O desktop padrão do
SliTaz é formado por vários componentes diferentes. O principal deles é o
JWM (Joe's Window Manager) e o
LXPanel, que combinam-se para oferecer ao usuário um desktop simples e funcional.
O Joe's Windows manager, escrito em C, é rápido, simples, limpo, estável e eficiente, possuindo uma barra de tarefas, um menu de ícones e um paginador para a administração de desktops virtuais, a barra de tarefas também pode agir como um dock. Além disso é facilmente configurável com um único arquivo de texto que pode mudar o menu, fontes e seus tamanhos e cores diferentes. Visualmente o JWM é bastante parecido com o GNOME.
Já o LXPanel, integrante do LXDE, segue os padrões Freedesktop. Ele gera menus dinamicamente para o desktop.
Maiores detalhes podem ser encontrados em:
O SliTaz traz vários aplicativos leves (pois este é o propósito do sistema), porém muito úteis. Os aplicativos são divididos em Utilitários, Escritório, Internet, Gráficos, Desenvolvimento, Multimídia e Ferramentas do Sistema.
A seguir veremos resumidamente cada um dos grupos de aplicativos disponíveis:
Os utilitários são compostos pela calculadora de modo texto bc, cdrkit com a interface burnbox para gravar CDs e DVDs, o editor para modo texto nano, LeftPad como editor de modo gráfico, ISO Master para criar e editar imagens ISO e Xpad como aplicativo de anotações.
Nos pacotes de escritório encontramos o AbiWord, um excelente editor de textos, compatível com formatos do OpenOffice.org/BrOffice.org e com o MS Word, além do Osmo, um organizador pessoal que oferece tabela de horários, lista de tarefas e contatos, possibilitando a abertura destes diretamente num navegador web em um cliente de e-mail, além de outras funções.
Sente-se falta, porém, de um aplicativo para tratar planilhas eletrônicas como Gnumeric, por exemplo, e de um outro para apresentações.
Ainda no quesito escritório, o SliTaz oferece o SQLite e o ePDF como base de dados e leitor PDF.
Para a Internet, o SliTaz traz o Mozilla Firefox e o Retawq (modo texto) como navegadores. Também oferece cliente de IRc (LostIRC) e de e-mail (Ghost In The Mail). Para torrent e FTP, o SliTaz oferece o Transmission e o gFTP, respectivamente.
Na parte de aplicativos para tratamento de gráficos, encontramos o GIMP e o GQView para manipular e visualizar imagens.
No rol de aplicativos para desenvolvimento, o SliTaz fornece ferramentas de desenvolvimento para web design, edição de scripts e código fonte.
Além do onipresente suporte a Shell Script, com Dialog, inclusive, o SliTaz traz o Geany IDE, um Ambiente de Desenvolvimento Integrado simples, rápido e leve, que oferece destaque de sintaxe, abas e auto-completar. É um IDE que suporta várias linguagens de programação, dentre elas C, C++, PHP, HTML, CSS, JavaScript, Shell Script, Java, entre outras. Possui também um suporte a gerenciamento de projetos e possui interface em português.
O SliTaz oferece, ainda, suporte a Perl e microPerl (uma versão reduzida do Perl), Python e Rubi, além da biblioteca e compilador C Toolchain.
Para o usuário assistir vídeos e ouvir músicas, o SliTaz traz o Asunder, um ripador de CDs, o Xine como reprodutor de mídias (vídeo e áudio) e o mpg123 (reprodutor de mídia no modo texto).
Embora o SliTaz seja pequeno, traz pacotes para as principais tarefas que os usuários tem. Abre-se um destaque para a parte de desenvolvimento com a IDE Geany. O ponto negativo é a falta de pacotes para planilhas e apresentações.