Utilizar cabo de dados USB LG MG105 (Vibecam) no Linux

O objetivo é demonstrar como fazer o cabo de dados USB do LG MG105 ou Vibecam (um conversor USB/Serial) funcionar no Linux para transferir fotos, jogos java e ringtones. Esse procedimento foi executado com sucesso na distro Slackware 12.

[ Hits: 24.077 ]

Por: Paulo Sergio Travaglia em 04/12/2007


Instalando e configurando o software necessário



Caso você ainda não tenha o wine, baixe o pacote pré-compilado para a sua distro (no momento em que redijo este texto a versão que está disponível para download é a 0.9.49). Para instalar no slackware, utilize o comando abaixo:

# installpkg wine-0.9.49-i486-1kjz.tgz

A partir do ambiente gráfico, logado com seu usuário (não root), digite alt+F2 e entre com o comando abaixo:

# winecfg

Serão criados os diretórios do wine no seu home (~/.wine) e será exibida uma tela de configurações. Altere o Windows version para "Windows XP" e clique em "Apply".

Agora precisamos associar a porta com1 do wine com o nosso dispositivo atribuído ao cabo (aquele que você tomou nota anteriormente, no meu caso /dev/ttyUSB0). Abra um novo terminal com seu usuário (não root) e crie o link simbólico para o dispositivo com os comandos abaixo:

# cd ~/.wine/dosdevices
# ln -s /dev/ttyUSB0 com1


Agora é preciso instalar o LG Contents Bank obtido no site da LG (baixe a versão específica do aparelho MG-105). Tendo baixado o arquivo, utilize o terminal do passo anterior e execute os comandos abaixo para descompactar e instalar:

# cd diretório_instalador
# wine Setup.exe


Está quase acabando! Nosso último passo é configurar o LG Contents Bank para que ele utilize como porta de comunicação a COM1 (O programa até tem um menu de configurações, mas não é possível listar as portas rodando pelo wine). Para isso editaremos o arquivo config.ini do programa. Se você fez a instalação padrão, o caminho é o seguinte (utilize um editor de textos de sua preferência):

~/.wine/drive_c/Program\ Files/LGGSM/LGContentsBank/config.ini

Troque o valor do parâmetros para que fiquem conforme abaixo:

IRDA=0
Port=1

Tudo feito! Agora é conectar o cabo ao celular, abrir o LG Contents Bank e tentar transferir conteúdos entre o PC e o celular.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Considerações iniciais
   2. Instalando e configurando o driver
   3. Instalando e configurando o software necessário
   4. Contornando o problema com o identificador do dispositivo
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Transmitindo dados para relógios Timex Datalink no GNU/Linux

Grave seus boots remotos com uma placa mãe

Placa de vídeo Nvidia no Ubuntu Hardy

Impressora Lexmark Z600series e 1200series

Placa Intel PRO/Wireless 3945ABG no Debian Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por flavioc em 24/07/2008 - 00:35h

to com uma dúvida. Tenho um dispositivo usb que não tem driver pra linux. Uma placa de tv prolink. To tentando usar usando o WINE. O software de tv dessa placa funciona bem (consegui instalar no wine), mas, não encontra o dispositivo. E eu não sei o caminho pra um link simbólico para esse dispositivo usb específico. O diretório /dev possui vários usbdevice.O que fazer? Já tentei instalar o driver windows pra usb device, mas não da certo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts