O Kommander é uma IDE para criação de interfaces para o KDE, com ele podemos criar interfaces para programas em modo texto ou mesmo criar um programa inteiro sem escrever um linha de código.
O Kommander é um programa usado para criar dynamic GUI
dialogs utilizando os widgets do KDE, ou seja, criar
interface gráfica. Com ele podemos criar interfaces
para todo tipo de programa, pois o Kommander permite a
utilização de shell script, o que pode levar a outra
linguagem qualquer. Também podemos criar programas
totalmente independentes de qualquer outra linguagem ou
script senão a do próprio Kommander.
Para começar vou criar um clássico "Hello World" como exemplo.
Vou partir do princípio que você já tem o Kommander instalado
em seu Linux. Caso não tenha, pode-se obter maiores informações
a partir da URL abaixo:
Assim que ele se parece, uma interface limpa e sem poluição
visual.
Agora eu dou um Ctrl+N (menu File >> New) e o Kommander me
mostra o diálogo New File.
Aqui eu escolho a opção Dialog e já tenho uma janela com o nome
Form1.
Agora está tudo pronto para começar a desenhar o layout do meu
programa.
Então clico no botão "Insert a TextLabel" (o botão com um A) e
em seguida clico na minha janela que vai ficar assim:
Dou um duplo-clique nesse TextLabel que acabei de criar e mudo o
texto para "Hello World". Mas o texto não apareceu inteiro, ficou
uma parte faltando. Seleciono o "Hello World" novamente e dou
um Ctrl+J (menu Layout >> Adjust Size).
Agora eu quero um botão para terminar o programa, seleciono o
botão "Insert a CloseButton" (o botão com um "OK" da direita) e clico
na minha janela. Para editar o texto do botão eu do um duplo-clique
nele e escrevo "Close".
Agora eu vou dar uma redimensionada nos meus widgets apenas
arrastando com o mouse.
Ficou bem feio, mas ainda não acabei. ;)
Dou um clique em algum espaço vazio na minha janela para
de-selecionar os widgets e dou Ctrl+G (menu Layout >> Lay Out in
a Grid). Continua feio, mas agora eu posso redimensionar minha
janela de forma que todos os widgets acompanhem seu tamanho.
Terminei, agora vou dar um Ctrl+T (menu Preview >> Preview
Form) para visualizar um preview do meu programa.
[4] Comentário enviado por knowlink em 16/09/2004 - 13:57h
Para se ter uma idéia de até onde o kommander pode chegar, o klica-aki "Centro de controle do Kurumin" é feito todo em kommander e shellscript, o mesmo se diz do kurumin-emu (máquina PC virtual), o centro de controle do kalango e muitas outras ferramentas encontradas nessas duas distros
[5] Comentário enviado por ustrucx em 16/09/2004 - 23:42h
Por isso fiz esse micro tuto, pra incentiva o povo a cria coisa. To bolando um outro tudo que vai ser sobre interagir com shell-script e kdialog. Vai da pra fazer coisas ainda mais intereçantes ;)
[7] Comentário enviado por ustrucx em 30/09/2004 - 23:59h
E aí Bentux :)
Por falta de conhecimento meu em shell script :'(, esse próximo tuto vai ser até mais simples do que este :(, mas vai mostrar o básico da interação entre o Kommander e Kdialog e espero que de margens para que você mesmo possa pensar em como utilizar o que eu demonstro no tutorial.
Brigaduuuuu :D
[8] Comentário enviado por juarysantos em 12/10/2004 - 21:09h
Rapaz coloquei o nome de dos todos widgets em portugues. mas mantive LineEdit1, 2 e 3. sei que no botão criar o comando ficou assim: useradd @LineEdit3 @LineEdit2 @LineEdit1. só que quando executei como root: #kmdr-executor useradd-kmdr ele abri a Gui, e quando preencho os campos e clico em criar ele não funciona(pois não vi na pasta /home o usuario que digitei). qual é o problema?
Mas gostei muito do seu tu e vou tentar criar uma Gui para wget(só para testar).
Brigadooo...
[9] Comentário enviado por ustrucx em 12/10/2004 - 22:35h
Cara, se vc traduzio tudo, certifique-se que qdo vc for adicionar os nomes dos widgets no botao "Criar" esses widgets estejam no menu dropdown "Other Widgets" com os devidos nomes em portugues, eu nao costumo escrever o nome de widget, apenas seleciono ele no menu "Other Widgets", isso evita falhas na digitação. Se nao resolver pode me mandar o executável que eu tento achar o problema ;)
[10] Comentário enviado por ssaguiar em 03/12/2004 - 23:51h
Amigo:
Você poderia me informar como faço para ter o texto de um script escrever em um LineEdit do kommander?
Explico :
Fiz uma pequena interface gráfica para meu programa. Coloquei um ExecButton e um LineEdit.
No ExecButton, associei um script na sua propriedade de texto. Neste script, tem várias linhas do tipo:
echo "Iniciando o Sistema"
Eu gostaria de escrever este texto no LineEdit em lugar do console, para ter uma espécie de barra se status.
O kommander praticamente não tem documentação, porisso estou tentando obter ajuda com o pessoal que já conhece alguma coisa dele.
[11] Comentário enviado por SLothRP em 28/03/2005 - 17:17h
Tenho um Código feito em Python, chamado calcular.py , na qualele calcula um Numero X elevado a esse mesmo numero X , como faço pra colocar isso no kommander ? EX:
Digite Abaixo o NUmero desejado:
Campo para poder digitar o numero
Campo para mostrar a Resposta
Button Calcular
Button Close
[15] Comentário enviado por edirlf em 23/07/2007 - 18:45h
Cara, sensacional seu artigo. Sério mesmo, pra mim está sendo e vai ser ainda muiiiiito útil. Parabéns mesmo.
Muito excelente, e simples de entender. Parabéns mesmo!!!