Nesse artigo falarei um pouco sobre repetição de comandos, como abrir múltiplos arquivos, como visualizar diferentes arquivos numa mesma janela e conseguir editá-los, além de algumas dicas básicas e alguns exemplos do uso do modo visual, um recurso útil do vim desconhecido por muitos.
O vim como qualquer editor de textos comum permite que sejam abertos mais de um arquivo por vez. Isto pode ser feito ao chamar o vim, como segue:
$ vim teste.c gato.c spliter.c
Ao chamar o vim, o arquivo teste.c será aberto normalmente e visualizado. Agora nós temos alguns outros comandos bastante úteis que são executados no modo comando do vim.
Comando
O que faz
:previous
Vai para o arquivo anterior passado pela linha de comando.
:next
Vai para o próximo arquivo passado pela linha de comando.
:rewind
Irá para o primeiro arquivo.
:last
Irá para o último arquivo.
:args
Irá exibir os arquivos que podem ser navegados dessa forma.
O comando :args é muito usado para caso em que a gente simples mortais esquecemos como chamamos o vim e qual o arquivo que está aberto. Já que ele põem uma indicação para sabermos qual o arquivo está aberto (só se for um arquivo dos passados pelo prompt). Como mostra a figura 3.
[2] Comentário enviado por fchevitarese em 05/10/2005 - 14:13h
kra.. ainda não li seu artigo pois não tive tempo, mais desde já adicionei ao favoritos, pois pelo jeito parece ser bom!
Ae galera que quer mexer mesmo com linux, o VIM é mto importante!
Uma ferramenta poderosa nas mãos de quem tem conhecimento!!! abraços
[4] Comentário enviado por Jarnotrulli em 06/10/2005 - 09:29h
Bem, só para avisar, o VIM Book é apenas a ocumentação mais completa que existe sobre o vim. Ele trata tudo de tudo, até mesmo como fazer seus próprios arquivos de sintaxe (sabe quando você edita código C e as palavras-chave ficam coloridas?).
Apenas isto.