O que é o projeto Evergreen?
Recentemente, o projeto
openSUSE passou a oferecer uma nova versão a cada 8 meses (podendo ser antecipado ou prorrogado esse prazo em caso de necessidade) diferente de como era antes a cada 6 meses (prazo fixo). E o tempo de suporte oficial para cada novo lançamento foi estabelecido em 2 lançamentos + 2 meses, ou seja, normalmente durando 18 meses (2 lançamentos de 8 meses + 2 meses).
Tendo em vista isso, a comunidade openSUSE resolveu, por esforço próprio, manter até quando for possível o maior número de pacotes atualizados para as versões mais antigas do openSUSE a partir da versão 11.1.
Atualmente temos o openSUSE 11.1 e 11.2 (já oficialmente não suportados) incluídos no projeto
Evergreen. Se você é usuário ou conhece alguém que é usuário de uma destas versões poderá manter o sistema usável por mais algum tempo.
O projeto ainda não definiu um limite de tempo para o fim deste "suporte estendido voluntário", deixando a ideia de que o suporte irá ate quando for possível.
Seguindo este raciocínio, espera-se que as versões 11.3, 11.4 (ainda suportadas oficialmente) e 12.1 (atual versão) sigam o mesmo caminho quando seu suporte terminar.
Digo "espera-se", pois como frisei acima, o suporte é um esforço da comunidade, que dependendo do sucesso deste projeto, poderá ou não dar seguimento a esse suporte estendido para as outras versões do openSUSE.
Se tudo ocorrer bem, estas versões seguintes passarão a incorporar o projeto Evergreen e terá seu suporte estendido por mais algum tempo.
Usos comuns do projeto Evergreen:
- Manter o sistema atualizado em servidores que ainda utilizam esses sistemas (pequenos escritórios e empresas, etc);
- Dar sobrevida a máquinas antigas que suportam normalmente versões anteriores do openSUSE mas não suporta as versões recentes;
- Gosto pessoal por uma ou outra versão do openSUSE e que, com o fim do suporte, é obrigado a migrar para uma outra versão.
Como usar?
Depois de dar uma pequena explicação do que é e para que serve o projeto, vamos por a mão na massa. Aqui vou usar o exemplo de como habilitá-lo no openSUSE 11.2.
No YaST ou via Terminal (com o zypper), adicione o seguinte repositório:
http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Evergreen:/11.2/standard
Se fizer pelo Terminal, execute os comandos abaixo:
su [digite a senha do 'root']
# zypper ar --refresh -r http://download.opensuse.org/repositories/openSUSE:/Evergreen:/11.2/standard Evergreen
Note que há um espaço entre "standard" e "Evergreen".
Feito a adição do respectivo repositório, crie um arquivo com o nome: 'evergreen', em "/etc/zypp/vendors.d" com o seguinte conteúdo:
[Principal]
fornecedores openSUSE = Evergreen, suse, opensuse
Lembre-se de obter permissão de escrita como 'root' para gravar este arquivo no local indicado. Pelo terminal ou pelo gerenciador de arquivos, a operação deve ter privilégios de administrador.
Uma vez configurado o sistema, vamos obter as atualizações disponibilizadas para ele executando os seguintes comandos abaixo como 'root':
# zypper refresh
E depois:
# zypper up
A atualização deverá ser feita via Terminal seguindo este procedimento acima, uma vez que o módulo de "Atualização Online do YaST" não funcionará pelo motivo de que o módulo é configurado para buscar as atualizações nos repositórios oficiais da distro, e estes não estão mais disponíveis.
Pronto. O sistema está atualizado com os pacotes que foram disponibilizados até então para esta versão. Rode periodicamente os comandos acima para verificar e obter novas atualizações, conforme elas vão sendo lançadas.
Agora veremos alguns extras que podem ser úteis para os usuários que desejam manter funcionando versões do openSUSE sob o projeto Evergreen.