Caros,
Antes de responder a essa pergunta, vamos analisar o cenário da criação em código aberto como um todo.
Entre 2006 e 2011 estamos presenciando um amadurecimento lógico e profissional sem precedentes tanto por parte dos seus desenvolvedores quanto por parte de seus utilizadores, sejam estes pessoais ou corporativos. Este fato esbarra apenas em uma barreira que ameaça a criação como um todo e não apenas a considerada "código aberto", tal barreira é composta pela FALTA de profissionais capacitados a trabalhar neste ramo com qualidade e motivação.
Esta barreira nos traz problemas em outras frentes também, pois dificultam a adoção do código aberto até mesmo por aqueles que defendem a sua bandeira, mas dependem de suporte e garantias de mão de obra disponível para sua manutenção e operação. Um desses casos mais gritantes é o do próprio governo!
Em recente palestra, o diretor de inovação e novas tecnologias da SLTI disse que a parte de comunicação social enfrenta dificuldades colossais para migrar justamente pela falta de equipes locais capacitadas para este fim.
Diferente do que se pensa, não é tão simples contratar uma empresa para cuidar do processo permanentemente, pois tudo em qualquer governo necessita passar por diversas etapas para aprovação e implementação. Então agora é um ótimo momento para começarmos a quebrar tal barreira pelo começo, que é mostrar como é simples criar efeitos que outrora pareciam complicados em campos até então "pouco explorados", como a edição de vídeo. =]
Dito isso, vamos então ao nosso software do dia: o
OpenShot; que está na versão 1.4 e é bastante poderoso para o dito "uso doméstico" e atende à maioria dos requisitos para efetuar um trabalho de qualidade profissional MESMO.
O OpenShot pode ser facilmente instalado em qualquer versão do Ubuntu e Fedora via PPA ou site oficial. Para outras distros não há motivo para preocupação, o pacote é encontrado facilmente em sites como o PackMan ou nos repositórios. Só não vou me detalhar aqui por não ser o foco do nosso assunto.
Vamos abrir o OpenShot e dar uma olhada em sua interface primária:
Na imagem abaixo temos uma visão geral do OpenShot. A interface divide os recursos que formarão o nosso projeto em abas, sendo estas:
Aquivos de projeto: aqui ficam as imagens, vídeos e até mesmo o áudio caso exista, para adicionar um arquivo basta arrastá-lo para dentro da interface!
Transições: aqui ficam os efeitos de transição disponíveis de fábrica.
Efeitos: aqui ficam também disponíveis os efeitos padrão do programa.
Ao seu lado temos um player para vermos o nosso projeto em tempo real e logo abaixo dele, as trilhas com os nossos recursos.
Dito isso, escolha duas imagens do mesmo tamanho para realizarmos a nossa tarefa do dia e uma música do seu gosto para combinar, se desejar!
Agora vamos colocá-las nas trilhas para dar forma ao nosso projeto, arraste a imagem base para a trilha 1 e a outra para a trilha 2.
Agora vamos alinhá-las paralelamente bastando clicar e arrastar! =]
Vamos ao primeiro teste, para ver o progresso rápido basta arrastar a ampulheta no topo das trilhas.
Vamos efetivamente criar o efeito!
Sobre a imagem presente na trilha 2, clique com o botão direito do mouse e escolha o efeito denominado "Fade Out" rápido.
Isto fará com que a imagem desapareça rapidamente sobre a final!
Mas antes de testar o efeito, nós precisamos fazer com que a imagem final tenha uma duração um pouco maior, pois se não todo nosso trabalho será inútil.
Para isso, clique sobre a mesma com o botão direito e navegue até suas propriedades, uma vez lá vamos colocar mais alguns segundos em sua duração; 3 segundos é mais que suficiente para o nosso teste.
Adiante, vamos agora adicionar um 'fade out' longo para o nosso vídeo não terminar "Seco", ou seja, cortando a imagem no fim.
Agora é só dar play e assistir!