Instalado, vamos ver como usá-lo.
Como vimos, é um sistema completo com KDE ou GNOME. Tem um kernel muito novo, 2.6.31, e tem todos os aplicativos gerais.
Suíte de escritório OpenOffice, cliente IRC Konversation, clientes de torrent KTorrent e Deluge, KMail, Skype, KGrubEditor, queimadores de CD e DVD (K3B ou Brasero), tocadores de mídia Amarok, xMMS, VLC Player, Dragon Player, KsCD, configuradores de rede: auto eth0 para GNOME (versão nativa do Red-Hat, muito eficiente), Wicd e KNetworkmanager, codecs para reproduzir mídia (vários!), tudo isso vem instalado por default, configurados e funcionando!
Já tem instalados e funcionando também KGet, Kuser, Amule, Samba, Wine, Dolphin, aMSN, Nautilus, Pidgin, Kopete, Kwin, Compiz etc.
Também tem como navegador padrão o Mozilla Firefox, com plugins e codecs instalados por default, inclusive suporte Java e Flash Player, tudo nativo e funcionando. Não houve necessidade de instalação posterior de Flash Player, mesmo em 64 bits.
O Konqueror também já vem instalado, para ser usado diretamente como navegador de arquivos e de rede alternativo.
Portanto, para muitos usuários, é suficiente instalar o Sabayon 5 sozinho e sair usando, para navegar, fazer busca no Google, teclar, ouvir música, assistir DVDs etc!
Normalmente, vá no Menu do KDE ou do GNOME e procure o aplicativo, como o faria por ex. com Ubuntu.
Na figura abaixo, o Sabayon 5.0 GNOME, em aplicações corriqueiras, como navegar, busca no Google, mensagem instantânea, ver vídeos no Youtube (Metallica) e ouvir música (Amarok, "Shoutcast", Jazz), tudo rodando, Compiz ativado, com performance e ainda, praticamente uma instalação default, não precisei baixar nenhum codec!
Tudo fácil e muito rápido, porque embora não seja leve (tem muitos pacotes), o Sabayon 5 tem alta performance (decorre provavelmente de sua arquitetura Gentoo).
Segundo uma recente avaliação na Distrowatch, o Sabayon é a maior performance já encontrada entre as distros com KDE 4 como ambiente principal:
Um aplicativo merece grande destaque: o
XBMC, um dos melhores Centros de Multimídia para reprodução de vídeos, áudio, CDs, obter informações etc:
Para usá-lo, clique em "XBMC" na área de trabalho e a seguir em "Master User".
Vá em "Configuration" e acerte país, língua, local, tudo para português e Brasil.
Acerte o tempo local, digitando as informações necessárias, como as cidades: "Sao Paulo", "Fortaleza", "Rio de Janeiro" etc, como mostram as figuras:
&bvsp;
Navegue entre as telas do XBMC com os botões esquerdo e direito do mouse e para fechar o Centro de Multimídia, clique no botão vermelho, embaixo, à direita.
É bem intuitivo para configurar e usar!
A partir daí, com o XBMC, poderá ver vídeos, ouvir música, verificar a previsão do tempo e muitas outras coisas, de um modo prático e bonito.
Portanto, inclusive para o iniciante e o Usuário final, o Sabayon o deixará satisfeito!
É fácil de ser instalado e utilizado,
bonito e completo.
Em meus testes, o reconhecimento de hardware é perfeito, tudo reconhecido (exceto a webcam), todos os outros SOs presentes são reconhecidos pelo Grub, o boot é eficiente, rápido e sem erros.
Entretanto, o Sabayon 5.0 ainda pode ser modificado e aumentado (veja página 3)!
Se o usuário tiver dúvidas sobre o sabayon e seu uso e conhecer língua inglesa, pode consultar o
fórum, o Wiki e o Planet oficiais do Sabayon, ou o fórum da comunidade italiana
SabayonMania (em italiano e francês).
Ainda, em inglês, o Sabayon tem um recurso que ao nível de meu conhecimento é raro e exclusivo no mundo
Linux. Ele tem um canal de ajuda online 24 horas!
Lá usuários de todo o mundo lhe prestarão ajuda online. Para acessar, clique no ícone "Get Live Help" da Área de Trabalho.
Vou fazer um pedido: aos que testarem ou usarem Sabayon, deixem seus comentários, análise, impressões, em seguimento a este artigo.
Divirtam-se com o novo Sabayon Linux 5.0!