Firefox 2 e seu recurso de proteção contra Web Phishing

Esse breve artigo é mais informativo do que técnico. Achei super bacana a iniciativa da Mozilla Foundation em nos proteger contra Web Phishing e aqui venho explicar mais sobre o que se trata e como isso funciona no Firefox.

[ Hits: 10.493 ]

Por: Fábio Berbert de Paula em 24/06/2007 | Blog: https://fabio.automatizando.dev


Introdução



Antes de falarmos de tal recurso presente a partir do Firefox 2, vamos falar sobre o que diabos é "Phishing". A citação abaixo foi tirada do fabuloso banco de informações Wikipedia:

"Em computação, phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea. O termo Phishing surge das cada vez mais sofisticadas artimanhas para "pescar" (fish) as informações sensíveis dos usuários.

O que é?
Phishing é um tipo de fraude eletrônica projetada para roubar informações valiosas particulares. Em um phishing (também conhecido como phishing scam, ou apenas scam), uma pessoa mal-intencionada envia uma mensagem eletrônica, geralmente um e-mail, recado no site Orkut ("scrap"), entre outros exemplos. Utilizando de pretextos falsos, tenta enganar o receptor da mensagem e induzi-lo a fornecer informações sensíveis (números de cartões de crédito, senhas, dados de contas bancárias, entre outras) ou baixar e executar e arquivos que permitam o roubo futuro de informações ou o acesso não autorizado ao sistema da vítima." Para saber mais:

Como funciona no Firefox?

A Mozilla Foundation mantém uma lista de sites suspeitos de fraudes que é atualizada localmente frequentemente pelo seu browser. Ele cruza a URL de cada site que você visita com a lista baixada e caso seja identificado um site suspeito, ele pipoca uma janela de alerta como a da figura abaixo.


O recurso de proteção contra phishing vem automaticamente habilitada no Firefox, porém você pode configurá-la através do menu Editar -> Preferências -> Segurança, conforme figura abaixo.


Como meu Firefox está em inglês, a opção marcada é a "Tell me if the site I'm visiting is suspected forgery". Você pode optar em usar a lista da Mozilla ou a do Google. No segundo caso, o Google usará cookies e será consultado a cada acesso a site diferente que você fizer. Optei por deixar o padrão, que é a primeira opção.

Reportando site suspeito

Você pode reportar um site suspeito de fraude acessando o menu Ajuda > Repostar site suspeito (ou algo parecido com isso).


Testando

Você pode simular a visitação a um site suspeito acessando a URL:

http://www.mozilla.com/firefox/its-a-trap.html

Para saber mais sobre o recurso de proteção contra phishing do Firefox, acesse:
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Docalysis: Análise de Documentos com Inteligência Artificial

Tasker - Cotação do dólar usando Javascript

Interfaces Gráficas no Linux

Mais uma política "suja" de marketing da Microsoft

Como jogar poker no Full Tilt Poker pelo Linux

Leitura recomendada

Detectando vulnerabilidades com o Nessus

Armazenamento de senhas no Linux

Prevenção e rastreamento de um ataque

Monitoramento de redes com o Zenoss

Certificados e OpenSSL - A Sopa de Letras

  
Comentários
[1] Comentário enviado por hlegius em 24/06/2007 - 13:58h

Realmente show de bola.
Porém, no Firefox 2.0.0.4 ao acessar o site "suspeito" o Firefox simplemente acaba exibindo em todas as tab's abertas o conteúdo do site. Para resolver isso só se fechar todas as abas abertas e começar novamente...

[2] Comentário enviado por riick em 24/06/2007 - 14:11h

Achei muito interessante isso... é importante ter ferramentas como essa hj em dia.

Abraço.

[3] Comentário enviado por fsemradar em 26/06/2007 - 10:38h

Excelente artigo fabio! mas justiça seja feita, novamente o Opera saiu na frente (como sempre) :)
Seria legal uma síntese dos recursos desse excelente navegador.

[4] Comentário enviado por morvan em 26/06/2007 - 21:44h

Boa noite, Fábio.
Achei o nível do artigo profundamente adequado para o público mais neófito, tanto que utilizei esta página para dar subsídio a uma aula que ministrei sobre "Segurança na Internet".
Mais uma vez, todos ganhamos com artigos para o público em geral.
Abraço,
Morvan


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts