Gosto de brincar com eletrônica e criar projetos como controle de motor, inversor, transmissor, robozinhos, fontes e muitas outras coisas legais e úteis. Mas sabemos que para isso, é preciso ter um simulador de circuitos que atenda a nossos requisitos.
Alguns são bons, mas não fornecem o que precisamos e do jeito que queremos. Mas quando se fala em
GNU/Linux, sabemos que a coisa aperta mais ainda. Foi aí que encontrei o
Yenka!
Apesar de ser pago, o
Yenka é um simulador que pode ser usado gratuitamente em casa. Este software é um simulador educacional desenvolvido pela
Crocodile Clips, possui boa qualidade e bugs discretos que não chegam a interferir no uso.
É possível, além da simulação, criar lições no estilo passo a passo em sua própria interface, tornando-o ideal para professores.
Muito leve para rodar, requer processador de 1 GHz, 256 MB de RAM e vídeo com suporte a
OpenGL. Tem versões para GNU/Linux, Mac e Windows.
O meu está rodando em um netbook 1.6 GHz com 1 GB de RAM com
Slackware 14.1 e
KDE, e só pesa quando abro um projeto muito complexo.
Este software vem com vários exemplos, inclusive com colaborações de instituições e usuários. Ele baixa da Internet mais contribuições.
No campo da matemática
Permite criar facilmente modelagem 3D para demonstrar/testar probabilidades, estatísticas, geometria e coordenadas.
Ciências
Um verdadeiro laboratório virtual com objetos coloridos e características do mundo real. Vários objetos estão disponíveis, como: imãs, recipientes, líquidos, fogo, hélices, lâmpadas e muito mais.
Tecnologia
Desenvolva circuitos eletrônicos através de esquemas ou até mesmo em PCB com componentes em 3D. Os LEDs e as lâmpadas de filamento acendem, os motores giram e os componentes explodem, tudo para facilitar a análise do circuito durante a simulação.
Uma das características mais agradáveis nesta ferramenta é a exibição em tempo real da direção da corrente e valores nos fios, trilhas e componentes ao posicionar o mouse na região de interesse.
Ou seja, ao ligar o circuito, você posiciona o mouse sobre um capacitor e é possível ver ele carregando ou descarregando. Também é possível ver em um transístor a corrente de base, coletor e emissor, voltagens e o sentido da corrente no componente.
Outra coisa muito interessante, é que você pode deixar o circuito "ligado" enquanto vai colocando os componentes e fazendo as conexões, é como se fosse no mundo real, você coloca uma lâmpada na bateria e ela acende, tornando desnecessário "para" e depois "executar" o circuito.
A lista de componentes é ótima: resistores, diodos, SCR, BD, TIP, CI 555, PIC, ... sim! Microcontroladores! Também tem interruptores, motores, relés e muitos outros. Caso não encontre um transistor específico, basta editar qualquer um, pois é possível mudar o BETA, Imax e todas as características necessárias, não só do transistor, mas como de todos os outros componentes.
E, como todo bom simulador de circuitos, não pode faltar o multímetro, que aliás, é melhor do que muitos outros por aí em minha opinião, é melhor até mesmo que do
Multisim. Também tem vários outros aparelhos necessários ao projetista.
A
Crocodile Clips foi ainda mais longe, é possível acomodar seu projeto em um case e colocar os knobs, chaves, LEDs e outros na superfície do case. Aliás, tem modelos para escolher, o circuito continua a funcionar dentro do case.
Controle e Programação
O
Yenka ainda acompanha uma ferramenta para controle de personagem 3D usando comandos em
Flowchart. Para facilitar o entendimento, basta saber que é pura lógica de programação.
Quem estuda, ou já estudou, sabe como funciona. Usando a estrutura de organogramas, este simulador permite o desenvolvedor liberar a imaginação e fazer um boneco em 3D dançar baseado em decisões e informações.
Mas, como se não bastasse, ainda é possível interagir todos os projetos. Por exemplo: você cria um circuito eletrônico e alguma coisa no laboratório de ciências, coloca os dois para interagir (Obs.: Não cheguei a testar, mas foi isso que li no site do desenvolvedor).