Com o desenvolvimento da tecnologia Power Line Communication (PLC), que permite transmissões de sinais por onda portadora em redes de distribuição de energia, surge mais uma opção de conectividade em banda larga, além dos sistemas wireless, de satélite e cabos coaxiais das operadoras de TV por assinatura.
Para vencer esta última milha a implementação da PLC no Brasil está sendo avaliada por companhias de energia como CEMIG de Minas Gerais, COPEL do Paraná e a ELETROPAULO de São Paulo, utilizando a própria rede elétrica para distribuir acesso contínuo e de alta velocidade para usuários residenciais, uma tecnologia conhecida como PLC (Power Line Communication) ou comunicação por linhas elétricas.
A mesma tomada de energia que faz seu computador funcionar pode ser usada para conectá-lo à grande rede. Os primeiros testes dessa nova tecnologia, a Power Line Comunication, foram feitos na Inglaterra.
Em termos simples, a PLC é uma tecnologia capaz de transmitir sinais de dados e voz pela rede convencional de distribuição de energia, usando sinais de alta freqüência.
A promessa é de acesso em banda larga e automação da leitura do consumo de energia, sem falar que a aparente facilidade de instalação, vem enchendo de esperanças os adeptos da popularização da Internet. De concreto mesmo, apenas os testes feitos por concessionárias de energia elétrica e pesquisadores em universidades. Mas a novidade não é tão simples, nem tão barata de implantar.
A expectativa é que se torne realidade e a Internet via rede elétrica seja mais uma opção além dos pares de cobre, satélites, cabos coaxiais e sistemas wireless para os usuários, dentro de cinco anos.
[6] Comentário enviado por yurivinicius em 03/06/2009 - 19:31h
Bom galera, como muitos entraram em contato comigo decidi postar no fórum que terminei sim minha monografia, fiz um estudo aprofundado da tecnologia com o apoio da CELG em Goiânia Goiás, lá pude conhecer na pratica a tecnologia e realizar teste para ver as interferências de outros aparelhos, principalmente motorizados, no sinal PLC, “Power Line Communication”. Também tive a oportunidade de ver alguns testes que a ANATEL fez para a homologação de alguns moldens estrangeiros no BRASIL.
Para concluir meu trabalho construí com ajuda de um colega que mexe com eletrônica um moldem para transmitir áudio via rede elétrica e do outro lado retirar o sinal e ter o áudio limpo para ouvir.
Pude ver a viabilidade da tecnologia para o BRASIL e algumas regiões mais especificas. E toda a história do desenrolar de sua criação e comercialização.
Para quem quiser material ou tirar duvidas, pode me mandar um email para yurivinicius@gmail.com que terei o maior prazer em ajudar.
O bom de trabalhar com PLC agora é que ela já foi homologada no BRASIL. Ficando mais fácil buscar equipamentos para teste.