Relatórios Personalizados no OcoMon

Neste artigo, irei demonstrar como inserir em seu OcoMon uma página para exportação de relatórios em ".xlx" (Excel, OpenOffice). Palavras-chave: OcoMon, relatório, service desk, registro de incidentes.

[ Hits: 23.294 ]

Por: Diógenes Ramos em 07/10/2013


Introdução / Requisitos



Introdução

Sobre o OcoMon:
O OcoMon surgiu em março de 2002, como projeto pessoal do programador Franque Custódio, tendo como características iniciais o cadastro, acompanhamento, controle e consulta de ocorrências de suporte e tendo como primeiro usuário o Centro Universitário La Salle (UNILASALLE).

A partir de então, o sistema foi assumido pelo Analista de Suporte Flávio Ribeiro, que adotou a ferramenta e, desde então, a tem aperfeiçoado e implementado diversas características, buscando atender à questões de ordem prática, operacional e gerencial de áreas de suporte técnico como help desks e service desks.

Em maio de 2003, surgiu a primeira versão do módulo de inventário (Invmon) e, a partir daí, todas as informações de atendimentos começaram as estar vinculadas ao respectivo equipamento, acrescentando grande praticidade e valor ao sistema de atendimento.

Com a percepção da necessidade crescente de informações mais relacionadas com a questão de qualidade no suporte, no início de 2004, foram adicionadas características de gerenciamento de SLAs, mudando de forma sensível a maneira como o gerenciamento de chamados vinha acontecendo e obtendo crescente melhoria da qualidade final de acordo com os indicadores fixados para os serviços realizados.
Fonte: Flávio Ribeiro
Disponível em: Ocomon

Esta ferramenta é utilizada por diversas empresas e tem atendido às áreas de suporte de micro, pequenas e até grandes empresas.

Entretanto, o desenvolvimento do sistema foi interrompido em 2012 e desde então, não tivemos atualizações do sistema.

Outra reclamação da comunidade, é a falta de personalização de relatórios, e dependendo do tamanho ou do conhecimento de desenvolvimento de sistemas, algumas empresas não conseguem extrair da ferramenta os dados que precisam para ter uma visão sobre seu ambiente de TI ou do desempenho da equipe de suporte.

Devido a isso, estou disponibilizado este tutorial que irá ensinar como gerar um simples BI com exportação em Excel.

Requisitos básicos

  • Conhecimento em informática;
  • Conhecimento básico em SELECT em SQL;
  • Vontade de aprender.

O OcoMon pode ser instalado em uma máquina Windows com algum LAMP (XAMPP, WinLAMP, WampServer, etc), em máquina com GNU/Linux que possua instalado PHP, Apache e MySQL.

Neste tutorial, não vou abordar a instalação do OcoMon, parto do pressuposto que a ferramenta já esteja instalada.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução / Requisitos
   2. Acessando diretórios / Configurações
Outros artigos deste autor

Guia completo do Ocomon no Linux - Módulo cliente, abertura de ocorrência (exclusivo VOL)

Configuração de rede no AIX IBM

O que é e como configurar rede AD HOC no Ubuntu

Wine, Steam e programas do Windows, no Linux

O lado negro da Força, segundo a Microsoft o software livre quebra patentes

Leitura recomendada

Exclusivo - Entrevista com Fábio Berbert, criador e mantenedor do projeto Viva o Linux!

Logstash + Redis + Elasticsearch + Kibana - Gerenciando logs

Evite desgaste diário de seus CDs

Container Elastic Stack para visualização de logs do Proxy Squid

Assembler no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por danniel-lara em 07/10/2013 - 08:02h

Parabéns muito bom o artigo

[2] Comentário enviado por hiancintra em 07/10/2013 - 09:28h

Fala meu nobre! Há tempos procurava uma ideia neste sentido, mas nunca pensei em fazer dessa forma, show de bola!!

Só um detalhe, acredito que você esqueceu o link para download do relatorios.rar, não?
Abraços!

[3] Comentário enviado por dimatrix em 07/10/2013 - 09:33h

Paz e Bem!

Agradeço a todos o feedback positivo, para quem não encontrou o link de download: http://www.4shared.com/rar/WwhzY57H/relatorio.html

Bom trabalho a todos!

[4] Comentário enviado por janssenreis em 21/10/2013 - 22:05h

Não querendo desmerecer o OcoMon, mas existe o Quaizer (http://www.quaizer.org/), que inclusive comenta em seu site que o OcoMon foi meio que descontinuado. Porém, em minha opinião, o GLPI é o melhor opensource (http://www.glpi-project.org/).

[5] Comentário enviado por alexdagalera em 08/05/2014 - 09:11h

Bom dia galera

realizei os precedimentos citados acima mas quando eu abro a pagina aparece a seguinte sintaxe <?=(isset($_REQUEST['SQL'])?$_REQUEST['SQL']:"")?>

e ao gerar o relatório ele reclama de um erro nas linhas 34 e 39

Warning: mysql_num_fields() expects parameter 1 to be resource, boolean given in C:\xampp\htdocs\sisnice\ocomon\geral\relatorio\gerarRelatorio.php on line 34
Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in C:\xampp\htdocs\sisnice\ocomon\geral\relatorio\gerarRelatorio.php on line 39


gostaria de saber se alguém poderia me ajudar


grato

[6] Comentário enviado por deividiab em 11/05/2014 - 13:07h

Muito bom o Tutorial !

[7] Comentário enviado por alvares_and em 30/09/2014 - 11:34h

Estou com o mesmo problema do alexdagalera alguém poderia ajudar??

[8] Comentário enviado por lanocrazy em 16/12/2015 - 14:55h

Aconteceu comigo mas veja se é a data que esta errada!
Segue meu select para vcs testarem...
==============================================
SELECT
o.Numero,
p.problema AS Tipo,
o.descricao AS Descrição,
m.solucao AS Solução,
s.sistema AS Área,
l.local AS Localização,
t.status AS Situação,
data_abertura AS Abertura,
data_fechamento AS Fechamento,
login AS Analista
FROM
`ocorrencias` AS o
INNER JOIN `sistemas` AS s ON o.sistema = s.sis_id
INNER JOIN `usuarios` AS u ON o.operador = u.user_id
INNER JOIN `problemas` AS p ON o.problema = p.prob_id
INNER JOIN `localizacao` AS l ON o.local = l.loc_id
INNER JOIN `status` AS t ON o.status = t.stat_id
LEFT JOIN `prob_tipo_3` AS c ON c.probt3_cod = p.prob_tipo_3
LEFT JOIN `solucoes` AS m on o.numero = m.numero

WHERE t.stat_id IN (1,2,3,4,7,12,15,16,19,21,22,28,29,25,26,27,30,31)
AND data_abertura BETWEEN '2015-01-01 00:00:00' AND '2015-11-31 23:59:59'
GROUP BY
p.problema,
c.probt3_desc,
s.sistema,
l.local,
numero,
t.status,
data_abertura,
data_fechamento,
login,
DATE_FORMAT(data_abertura, '%Y-%m'),
o.descricao,
m.solucao
ORDER BY 1
==============================================
Espero que ajude.

[9] Comentário enviado por MariaSantiago em 10/04/2016 - 23:30h

Olá, o link para baixar a pasta relatórios não funciona, tem como disponibilizar novamente?

[10] Comentário enviado por linhocbj em 30/05/2017 - 14:05h

Olá, boa tarde.

Também preciso do link para download. Pode enviar por favor?!

Obrigado


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts