O planejamento é VITAL para que possamos cumprir todas as nossas tarefas de forma organizada e sem atropelos.
A lista abaixo foi feita com base nas tarefas que serão desempenhadas
na campanha "Get the Facts". A sua lista deverá ter as tarefas
pertinentes à sua campanha, lembrando que para o caso de trabalho em
GRUPO as tarefas deverão ser delegadas de acordo com o potencial de
cada membro (neste caso faça uma reunião com os mesmos para obter um
perfil dos mesmos).
- Pesquisa sobre o público alvo;
- Escolha das mídias de exposição do "produto" (internet, impressos, etc);
- Delegação de tarefas;
- Metas;
- Prazos;
- Lançamento.
01 - Pesquisa sobre o público alvo
Estudar seu comportamento, preferências e grau de instrução
(tarefa já cumprida).
Relatório:
Usuário com baixo conhecimento em informática, normalmente situados entre as classes A B e C, segundo grau completo e não raramente curso superior.
Poder aquisitivo de moderado a alto (classes A e B, sendo a maioria presente na classe B).
Aceita novos conceitos com relativa facilidade quando convencidos de
que os hábitos antigos estão ficando obsoletos e perdendo
funcionalidade. Transição facilitada quando o produto não provoca
grandes alterações na economia empresarial e doméstica.
Com relação a parcela da classe C: raramente obtém acesso ao computador,
a não ser em telecentros e/ou empresa. Aceitam novos conceitos, desde que
mostrados na mídia de massa em larga escala, como televisão e jornais
ditos como "populares".
Todas as classes compreendem com relativa facilidade linguagem escrita
e visual.
02 - Escolha das mídias de exposição do "produto" (tarefa cumprida)
Relatório:
Devido ao baixo orçamento, foram escolhidas a internet e mídia
impressa em folder com papel de qualidade (6000 impressos),
bussdoor (outdoor colado em coletivos) e plotter (adesivo com
arte impressa em 300 a 1400 DPI, sendo que o mesmo pode ser usado
para adesivar veículos, portas, paredes, etc).
Orçamento total a ser gasto: R$ 1200,00 (você não precisa mandar
fazer nada, a menos que queira mesmo ver sua campanha nas ruas. O
valor pode varia de acordo com sua localização).
03 - Delegação de tarefas (tarefa cumprida)
Como não há equipe nesta campanha, não há necessidade de escrever
nada no momento.
04 - Prazos (tarefa cumprida)
- Criação do slogan: 1 dia;
- Texto da campanha: 1 dia;
- Criação do folder: 1 dia;
- Criação do plotter: 1 dia;
- Hot site: 2 dias;
- Impressão na gráfica (tempo requerido pela mesma para preparar o buss door, folders e plotters): 5 dias;
- Lançamento 2 dias.
Total: 12 dias.
Tempo previsto de duração da campanha nas ruas: 30 dias
(mantendo-se os R$ 1200,00 mensalmente, pode se estender o
tempo necessário).
05 - Lançamento
- Adesivar automóvel;
- Checar as provas da gráfica e distribuir o material em locais públicos;
- Verificar linhas de ônibus com o buss door circulando;
- Aguardar o resultado da campanha. =]