Este artigo tem como objetivo orientar aos mais novos Pingüins (iniciantes em GNU/LINUX), de forma simples, como manipular e acessar seus dados em disquetes, discos de CD-ROM/DVD-ROM, discos rígidos, pendrives, dispositivos USB e partições DOS, NTFS e do próprio GNU/Linux. Alguns trechos deste artigo podem ser cobrados na prova da LPIC I.
O FHS (Filesystem Hierarchy Standard) é uma padronização que garante a qualquer distribuição GNU/LINUX baseada nestes critérios a mesma hierarquia de diretórios, então nas principais distros do mercado você encontrara o diretório /dev, que é o responsável por armazenar os arquivos utilizados para acessar aos dispositivos do seu computador. Estes arquivos são nomeados de modo a facilitar a representação na hierarquia do diretório /dev. Ao listar os arquivos do diretório /dev podemos ter um pouco de dificuldade para identificá-los, porem, com um pouco mais de prática, a nomenclatura usada fará sentido.
Alguns dispositivos como o mouse por exemplo é possível ver a interação com o arquivo que o representa. Por exemplo:
Digite no shell de comando a seguinte linha abaixo:
Para mouse USB:
# cat /dev/input/mice
Para mouse PS/2:
# cat /dev/psaux
Após digitar a linha de comando e pressionar ENTER, movimente o mouse!
Você verá na tela informações ilegíveis para humanos mas, que representam dados que o sistema operacional GNU/LINUX usa para posicionar, movimentar e controlar a seta e os cliques do mouse. Após o teste pressione as teclas Ctrl C (mantenha a tecla Ctrl pressionada e pressione a letra C) para interromper a leitura do dispositivo.
Dica: Caso a tela do shell de comando usado para este teste fique ilegível, digite reset e pressione ENTER.
Outros testes podem ser realizados da mesma forma do exemplo acima, com os seguintes comandos:
Para saída no vídeo:
# cat /dev/ttyX -> (Onde "X" é o nº do console que será utilizado)
Para o disco rígido:
# cat /dev/hda -> (Para inspecionar o conteúdo do primeiro disco rígido IDE)
OBS: É muito importante entender como são manipulados os dispositivos, pois é necessário passar os parâmetros exatos para evitar erros na hora de montá-los.
[2] Comentário enviado por manser em 30/01/2008 - 20:22h
Desculpem a franqueza, mas ao sujeito que pretende a certificação LPI-I e ainda não domina o assunto aqui abordado e melhor procurar outra coisa pra fazer. Digo isso pois esse é um assunto tão básico e facilmente encontrado na internet como no própio Guia Foca (excelente por sinal) que seria melhor colocar penas o link para o Guia e não chover no molhado. Não estou desmerecendo a sua intenção de ajudar aos iniciantes apenas acho que ficou redundante pelos motivos que apresentei.
[3] Comentário enviado por brunorns em 31/01/2008 - 10:15h
"manser"
Desculpa cara, mais vc foi um iniciantes um dia né? o que está fazendo no vol? parece que vc naum gosta de passar conhecimentos, pelo que vi na sua descrição vc só tem comentários e ainda vem da uma de expert, ninguem nasceu sabendo tudo.
ok?
antes de comentar lembre-se que existem pessoas que estão querendo dominar o assunto, e é iniciante como vc foi um dia...
[4] Comentário enviado por maran em 02/02/2008 - 22:42h
Manser, simplesmente inutiu seu comentario...
O que fazemos aqui no VOL é exatamente isso, contribuir, talvez quando se cadastrou aqui, não entendeu muito o que a comunidade oferece...
Para você nem gasto palavras....
Seu artigo esta muito bom=, cobre com perfeição o que se propos a fazer...
[6] Comentário enviado por Buri em 28/12/2015 - 15:01h
/dev/hda=
/dev= diretório onde estão armazenados os dispositivos existente no sistema
hd= Identifica o tipo de disco. Se é Sata, IDE,CDrom, disket .....
a= A letra a, identifica o 1º disco rigido, se for letra b, será o segundo disco rigido e assim vai