Teste de distribuições GNU/Linux em pendrive

Levando em consideração que a comercialização de produtos portáteis vem crescendo bastante, e que uma parcela significativa deste universo é formada por netbooks e notebooks com dimensões bem pequenas e sem drive de CD-ROM, resolvi testar a efetiva facilidade e comportamento de algumas distribuições GNU/Linux por meio de um pendrive USB.

[ Hits: 13.321 ]

Por: Rogério Sousa de Jesus em 27/09/2012


Início



Levando em consideração que a comercialização de produtos portáteis vem crescendo bastante, e que uma parcela significativa deste universo, é formada por netbooks e notebooks com dimensões bem pequenas e sem drive de CD-ROM; considerando ainda, que grande parte dos usuários não possui recursos para instalação de rede ou por meio de um CD-ROM USB, resolvi testar a efetiva facilidade e comportamento de algumas distribuições GNU/Linux por meio de pendrive USB.

O software escolhido foi o LinuxLive USB Creator, que pode ser baixado a partir do seguinte endereço:
Neste endereço, existe tanto versões para sistema operacional GNU/Linux e Windows. O teste foi feito utilizando, primeiro, Microsoft Windows Seven Ultimate (com todas as atualizações) e repetido, usando a distribuição Slackware 13.37 (atualizado dentro do possível).

O hardware para criação das imagens:
  • Computador com 4 GB de memória RAM;
  • Processador Phenon III;
  • Motherboard GIGABYTE;
  • HD de 1TB (com Windows Seven);
  • E depois, inicializado o mesmo hardware com HD de 500 GB (Slackware).

Utilizei no teste, dois pendrives Kingston de 8 GB cada, originais, testadas e registradas.

Para cada repetição do teste, efetuei formatação dos pendrives com o sistema operacional, preferi não utilizar a formatação automática do LinuxLive USB Creator para evitar qualquer tipo de falha por conta de formatação inadequada.

Lista das distribuições testadas:
  • Debian 6.0.4 ;
  • Slackware 13.37;
  • openSUSE 12.1;
  • Sabayon 10 ( x );
  • Mandriva One 2011;
  • Dreamlinux 5;
  • KNOPPIX ADRIANE 7.0.3;
  • Fedora 17;
  • Ubuntu 12.04.

O computador que recebeu as instalações:
  • Notebook HP Compaq NX6115;
  • Processador Sempron 1800 MHz;
  • 1 GB RAM;
  • HD 160 GB.

Para cada distribuição, a máquina foi totalmente formatada para evitar falhas.

Teste número 1

Instalação via DVD – mídias gravadas no Slackware utilizando software K3B e mídias virgens Sony. Nesta modalidade, todas as distribuições funcionaram e consegui terminar a instalação e fazer as configurações de praxe.

Para usuários que possuem PC ou Notebook tradicional, basta definir a distribuição de sua preferência, baixar, gravar em DVD-R ou CD-R, dependendo do tamanho, e efetuar a instalação.

- Resultado: Todos foram aprovados neste primeiro teste.

Teste número 2

Emular através do VirtualBox e efetuar instalação para teste de funcionamento em emulador.

Para este teste, utilizei as imagens salvas no PC principal e VirtualBox instalado tanto no ambiente Windows, quanto no GNU/Linux.

- Resultado: Todos os software funcionaram adequadamente e foram instalados na máquina virtual.

Teste número 3

Funcionamento no pendrive com comportamento semelhante à uma distribuição Live-CD

– Resultado: Todos funcionaram.

Até aqui, tudo correu muito bem, e todas distribuições funcionaram adequadamente.

Teste número 4

A prova de fogo para as distribuições, o teste de funcionamento e instalação via USB, visando usuários de máquinas sem drive de CD-ROM e sem possibilidade de instalação via rede:

Neste teste consegui instalar com perfeição as seguintes distribuições:
  • Ubuntu 12.04;
  • Fedora 17;
  • KNOPPIX ADRIANE 7.0.3;
  • openSUSE 12.1;
  • Dreamlinux 5;
  • Sabayon 7 e X (este sem modo gráfico por conta de limitação da placa de vídeo do notebook em questão);
  • Slackware 13.37.

Distribuições que não instalaram (comentarei a manobra e solução):
  • Mandriva One 2011;
  • Debian 6.0.4


    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Início
   2. Descrição
Outros artigos deste autor

Diferentes distribuições GNU/Linux e diferentes usuários

Leitura recomendada

openSUSE Evergreen

À procura por pacotes em distros Debian-based (Ubuntu, Linux Mint e outras)

Um tour pelos ripadores de CDs para Linux

Distribuições Linux

Sugestões sobre distros Linux e particionamento de HD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por luisrcs em 27/09/2012 - 12:08h

Você se contradiz ao dar uma nota para o Ubuntu mais baixa do que para o Slackware. Se o critério foi facilidade de uso, o Slackware deveria ser zero.

Se você reclamou que teve que instalar os drivers do Ubuntu manualmente, como fez no Slack? Lembre-se que o Ubuntu tem o instalador de Drivers Adicionais.

Seu teste foi totalmente inconclusivo e infundado. Não se ateve aos mesmos critérios para todas as distros, então não é algo relevante se não analisar uma tabela de critérios únicos e atribuir notas diferentes aos diferentes critérios.

[2] Comentário enviado por wadilson em 27/09/2012 - 13:18h

Rogério, que belo trabalho. Parabéns!

Foi fundo mesmo, digno das melhores editorias na reportagem. E ajudou bastante. []s

[3] Comentário enviado por elppans em 27/09/2012 - 13:45h


[1] Comentário enviado por rei_astro em 27/09/2012 - 12:08h:

Você se contradiz ao dar uma nota para o Ubuntu mais baixa do que para o Slackware. Se o critério foi facilidade de uso, o Slackware deveria ser zero.

Se você reclamou que teve que instalar os drivers do Ubuntu manualmente, como fez no Slack? Lembre-se que o Ubuntu tem o instalador de Drivers Adicionais.

Seu teste foi totalmente inconclusivo e infundado. Não se ateve aos mesmos critérios para todas as distros, então não é algo relevante se não analisar uma tabela de critérios únicos e atribuir notas diferentes aos diferentes critérios.


Cara, se prestasse a atenção veria que sobre o Slack ele se referiu que é para usuários experientes e não iniciantes:
...Produto definitivamente proibido para iniciante, salvo se este seguir um dos diversos tutoriais da Internet para efetuar a instalação.....

O conceito de "0" seria para quem quer mexer mas tem preguiça de aprender.
Eu conheci o mundo GNU/Linux com 17 anos (hoje tenho 29), através de uma revista e na época que descobri pensava que só existia sistema operacional Windows e era totalmente leigo, antes dos 17 nunca tinha visto um PC na minha frente. A minha primeira distro, que escolhi porque que era o da matéria da revista foi justo o Slackware, com ele a primeira coisa que aprendi foi sobre o que é partição e como configurar e manusear o mesmo. Daí o resto consegui aprender com facilidade e até obtive minha própria opinião de que o que diziam na época que era "o mais difícil e pra hackers" é nada mais nada menos do que Mito.
Hoje uso qualquer distro e *nix like que cair na minha mão e não tenho dificuldade com nenhuma distro e na minha opinião não existe distro difícil e nem o melhor/pior, é apenas questão de gosto, hoje eu uso Debian/Ubuntu, pela filosofia de cada um, mas de usabilidade qualquer um serve.
Ressalto que não to chamando atenção, é apenas opiniao.
Abraços

[4] Comentário enviado por iz@bel em 28/09/2012 - 00:32h

Olha, eu não entendi como o Ubuntu recebeu 8,7 e o Fedora 10, por causa de drive de wifi?

Ate hoje eu tive 5 notebook, e já instalei Linux em mais dois, totatizando 7 notebbok, e em nenhum deles o driver de wifi estava funcionando no Fedora e em todos eles o drive de wifi funcionava no Ubuntu.

Destes 5 notebook que me referi, dois são netbook, sem driver de CD e uso USB para instalar, alias, eu uso USB para instalar em todos, bem mais prático que que gravar CD/DVD e sem contar que é uma economia.

Já usei todo tipo de instalação do Ubuntu e ele funciona perfeito, Wubi, CD, DVD, USB...

Logo, o ubuntu é muito melhor no reconhecimento de driver de wifi que o Fedora, isso não tem nem o que discutir, e só essa afirmação tosca já invalida o resto de sua pesquisa.... kkkkkk

[5] Comentário enviado por luisrcs em 28/09/2012 - 06:33h


[3] Comentário enviado por elppans em 27/09/2012 - 13:45h:


[1] Comentário enviado por rei_astro em 27/09/2012 - 12:08h:

Você se contradiz ao dar uma nota para o Ubuntu mais baixa do que para o Slackware. Se o critério foi facilidade de uso, o Slackware deveria ser zero.

Se você reclamou que teve que instalar os drivers do Ubuntu manualmente, como fez no Slack? Lembre-se que o Ubuntu tem o instalador de Drivers Adicionais.

Seu teste foi totalmente inconclusivo e infundado. Não se ateve aos mesmos critérios para todas as distros, então não é algo relevante se não analisar uma tabela de critérios únicos e atribuir notas diferentes aos diferentes critérios.

Cara, se prestasse a atenção veria que sobre o Slack ele se referiu que é para usuários experientes e não iniciantes:
...Produto definitivamente proibido para iniciante, salvo se este seguir um dos diversos tutoriais da Internet para efetuar a instalação.....
O conceito de "0" seria para quem quer mexer mas tem preguiça de aprender.
Eu conheci o mundo GNU/Linux com 17 anos (hoje tenho 29), através de uma revista e na época que descobri pensava que só existia sistema operacional Windows e era totalmente leigo, antes dos 17 nunca tinha visto um PC na minha frente. A minha primeira distro, que escolhi porque que era o da matéria da revista foi justo o Slackware, com ele a primeira coisa que aprendi foi sobre o que é partição e como configurar e manusear o mesmo. Daí o resto consegui aprender com facilidade e até obtive minha própria opinião de que o que diziam na época que era "o mais difícil e pra hackers" é nada mais nada menos do que Mito.
Hoje uso qualquer distro e *nix like que cair na minha mão e não tenho dificuldade com nenhuma distro e na minha opinião não existe distro difícil e nem o melhor/pior, é apenas questão de gosto, hoje eu uso Debian/Ubuntu, pela filosofia de cada um, mas de usabilidade qualquer um serve.
Ressalto que não to chamando atenção, é apenas opiniao.
Abraços


O que eu questionei foi o fato de ter utilizado o mesmo critério. Não está explícito o que os distros têm de boas e de ruins. Poderia ter especificados os critérios e avaliado de acordo com o que apresentam, por exemplo:

# Usabilidade:
Ubuntu: 8.0
Fedora: 8.0
Slackware: 7.0

#Segurança:
Ubuntu: 0.0
Fedora: 7.0
Slackware: 10.0

#Facilidade para leigos:
Ubuntu: 9.5
Fedora: 9.5
Slackware: 0.0

São só exemplos, nunca realizei testes formais.
O que está faltando para o artigo é isso, especificar os critérios e depois fazer a análise final.
Não leve como uma crítica destrutiva.

[6] Comentário enviado por genilsondasilva em 28/09/2012 - 11:17h

Pra mim, a pontuação do Slackware 13.37 está errada! Já que um dos pontos destacados é a facilidade de instalação por iniciantes, coisa que não dá nesta distro, não deveria ter nota máxima. Precisa ver se o site da distro ensina tudo direitinho para iniciante também poder usar. Se é uma distribuição só para experts deveria ser classificada à parte então.

No finalzinho já condena um pouco: "não atende a todos os públicos, porque para ficar redondo e com tudo atualizado, é preciso mudar muita coisa e tudo é feito na mão"

[7] Comentário enviado por elppans em 28/09/2012 - 11:24h

Opa, rei_astro....
Não olhei como crítica destrutiva, foi apenas uma opinião de acordo com minha experiência ao observar o sentido da opinião de acordo com a expressão usada.
A observar estes exemplos, eu concordo plenamente, pois há apenas um resumo sobre experiência de instalação sem especificar o resultado final. Para a matéria ficar totalmente completa, deveria realmente ter analisado estas outras características e adicionado na matéria explicando o porquê dos mesmos.
Só não concordei com uma coisa:


#Segurança:
Ubuntu 0.0
.....


Eu diria que de segurança o ubuntu empataria com o Fedora numa configuração crua e depois de configurado (bem configurado) levaria ou 9.5 ou 10
Mas ainda faltaria algo sobre estabilidade tal como:

#Estabilidade:
Slackware 10.0
Debian 9.5
Fedora 8.2
Ubuntu 9.0

Fui testar um Live do OpenSuse na minha máquina e nem mesmo bootou, mas o Fedora sim.
Então pra quem quer apenas testar o sistema, o Opensuse deixou a desejar, resultando em uma preferência ao Fedora quando se trata em sistema com base no Red Hat.
Quanto aos drivers no Ubuntu na matéria, deveria especificar qual a marca e chipset do mesmo, pois alguns drivers proprietários dão problemas mesmo, mas neste caso dá pra instalar o firmware-nonfree ou o firmware especifico que dá certo.
Já tive uma placa Wi-fi que de início não funcionava no Debian, copiei a pasta /lib/firmware do Live do Ubuntu para a pasta /lib/firmware e acertei o nome do kernel padrão do sistema para o nome do kernel do Debian e funcionou liso. Também daria pra baixar o pacote de firmware no repositório do Debian, mas como eu tava sem internet esse foi o jeito, mas dá pra ver que foi fácil (copiar e colar - pronto)

Abraços.

[8] Comentário enviado por rogersj em 28/09/2012 - 17:50h

Saudações amigos!!!!


Andei olhando a contribuição e comentário de vários usuários que opinaram sobre a matéria apresentada e apresento alguns esclarecimentos:

1 - Não pretendi em momento algum apontar uma distribuição considerando mais ou menos indicada. Sou usuário Linux até a morte e não abro mão disso, para mim todas, sem distinção são opção melhor do que qualquer OS .exe

2 - Não entendi bem um comentário dizendo que foi atribuida nota ruim ao Ubuntu no item segurança... eu nem sequer falei sobre segurança, porque considerando usuários leigos, a importância primeira é instalar e funcionar.

3 - A nota 8,7 atribuida ao Ubuntu foi resultado do driver Wi-fi não ser instalado nem baixando atualizações e por não exisitir tutorial a respeito para que um Leigo (quasto todo leigo começa pelo Ubuntu mesmo, distro bonita, bem acabada e com legiões de usuários). Para instalar o 802.11 b/g precisei de baixar os drivers para windows, para fazer funcionar, acredito pela qualidade do projeto que Ubuntu reconheçe automaticamente quase tudo que é novo... Mas convenhamos quase tudo não é tudo... As vezes na faculdade tem aqueles alunos que são nota 10 na sala de aula, pensam rapido, resolvem tudo que é problema, mas no dia da prova, algo não sai como planejado e não se consegue o 10. Acho que 8,7 é uma excelente nota, vejam atribui para o Knoppix 9,5 apesar de algumas dificuldades porque é uma distro para deficientes. Eu reconheço que é uma grande iniciativa e é a inclusão digital de quem fica esquecido em quase tudo na vida.
Por outro lado dei nota 10 ao fedora 17 e ao Suse porque foi instalar e usar tudo, sem precisar fazer mais nada. Tomando por base o exemplo da prova que descrevi acima, se qualquer um dos senhores fosse professor e um aluno "ainda que considerado mediano" faz uma prova com grau de dificuldade 8, e acerta tudo com clareza, com perfeição qual a nota que deve ser atribuida ao sujeito? Ainda nesse raciocínio, se o melhor aluno tira algo bom, mas abaixo de 10, seria injusto? Considerando que atribui 7,5 para o Debian, considerando que Debian é minha distro do coração ( KKKK ) acho que tentei ser imparcial, considerando ainda que Ubuntu é derivado do Debian. O debian depois da manobra para instalar reconheceu tudo sem precisar se fazer nada.... Creio que fui imparcial

4 - Sobre atribuir nota 10 ao slackware - quem é usuário desta distro deve vir se surpreendendo desde a versão 13.0 porque imagine essa distro que o povo no geral não usa... após instalar reconheceu tudo, ficou prontinha para uso... "mesmo critério do aluno mediano" tem que dar 10.

5 - Ninguém protestou em favor do Mandriva :-( e eu acho uma distro fantástica, é o KDE mais bem arranjado e bonito dos últimos tempos...

6 - Niguém protestou em favor do Debian ( minha distro do coração ) snif, snif

7 - Na visão de quem leu, acredito que Dreamlinux nem existe... achei que alguém ou desenvolvedor iria aparecer para esclarecer ou falar a respeito (considerando ser uma distro Br)

8 - Não criei um critério para avaliação onde poderia julgar facilidades, segurança, rapidez, etc e etc justamente para não tornar o texto tendencioso... em momento algum falei em favor desta ou aquela distro, simplesmente me reservei a falar no geral. Acredito que cada um tem seu tempo... para experimentar, aprender, e até mesmo cansar de uma distro e partir para outra... isso é saudável e é aprendizado constante...

9 - Não existe Linux melhor ou pior, existem preferencias pessoais e facilidades que uma determinada distro permite e que por conta disso N usuários a adotam. Não existe linux para leigo ou linux para avançados, existem distribuições mais automatizadas e com muita perfumaria e existem distribuições mais espartanas ( eu gosto de ser como o Rei Leonidas - sem conforto, sem beleza, se facilidades, ) Alguem pode perguntar porque isso? preferencia pessoal. Outros podem perguntar: " mas vocÊ não acha o Ubuntu com Unity bonito?" Sim, Lindo, moderno com tendências atuais, e penso que Linux tem que possuir mesmo essa Linha para crescer e obter mais usuários... depois cada um decide para onde quer ir... ficar no Ubuntu mesmo ou se aventurar noutra distro diferente....

10 - O importante "Linux é igual cerveja gelada e mulher bonita" - DETALHE : hoje é sexta feira 17:50 Hora de ir, afinal existe vida após o trabalho...

Um abraço a todos :)

[9] Comentário enviado por albfneto em 29/09/2012 - 12:32h

Seu Artigo é excelente e muito útil, favoritado!

Uma observação. Sou Pesquisador Científico. Concordo com o Astro.

Para comparar coisas, precisa definir os critérios e aplica-los igualmente a tudo, isolar variáveis,isso é clássico em Ciência.
Quando não se atém a critérios iguais, as notas ficam diferentes, fica inconclusivo.

Aplicou as notas de modo subjetivo, não Científico, sem definir critérios rígidos, porisso ficaram diferentes.

Por causa disso, teve resultados "proximais" mas não exatos.

Ex. concordo com você, o Sabayon é fácil de instalar e usar, mas de atualizar, não.

Num outro exemplo, um Iniciante lê e conclue que Debian, uma Distro clássica, seria mais "difícil" que Slackware (outra Distro clássica) mas não é!

Fedora é mais fácil que Ubuntu? Não, não é!

Mas isso não invalida seu artigo, que é ótimo e deu um trabalhão.

[10] Comentário enviado por removido em 30/09/2012 - 12:57h

-gostei do artigo, tá favoritado!
-mas...
- Fedora não é mais facil que o Ubuntu, eu não achei e nenhum de meus amigos novatos acharam
- nunca tive problemas com de reconhecimento de wifi, nem com Ubuntu, Fedora, Mandriva, Mageia, Suse
- eu não compararia ubuntu, fedora, suse, mandriva com debian e slack, pq tem publico alvo diferente
- acho que faltou incluir o Mint e mageia nesse "comparativo" já que são os lideres no Distrowatch
- gostei mesmo!
- parabéns

[11] Comentário enviado por elppans em 30/09/2012 - 15:00h

e ae rogersj, blz?

Seu artigo tá ótimo, mas de referência ao comentário:

2 - Não entendi bem um comentário dizendo que foi atribuida nota ruim ao Ubuntu no item segurança... eu nem sequer falei sobre segurança,....


Sei que você não falou de segurança, este meu comentário vem de acordo com o do rei_astro, veja:

Poderia ter especificados os critérios e avaliado de acordo com o que apresentam, por exemplo:

# Usabilidade:
Ubuntu: 8.0
Fedora: 8.0
Slackware: 7.0

#Segurança:
Ubuntu: 0.0
Fedora: 7.0
Slackware: 10.0

#Facilidade para leigos:
Ubuntu: 9.5
Fedora: 9.5
Slackware: 0.0


Daí não concordei com a nota do "comentário" dele

Quanto ao Debian...
Pô... Debian é Debian, né... precisa nem comentar xD

Ao driver Wi-fi, isso é normal, pois não é todo driver "proprietário" que é instalado automaticamente. Aliás, se não instalou no ubuntu de forma adequada, provavelmente na próxima versão isso mude.

Acho que este artigo é muito importante, principalmente para usuários que querem uma distribuição para iniciar e ao lerem, dá uma ajuda na hora de decidir.

Abraços.....

[12] Comentário enviado por marbreu em 02/10/2012 - 08:46h

Parabéns pelo artigo sou usuário linux há pouco de 5 anos atrás, já usei ubuntu, mandriva, fedora, debian e uso atualmente o opensuse 12.1 em meu notebook LG-E500, destas distros as unicas que reconheceram o hardware de meu note sem problema algum foram o suse eo fedora.A discussão é valida, pois enriquece ainda mais o linux e suas comunidades.Parabéns :-)


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts