Com esse artigo quero deixar aqui uma forma de atualizar de uma versão para outra do openSUSE sem ter que baixar uma nova imagem iso, gravar no CD/DVD e instalar novamente.
O processo de atualização é relativamente simples, mas pode ser demorado dependendo da velocidade de conexão à internet. A versão usada é o openSUSE 11.3, que será atualizado para o openSUSE 11.4.
No meu exemplo, demorou próximo a há 4 horas em uma conexão de 2 MB teóricos (180 Kbps reais) com muita variação na velocidade. Na mesma conexão, o download da imagem iso leva aproximadamente 6 horas (sem contar depois o tempo que se leva para configurar o sistema). Sendo assim, pode não ser tão viável atualizar.
Contudo o processo pode ser interessante para aqueles que desejam testar como funciona o upgrade de distro. Pode-se deixar baixando os pacotes a noite e pela manhã o sistema já estará atualizado. Em servidores, essa é uma ótima opção uma vez que você não precisa interromper o funcionamento do servidor até que a instalação seja concluída. Depois de concluída a atualização, basta reiniciar o sistema e o novo openSUSE estará disponível.
Para isso precisamos realizar as seguintes etapas:
Atualizar o sistema. Caso exista alguma atualização crítica, recomendada ou de segurança pendente deve ser instaladas primeiro para que o sistema encontre-se corrigido no máximo que for possível.
Modificar os repositórios oficiais (Oss, Non-Oss e Update), trocando a versão 11.2 para 11.3. Feito isso, desabilitar todos os repositórios não-oficiais. Todos!
Executar um "zypper refresh "
Feito isso, basta executar um "zypper dup"
UM DETALHE: o processo transcorreu normalmente e não tive nenhum problema com o sistema depois da atualização. Contudo, não há como dar garantias de que vai funcionar no seu caso também. Sendo assim prossiga por sua própria conta e risco. Esteja ciente de que problemas podem acontecer e que não sou responsável por eventuais problemas copm o sistema.
Oficialmente o modo seguro e padrão de se atualizar o openSUSE é baixando a nova versão e fazendo uma instalação limpa. A conexão à internet não pode ser interrompida durante o processo, sendo assim, assegure-se que a conexão onde for realizada a atualização é estável.
Quem me conhece um pouco mais sabe que sempre procuro fazer as coisas via interface gráfica. Aqui também tentei de todas as formas usar a interface gráfica para auxiliar no processo. Contudo, a atualização em si, eu a fiz pelo terminal. Mas não é nada difícil fazer isso. Vamos lá:
Abra o YaST e clique em "Atualização Online". Aguarde o carregamento dos pacotes. Note que no canto esquerdo superior o sistema lista os pacotes já marcados para atualização. Eles estão separados em: correções necessárias, correções recomendadas e todas as correções.
Como o sistema já marcou os pacotes críticos e recomendados para a atualização, basta confirmar a atualização clicando em "Aceitar" e aguardar o término do processo. Pode-se usar o sistema normalmente enquanto isso. Terminada essa atualização de pacotes vamos modificar os repositórios.
Ainda no YaST, selecione "Repositórios de Softwares". Na lista apresentada, deixe marcado apenas os repositórios Oss, Non-Oss e Update. Desmarque (ou mesmo remova) todos os outros repositórios. É extremamente importante isso.
Desabilite ou remova todos os repositórios não-oficiais, pois problemas podem acontecer durante a atualização e consequentemente "quebrar" o sistema.
Feito isso, selecione um por um dos repositórios (Oss, Non-Oss), clique em Editar e troque o nome do repositório para a numeração para o qual vai atualizar o sistema. Faça o mesmo com a URL. Veja o exemplo abaixo.
Antes:
Nome do repositório: openSUSE-11.3-Oss
URL do repositório: http://download.opensuse.org/distribution/11.3/repo/oss/
Depois:
Nome do repositório: openSUSE-11.4-Oss
URL do repositório: http://download.opensuse.org/distribution/11.4/repo/oss/
Clique em Ok. Repita esses mesmos passos para os repositórios Non-OSS e Update.
Terminado o processo dê um Ok. Se o sistema solicitar a importação de chaves, aceite-as. São as novas chaves de segurança para os novos repositórios adicionados.
Agora abra um terminal, logue-se como root e execute o seguinte comando:
# zypper refresh
Isso atualizará os repositórios. Feito isso execute o comando de atualização do sistema:
# zypper dup
Agora é só aguardar o download e a instalação dos novos pacotes. Note que essa tarefa poderá demorar dependendo da velocidade de conexão à internet que você possui. Pode-se usar o computador normalmente durante esse processo. Terminado o processo, basta reiniciar o computador e, se tudo ocorreu bem, fazer o login no novo sistema.
Há uma outra forma de se atualizar o sistema de uma versão para outra mas isso fica para um próximo artigo.
[3] Comentário enviado por removido em 11/08/2011 - 14:15h
É Fábio, o openSUSE está sempre evoluindo.
Vou fazer um teste para aplicar esta atualização quando sair a nova versão '12.1' em novembro.
O openSUSE é minha distro de trabalho em casa e não posso arriscar, então vou fazer uns testes aqui.
Vou instalar a versão '11.4' numa partição de teste, instalo todos os aplicativos que uso, alguns arquivos, configurações e talvez até alguns temas, depois aplico as atualização pela internet seguindo o artigo.
Vamos ver como me saio, o artigo é claro e explica bem, mas só o usuário pode saber se o método é válido para ele. Estou confiante que seja, visto sua experiência no assunto.
Muito bom, heim!
Sempre trazendo novidades do openSUSE para nós.
[4] Comentário enviado por Fabio_Farias em 11/08/2011 - 16:33h
De fato Izaías novos recursos vão sendo implementados. A atualização online foi implementada no openSUSE 11.1 mas só agora resolvi testá-la. Creio estar madura o suficiente para ocorrer tudo normalmente. No entanto, como expus no texto, a coenxão à internet deve ser estável. Pode ser que ocorra algum problema se o usuário tiver um hardware “exótico” que talvez pudesse complicar as coisas. Mas para a grande maioria deve funcionar sem maiores problemas.
O ideal para você seria um openSUSE Rolling Release né? Até existe, mas o Rolling Release no openSUSE é diferente do conceito de Rolling Release que conhecemos. Estou para escrever um artigo sobre isso e sobre o Evergreen, projeto cuja finalidade é dar sobrevida a versões do openSUSE descontinuadas oficialmente.
[5] Comentário enviado por removido em 11/08/2011 - 17:27h
Não, distros Rolling Release não são interessantes pra mim como ambiente de trabalho. O interesse em distros RR é apenas para conhecer.
Está ótimo como a equipe do openSUSE mantém as atualizações, a duração dos ciclos considero ideal.
E tem mais, atualiza quem quer, o usuário pode esperar o término do suporte da distro ou optar por esse sistema 'Evergreen' que citou.
[6] Comentário enviado por albfneto em 12/08/2011 - 00:19h
legal artigo fábio, é um jeito fácil.
um comentário que gostaria de fazer.
openSUSE não é rolling release, mas pode até ser usada como, pod-se faze como o fábio
fez neste artigom mas usando os repositórios da 12. aí vai ficar como rolling, mas vai ser preciso adaptar algumas coisas e reconfigurar pacotes que tiverem problemas.
Bom você colocar o artigo para download.
[7] Comentário enviado por Fabio_Farias em 12/08/2011 - 09:19h
@Izaías
Verdade. Somando os 18 meses de suporte oficial do openSUSE mas o tempo que o projeto Evergren proporciona, dá para ficar uns 2,5 anos com uma mesma versão do openSUSE.
@albfneto
Obrigado pelo comentário. Quanto ao fato do openSUSE Rolling Release até existe mas não é como conhecemos em outras distros. O próximo artigo será sobre isso.
[10] Comentário enviado por deusdara em 15/08/2011 - 10:03h
Aqui está a tradução(feita por mim) da página do openSUSE. Uma vez que no artigo não contempla todas as informações necessárias.
Atualizar para uma nova Versão do openSUSE
Preparar a instalação
O ponto de partida é o último lançamento do openSUSE com todas as atualizações aplicadas. Os passos seguintes mostrarão como atualizar a sua distribuição openSUSE com os pacotes recentes antes de atualizar para a próxima versão.
Linha de Comando
1. Verificar se o repositório update já existe e está habilitado.
zypper repos --uri
Verificar se http://download.opensuse.org/update/11.3/
(substituir 11.3 pela sua versão) existe o 1 do URI na coluna de valores(#), e Sim na coluna Habilitado, como no exemplo abaixo,
# | Apelido | Nome | Habilitado | Atualizar | URI
---+-----------------+-----------------+---------+---------+---------------------------------------
1 | repo-update | repo-update | Sim | Sim | http://download.opensuse.org/update/11.3/
Se na coluna Habilitado tiver Não, deve-se habilitar com este comando,
zypper modifyrepo --enable repo-update
onde ‘repo-update’ será o nome do repositório update.
Se já existe e está habilitado, continuar no passo 3.
2. Adicionar o repositório update.
zypper addrepo --check --name 'openSUSE-11.3-Update' http://download.opensuse.org/update/11.3/repo-update
Substituir 11.3 por sua versão instalada
3. Atualizar o sistema com os pacotes mais recentes.
zypper refresh
zypper update
Executando a Atualização
Os seguintes passos mostrarão como atualizar o openSUSE para a próxima versão liberada (ex. 11.3 -> 11.4).
Linha de Comando
Usando como exemplo a atualização de 11.3 -> 11.4 :
Desabilitar todos os repositórios existentes do pré-openSUSE 11.3 ,
zypper modifyrepo --all --disable
Adicionar os novos repositórios do openSUSE 11.4 ,
zypper addrepo --name "openSUSE-11.4 OSS" http://download.opensuse.org/distribution/11.4/repo/oss/ repo-11.4-oss
zypper addrepo --name "openSUSE-11.4 Updates" http://download.opensuse.org/update/11.4/ repo-11.4-update
O último argumento configura um apelido (uma abreviação), pode-se escolher um outro apelido para os novos repositórios no comando acima.
Procurar por repositórios de terceiros atualizados compatíveis com o openSUSE 11.4 que tenham sidos usados na versão anterior e adicioná-los para esta nova versão.
Advertência: Usar com cautela. Usando repositórios de terceiros pode aumentar a possibilidade de que a atualização não se complete corretamente.
zypper addrepo --name <name> <url> <alias>
Ou se temos URL de um arquivo .repo:
zypper ar <url.repo>
Agora executar a atualização completa da distribuição.
zypper ref
zypper dup
Como o comando zypper acima baixará os pacotes necessários e em seguida fará a instalação deles. Para baixar todos os pacotes previamente, usar o comando:
zypper dup --download "in-advance"
Se o dist upgrade acima for usado antes da data do lançamento oficial (ex.. 110.03.2011 para 11.4), pode-se acabar ter instalado um Release Candidate (RC) ou uma versão milestone e será necessário repetir o passo final zypper dup para receber o lançamento final.
Além disso pode-se executar zypper dup com uma certa regularidade para se ter a certeza de que teremos os últimos pacotes instalados dos vários repositórios que foram habilitados. No YOU (Yast Online Update) somente atualiza os pacotes de segurança dos repositórios oficiais.
[11] Comentário enviado por Fabio_Farias em 17/08/2011 - 14:48h
Se você ler com atenção o artigo você verá que o que escrevi é semelhante ao que é descrito na wiki do openSUSE. No entanto, a forma como indico o processo de atualização é mais simples de entender. Entre complicar e simplificar, fico com o o simplificar.
[12] Comentário enviado por geraldoquites em 18/08/2011 - 14:04h
Fábio, excelente seu trabalho apresentado. Eu já tinha baixado a versão 11.4, mas ainda não tinha feito o upgrade. Fiz a atualização usando o método que você postou e o servidor atualizou perfeitamente.
Logo após a atualização eu reiniciei o servidor, mas verifiquei que os nomes do repositório continuam com os dados da versão 11.3, ex:
[13] Comentário enviado por Fabio_Farias em 18/08/2011 - 14:57h
Olá Geraldo.
Fico feliz que o artigo tenha ajudado.
Note que é o nome do repositorio que continua com a informação 11.3 mas o importante é que a URL aponta para o 11.4. Volte ao YaST e veja se não consegue modificar o nome do repositório por lá. Você usa o openSUSE em servidor e não sei se ele tem uma interface gráfica mas o YaST conta com uma interface ncurses que permite usá-lo mesmo em ambientes sem interface gráfica. Basta dar o comando:
#yast
Quanto a sumir do VOL, estou sempre por aqui. Só não tem sobrado muito tempo para escrever artigos e dicas. Mas já tem mais um sendo encaminhado.
Obrigado pelo seu comentário. Ele é de grande incentivo para continuar colaborando.
Precisando estamos aí.
Abraços!
[14] Comentário enviado por auridian em 21/08/2011 - 16:36h
Olá pessoal,
Acredito que tenha sido um ótimo tutorial, apesar de não ter lido (apenas os comentários) pois quero ficar com a minha versão 11.3 por um boooommm tempo. No entanto, vi o pessoal citar a respeito do tempo de suporte, onde encontro essa informação? Só quero mudar para outra quando esta versão estiver realmente obsoleta, e ter aprendido realmente a mexer com ela.
O OpenSuse 11.3 e o Fedora 13 foram os únicos que deram certo com o meu monitor LCD. Havia tentado o Ubuntu 11.04, depois o Debian 6 e em seguida o Ubuntu 10.10, e todos deram um problema na tela de "[alguma coisa] não suportada" (esqueci-me da mensagem que ficava na tela do monitor); e ao tirar essa mensagem irritante com artificios que encontrei em outros forums, minha resolução ficava baixíssima (900x800, sendo que meu monitor é de 16:9). Esse problema acontece até com meu XP, que ficou sem o drive de vídeo VGA com a instalação, mas ao instalar tal driver a resolução também caiu drásticamente -- e como só quero tratar com o Windows para brincar com meus jogos, deixei esse problema pra lá (ao menos até eu aprender a usar o Wine...).
Mas não esqueçam da minha pergunta XD
Qual o tempo de suporte de atualização do sistema?
Obrigado!
[15] Comentário enviado por Fabio_Farias em 21/08/2011 - 20:12h
Você pode ficar com o openSUSE 11.3 até dois meses após o lançamento da próxima versão, a 12.1 a ser lançada em novembro. Depois disso, você pode atualizar para uma versão mais recente ou esperar que essa versão entre no projeto evergreen.
O tempo de suporte de uma versão é de 18 meses(2 lançamentos de 8 meses + 2 meses).
[16] Comentário enviado por anafrei em 22/08/2011 - 19:44h
Ótimo artigo Fábio, está de Parabéns! A forma com que vc simplifica é muito mais fácil de entender!
Sempre que tenho alguma dúvida, recorro aos artigos aqui postados .
[17] Comentário enviado por geraldoquites em 29/08/2011 - 20:51h
Caro Fábio, não sei se voce poderá me ajudar nesta questão, mas vale a tentativa.
Tenho dois HDs no meu servidor, 1 /home e o 2 /backup.
Antes, na versão 11.3 os samba funcionando sem problemas, eu conseguiar pelo windows gravar normalmente dados no hd-2 (backup).
Após passar para a versão 11.4, percebi que não consigo fazer nem leitura e gravação no hd-2 pelo windows, ele me dá nensagem de acesso negado.
Não sei se você tem conhecimento no samba: mas vai aí minha configuração do smb.conf, que estava funcionando na versão 11.3
[global]
workgroup = ESCRITORIO
server string = Mastermaq
map to guest = Bad User
printcap name = cups
add machine script = /usr/sbin/useradd -c Machine -d /var/lib/nobody -s /bin/false %m$
logon path = \\%L\profiles\.msprofile
logon drive = P:
logon home = \\%L\%U\.9xprofile
domain master = No
cups options = raw
[matriz]
path = /home/geral
force user = root
read only = No
create mask = 0777
force create mode = 0777
force security mode = 0777
directory mask = 0777
force directory mode = 0777
guest ok = Yes
[geraldo$]
path = /backup/novo/August_2011/29_08_2011/12-00
force user = root
read only = No
create mask = 0777
force create mode = 0777
force security mode = 0777
directory mask = 0777
force directory mode = 0777
guest ok = Yes
A pasta matriz roda legal, já a pasta geraldo$, que está no hd-2, não roda nada, acesso negado (já tirei o $ da expressão e mesmo assim, nada).
[18] Comentário enviado por Fabio_Farias em 30/08/2011 - 09:42h
Geraldo.
Infelizmente não vou poder lhe ajduar amigo. Não entendo nada de samba (nem de software, nem de musica,rsrsrs). Nunca trabalhei com servidores e apenas uma vez configurei o samba entre openSUSE e Windows XP mas isso já faz anos e foi seguindo esse curso:
Mas eu o incentivo a abrir um tópico aqui no VOL sobre esse assunto e um no susebr.org (fórum em portugues do openSUSE). Penso que por se tratar de samba em geral e não da distro em si outros usuários experientes podem lhe ajudar.
Perdoe-me a limitação do meu conhecimento, mas é como eu sempre afirmo, ainda sou usuário comum e iniciante.
[19] Comentário enviado por geraldoquites em 30/08/2011 - 10:43h
Fábio!
Obrigado pelo seu retorno... vou verificar este link que você me enviou e se por ventura, algum usuário do samba puder ajudar-me na solução do problema, ficarei grato...