Nesse artigo falarei um pouco sobre repetição de comandos, como abrir múltiplos arquivos, como visualizar diferentes arquivos numa mesma janela e conseguir editá-los, além de algumas dicas básicas e alguns exemplos do uso do modo visual, um recurso útil do vim desconhecido por muitos.
Muitos comandos do vim, se não todos, podem ser precedidos de números para informar quantas vezes o comando seguinte será executado. Um caso muito comum é o deletar linhas ("dd"). Por exemplo, deletar 5 linhas a partir do cursor: 5dd. O que muitos se esquecem, ou não sabem, é que a numeração não é só para comandos. Por exemplo, temos um texto: "O gato morreu!" (veja a figura1).
Podemos ter 4 exclamações no texto fazendo:
Posicionando o curso na exclamação;
Pressionar a tecla 3;
Entrar em modo de inserção;
Digitar a exclamação;
Sair do modo de inserção (tecle ESC).
O passo dois diz que o próximo passo será feito 3 vezes e o próximo passo é incluir a exclamação. Logo, nosso texto fica como mostrado na figura 2.
Como podemos ver, o texto incluído (no caso a exclamação) foi repetido três vezes, pois foi o número solicitado antes da ação. Esse tipo de atitude é muito comum em comandos e em algumas das teclas de atalho como por exemplo o botão End. Ao teclarmos 4 e apertamos End iremos para o final da quarta linha abaixo de onde estava o cursor.
[2] Comentário enviado por fchevitarese em 05/10/2005 - 14:13h
kra.. ainda não li seu artigo pois não tive tempo, mais desde já adicionei ao favoritos, pois pelo jeito parece ser bom!
Ae galera que quer mexer mesmo com linux, o VIM é mto importante!
Uma ferramenta poderosa nas mãos de quem tem conhecimento!!! abraços
[4] Comentário enviado por Jarnotrulli em 06/10/2005 - 09:29h
Bem, só para avisar, o VIM Book é apenas a ocumentação mais completa que existe sobre o vim. Ele trata tudo de tudo, até mesmo como fazer seus próprios arquivos de sintaxe (sabe quando você edita código C e as palavras-chave ficam coloridas?).
Apenas isto.