Esse artigo foi elaborado tendo em vista uma pequena contribuição à comunidade dos usuários do sistema operacional Gnu/Linux
openSUSE, patrocinado e desenvolvido pela
Novell e com ajuda da própria comunidade, sendo que esse mesmo artigo pode ser impresso e distribuído sem restrição, desde que mantido seu conteúdo inalterado e preservado o nome do seu autor.
Você encontra esse artigo e um tutorial mais completo sobre o openSUSE 11.2 aqui:
Tenha um monte de diversão!
Efetuando o download do openSUSE 11.2
Assim como a grande maioria das distribuições Linux, o openSUSE está disponível para download gratuito em seu site oficial. Dessa forma é que vamos obter o openSUSE 11.2. Vamos baixar o arquivo de imagem ISO e em seguida gravá-lo em um DVD.
O openSUSE pode ser obtido gratuitamente nesse endereço:
Veja a imagem do site, que mostra as opções de download do openSUSE 11,2.
Nessa página há muitas opções de o download. Vamos ver cada uma delas:
- 32 bits, 64 bits - são as opções de plataforma de computador. É necessário identificar o seu tipo para selecionar a opção correta: 32 bits pode ser usado em qualquer computador e 64 bits é a opção para processadores que suportam essa tecnologia: AMD a partir do Athlon X2 e Intel a partir do Pentium D. Sugiro que o iniciante, mesmo tendo um computador atual, que selecione a opção 32 bits, pois oferece um menor risco de encontrar alguma incompatibilidade. Com o tempo, tendo se familiarizado com o sistema, poderá optar pela versão 64 bits. Os tutoriais serão baseados no openSUSE 11.2 versão 32 bits instalado a partir do DVD.
A opção selecionada na imagem acima é o DVD 32 bits, recomendada por já conter um grande número de pacotes e programas para uma instalação completa. Abaixo dela vemos as opções:
- Live CD Gnome, Live CD KDE (que rodam um sistema completo do openSUSE a partir do CD e oferece a opção de instalar no computador, sendo que as duas interfaces encontram-se no DVD também, onde durante a instalação, o usuário é convidado a escolher uma delas, como veremos no tutorial a respeito da instalação do sistema);
- e a opção Rede, onde baixa-se uma pequena imagem ISO que é gravada em um CD, onde logo após o início da instalação, o instalador conecta-se à internet e efetua a instalação através dela. Essa opção é destinada à usuários com um pouco mais de experiência em instalações e necessita-se de uma conexão banda larga de alta velocidade, pois o processo pode ser demorado.
As opções live CD também servem para apenas conhecer o sistema sem alterar nada no computador. Assim o usuário pode experimentar o sistema antes de decidir quanto ao seu uso. Através de uma pequena configuração, pode-se instalar o live CD em pendrives, tornando-os assim, live USB, com as mesmas funcionalidades dos live CD. Recurso muito útil esse para netbooks, que não possuem uma unidade de CD/DVD. O usuário, de posse de um pendrive inicializável, pode usar e instalar o sistema em um equipamento desses.
Apesar de ser possível instalar o sistema do Live CD, sugiro mais uma vez que se utilize o DVD para esta tarefa, pois o sistema instalado via CD dependerá da Internet depois de instalado para se instalar pacotes necessários para um completo funcionamento do sistema (inclusive tradução para o português do Brasil precisa ser feita depois, pois o sistema originalmente instala em inglês). Se o processo de instalação é feito pelo DVD, tudo o que é necessário já é instalado, inclusive o sistema estará em Português Brasileiro após a instalação.
Futuramente o usuário iniciante poderá baixar o Live CD, pois ele pode servir como um ferramenta para algumas tarefas até de manutenção.
Sobre os métodos de download, vamos entender as duas primeiras somente (metalink e mirror, também são opções mais avançadas):
- A opção "Link direto" faz o download diretamente de um servidor do openSUSE. Em época de lançamento de nova versão estes ficam sobrecarregados, pois o número de usuários fazendo download é muito grande. É aí que entra a segunda opção, recomendada para ajudar nesse desafogamento dos servidores.
- Opção "BitTorrent". Para fazer o download dessa forma basta ter um programa gerenciador de torrent. No Windows pode-se usar o próprio BitTorrent e no Linux pode-se usar o Ktorrent. A vantagem é que se pode interromper e continuar o download caso não se possa fazer tudo de uma vez, ainda mais se tratando de um arquivo com mais de 4GB, como no caso do DVD.
Mais abaixo encontramos ainda outras duas opções, como mostra a imagem abaixo:
Os idiomas extras contém os pacotes necessários para traduzir as instalações feitas através dos live CD (que como foi dito, são instalados apenas em inglês). Não são necessários nem para o DVD (que já contém esses pacotes embutidos, nem para os Live, pois a tradução pode ser feita pós-instalação, apesar de que da mesma forma deverá ser feito o download dos pacotes de tradução. Fica a critério do usuário fazer o download ou não.
O CD Non-OSS contém praticamente o mesmo conteúdo do repositório Non-OSS, não sendo necessário para quem tem uma conexão em banda larga pois os mesmos são instalados depois pelo usuário. Recomenda-se a sua utilização para usuários que possuem uma conexão lenta à internet, assim os pacotes ficam à mão, para quando o usuário precisar. Contém programas como Java, Adobe Flash-Player entre outros.
Como vai ser feito o download de um arquivo muito grande (seja o CD ou DVD,) é altamente recomendável utilizar um gerenciador de download (mesmo para quem tem internet banda larga), pois pode ser necessário parar o download em determinado momento e com o gerenciador, é possível retomá-lo de onde parou. Muito útil onde se cai a conexão com muita frequência.
Para esta tarefa, no Windows, sugiro o Free Download Manager, programa gratuito que pode ser obtido aqui:
Para usuários de Linux, pode-se usar a extensão para o Firefox
DownThemAll!, que pode ser obtida aqui:
Esta extensão também funciona no Firefox para Windows.
Agora é só aguardar o término do download para efetuarmos a gravação do DVD/CD do openSUSE 11.2 e em seguida instalá-lo no computador.