts