Terasology: O Minecraft gratuito e com gráfico realista

Se você não tem 26.95 USD para jogar Minecraft no seu computador, sugiro conhecer o Terasology. Um jogo similar ao Minecraft, porém com gráficos realistas e gratuito (Software Livre). Agradeço ao meu filho na elaboração do vídeo e a super Bárbara Tostes pela apresentação do projeto.

[ Hits: 11.814 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 13/04/2016 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Introdução



Terasology é um jogo similar ao consagrado Minecraft, ou seja, você não tem um objetivo específico, tem total liberdade para conduzir todo o jogo. O universo do jogo segue o formato de blocos e o jogador deve explorar todo o jogo, construir conforme sua imaginação. Mas os principais diferenciais é possuir o código todo aberto, um excelente efeito visual e ser possuir a compatibilidade de jogabilidade com o Minecraft assim facilitando o aprendizado e/ou sua utilização.

A cada novo jogo, um novo mundo é criado de maneira aleatória, mas esta aleatoriedade pode ser conduzido além do modo do jogo sobrevivência ou modo criativo. Como todos conhecem o Minecraft, não ficarei aqui explicando o jogo do mundo dos pixels. A real diferença entre Minecraft e Terasology, é a abertura do código fonte. Então resumidamente, embora o projeto encontra-se em fase de desenvolvimento, você como no Minecraft fica totalmente solto para caminha pelo jogo, descobrir o ambiente, conquistar minérios e montar o seu mundo como a sua imaginação permitir.

No final deste documento disponibilizo um vídeo demonstrativo elaborado junto ao meu filho, onde pode conferir as teclas de navegação, e efeito visuais um dos principais diferenciais deste projeto. A seguir uma imagem do jogo para animar o leitor na jornada de compilação.
Linux: Terasology : O Minecraft gratuito e com grafico realista

Jogo rápido, compilação e execução

A dependência é o java-1_8_0-openjdk-devel que já estava instalado no meu ambiente openSUSE, restando apenas efetuar o download do código fonte com o comando git clone:

git clone https://github.com/MovingBlocks/Terasology
Cloning into 'Terasology'...
remote: Counting objects: 125752, done.
remote: Compressing objects: 100% (172/172), done.
remote: Total 125752 (delta 70), reused 0 (delta 0), pack-reused 125546
Receiving objects: 100% (125752/125752), 256.81 MiB | 41.00 KiB/s, done.
Resolving deltas: 100% (75946/75946), done.
Checking connectivity... done.


Na finalização do download, entre na pasta recém criada e efetue o comando gradlew build para iniciar a compilação e VÁ TOMAR UMA CAFÉ!

cd Terasology
./gradlew build
Module modules:BuilderSampleGameplay has a build file so counting it complete and including it
Module modules:CoreSampleGameplay has a build file so counting it complete and including it
Module modules:Core has a build file so counting it complete and including it
Processing facade facades:PC, including it as a sub-project
Processing facade facades:TeraEd, including it as a sub-project
PUBLISH repoKey is terasology-snapshot-local (default value)
RESOLVE repoKey is virtual-repo-live (default value)
Scanning for version in engine-module.txt for engine
Version for engine loaded as 1.0.1-SNAPSHOT for group org.terasology.engine
PUBLISH repoKey is terasology-snapshot-local (default value)
RESOLVE repoKey is virtual-repo-live (default value)
:modules:Core:test
:modules:Core:check
:modules:Core:build
:modules:CoreSampleGameplay:compileJava
:modules:CoreSampleGameplay:processResources UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:classes
:modules:CoreSampleGameplay:cacheReflections
:modules:CoreSampleGameplay:syncAssets UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:syncDeltas UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:syncOverrides UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:jar
:modules:CoreSampleGameplay:cleanReflections
:modules:CoreSampleGameplay:assemble
:modules:CoreSampleGameplay:checkstyleMain
:modules:CoreSampleGameplay:compileTestJava UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:processTestResources UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:testClasses UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:checkstyleTest UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:findbugsMain
:modules:CoreSampleGameplay:findbugsTest UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:pmdMain
1 PMD rule violations were found. See the report at: file:///dados/Arquivos/Fontes/Pesquisas/Terasology/modules/CoreSampleGameplay/build/reports/pmd/main.html
:modules:CoreSampleGameplay:pmdTest UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:test UP-TO-DATE
:modules:CoreSampleGameplay:check
:modules:CoreSampleGameplay:build
BUILD SUCCESSFUL
Total time: 3 mins 33.279 secs
This build could be faster, please consider using the Gradle Daemon: https://docs.gradle.org/2.10/userguide/gradle_daemon.html


PRONTO! Para jogar execute o comando gradlwer game e boa diversão.

./gradlew game
Module modules:BuilderSampleGameplay has a build file so counting it complete and including it
Module modules:CoreSampleGameplay has a build file so counting it complete and including it
Module modules:Core has a build file so counting it complete and including it
Processing facade facades:PC, including it as a sub-project
Processing facade facades:TeraEd, including it as a sub-project
PUBLISH repoKey is terasology-snapshot-local (default value)


Para finalizar um vídeo demonstrativo do projeto que elaborei com a ajuda do meu filho, Para finalizar, críticas e sugestões: cabelo[ at ]opensuse.org
   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Biometria: Processamento de imagens capturadas em leitores de impressão digital

MrProject: O gerenciador de projetos (MSProject) para Linux

Como fazer o seu servidor Linux enviar avisos em seu celular Claro sem custo

MenuetOS - O extraordinário mini-sistema operacional

OAK: Câmera Open Source de Visão Computacional com AI

Leitura recomendada

Transforme seu celular em terminal sem fio SSH/Telnet

Introdução ao framework Mentawai

Introdução ao Desenvolvimento Android

Construindo uma aplicação JDialog

Declaração de IRPF 2006 pelo Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por MrBlackWolf em 13/04/2016 - 10:47h

Não tem como gerar um atalho ou executável em vez de rodar o gradlew?

[2] Comentário enviado por Bhyan em 13/04/2016 - 11:19h

Fiquei interessado, porém ele consome tanta memória quanto o proprio minecraft??
O minicraft possui mods que você pode tornalo mais "realista".

[3] Comentário enviado por danniel-lara em 13/04/2016 - 14:07h

Show , vou testar no meu Fedora

[4] Comentário enviado por GlauberAnjos em 13/04/2016 - 22:18h

Eita que meus sobrinhos ficarão doidos rsrsrsrsrsrs

[5] Comentário enviado por JOPAGO em 18/04/2016 - 14:12h

pra mim deu esse problema
* Where:
Build file '/home/joaopaulo/Terasology/build.gradle' line: 39

* What went wrong:
A problem occurred evaluating root project 'Terasology'.
> assert org.gradle.api.JavaVersion.current().isJava8Compatible()
| |
1.7 false

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output.

BUILD FAILED
Edit:
Deu certo agora. Só tinha q mudar a versão do meu java. Tudo certo agora.

[6] Comentário enviado por rpk em 19/04/2016 - 22:16h

Opa, dias atrás eu vi um video seu com o openSUSE rodando num tablet, acho que o lenovo thinkpad 8.

Você continua usando? Como está? Abs


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts