Neste artigo, apresentarei como instalar e configurar o Zabbix, um sistema de monitoramento de redes e sistemas enterprise, criado por Alexei Vladishev e licenciado sob a GNU GPL. Nosso objetivo é auxiliar na instalação e configuração da ferramenta ilustrando os procedimentos para a implantação do servidor em sistemas Linux Ubuntu Server/Debian Squeeze.
Imagine que você é um administrador de sistemas que trabalha numa empresa de grande porte, onde existem diversos servidores críticos de clientes. É sexta-feira, dia de sair com os amigos, e exatamente hoje você recebeu um convite para uma mega festa. Você está bastante animado e decide sair do trabalho, passar em casa, tomar um banho e partir diretamente para os festejos sem perder muito tempo.
Chegando no local da festa, você encontra vários amigos, faz novas amizades e conhece algumas garotas interessantes. A festa começa a ficar animada e você começa realmente a se divertir como há muito tempo não fazia.
De repente, você recebe um telefonema da equipe de suporte da empresa onde trabalha, informando que um dos servidores Linux mais críticos de um dos clientes está inoperante. Rapidamente, você pega seu celular que possui um cliente SSH e tenta acessar o servidor crítico remotamente, porém sem sucesso. Todos os serviços do servidor estão offline: HTTP, FTP, DNS e MYSQL.
Após inúmeras tentativas de conexão remota sem sucesso, infelizmente, você decide abandonar sua noite de sexta-feira e sua mega festa para se deslocar ao site do cliente a fim de realizar a intervenção necessária. Chegando ao local, após 50 minutos de deslocamento, você consegue acesso ao servidor e constata que o agente causador da indisponibilidade é a falta de espaço em disco, inclusive na partição /var, onde ficam armazenados os arquivos de logs do sistema.
Nesse momento, você descobre que todo esse transtorno poderia ser evitado e sua festa jamais seria interrompida, se você possuísse um sistema de monitoramento que verificasse o status dos serviços, portas, espaço em disco, e demais eventos no servidor considerado crítico.
Para evitar incidentes como este, garantir a manutenção da disponibilidade de sistemas computacionais e a vida social de administradores de sistemas, é que existem sistemas de monitoramento para redes e servidores.
Neste artigo, apresentarei como instalar e configurar o Zabbix, um sistema de monitoramento de redes e sistemas enterprise, criado por Alexei Vladishev e licenciado sob a GNU GPL. Ele é projetado para monitorar e rastrear o status de vários serviços de rede, servidores e hardware de rede, espaço em disco etc. Nosso objetivo é auxiliar na instalação e configuração da ferramenta ilustrando os procedimentos para a implantação do servidor em sistemas Debian Squeeze e Ubuntu Server Linux.
[1] Comentário enviado por volcom em 07/10/2011 - 10:29h
Cara!!!
Ouvi falar dessa ferramenta num curso de JBoss que fiz há um tempo e ainda não tive tempo de fuçar...mas agora com esse empurrãozinho vai ficar mais fácil hehehe
Obrigado pela contribuição e parabéns pelo ótimo artigo!
[5] Comentário enviado por alessandro.silva em 09/10/2011 - 10:36h
VOLCOM,
Espero que o artigo possa realmente auxiliá-lo de alguma forma. Esse é o objetivo! Abçs
VAGNER,
Valeu meu camarada! Sempre que tenho uma tempinho, gosto de fazer isso. Sobre o Ricardo, foi engraçado mesmo! Se tivéssemos combinado não teria ocorrido. Abçs!
DOLIVERVL
Para resumir, o Zabbix=NAGIOS+CACTI. Tem mais recursos, é mais fácil de usar e é mais enterprise. Não conheço profundamente o NAGIOS, mas pelo que tenho visto, certamente, o ZABBIX ganha em vários aspectos.
[8] Comentário enviado por marcosilva79 em 11/10/2011 - 13:38h
A melhor ferramenta sempre vai ser aquela em que se sabe usar! Nagios tbm arrebenta, galera sempre desenvolvendo novas features e plugins para o sistema, idem para o cacti.
[9] Comentário enviado por alessandro.silva em 11/10/2011 - 14:46h
Concordo! Entretanto, já inseriu um host no Zabbix? Compara com o Nagios para ver como é bem mais prático. O Nagios tem templates em formato XML que podem ser duplicados ou adapatados para qualquer outro host? O Nagios manipula MIBS? Qual é mais fácil de ser configurado e administrado?
[10] Comentário enviado por stefanols em 14/10/2011 - 12:11h
Na dúvida, use os dois!! kkk. Tanto o Zabbix quanto o Nagios são ótimos. Por isso uso os dois. :P. Incluindo algumas páginas do Nagios dentro do Zabbix, usando o recurso e telas, fica show de bola.
O Zabbix é um sistema com muitas funcionalidades. Merece inclusive uma série de artigos, mostrando e explicando o funcionamento de cada recurso.
[11] Comentário enviado por marcelowguima em 27/10/2011 - 16:33h
Artigo excelente, funcionou perfeitamente comigo, só tive que fazer uma alteração pois o zabbix server não iniciava, tive que criar o diretório zabbix no caminho /var/tmp/zabbix e depois criar o arquivo zabbix_server.pid e dar permissão ao usuário zabbix, após isso o server subiu e pronto!!
[14] Comentário enviado por rklogic em 17/01/2012 - 11:57h
ola preciso de uma ajuda ,instalei o zabbix em, uma maquina virtual , aonde tenho o sevidor com o ip 192.168.1.154 e a rede saida interna com o ip 192.168.0.0/24 aonde eu queria monitorar uns micros com o xp .
o zabbix esta funcionando mais nao sei configurar o mesmo pra monitorar o xp. o zabbix agente esta pronto e rodando no micro xp jah mais ainda nao consegui monitorar se puder dar uma força.
[17] Comentário enviado por alessandro.silva em 29/03/2012 - 09:08h
Pessoal,
Verifiquem se os parâmetros do arquivo de configuração onde você define a criação do arquivo de log e do PID estão apontando para o local correto. Em geral, as pessoas erram neste ponto da instalação.
[20] Comentário enviado por LesleyRibeiro em 03/04/2012 - 15:35h
Excelente artigo!
Galera, quem quiser usar o zabbix com MySql em outro servidor, nao esqueça de trocar a linha:
bind-address = 127.0.0.1
para:
bind-address = 0.0.0.0
Fazendo isso o outro servidor poderá enxergar a base de dados.