No artigo deste mês vou falar sobre o polêmico e aguardado laptop de $100, o que é o projeto, qual sua relação com o Brasil, dúvidas frequentes sobre o projeto OLPC, os componentes de software do projeto, especificações de hardware, screenshots do sistema Linux em funcionamento nos laptops, fotos do lançamento do modelo B1 e meu comentário pessoal sobre este projeto e sua relação com o mundo do software livre, em especial sua relação para com o futuro do Linux.
É uma nova iniciativa criada pelo professor Nicholas Negroponte em conjunto com a Media Laboratory, do Massachusetts Institute Of Technology, para desenvolver um laptop de $100, que irá revolucionar como nós educamos as crianças do mundo inteiro.
Entre os parceiros da OLPC estão empresas como AMD, Quanta, Brighstar, Google, Marvell, News Corp., Nortel e Red Hat, as empresas eBay e 3M estão em fase de avaliação da parceria . A OLPC negocia com Brasil, Argentina, Nigéria, Tailândia e Líbia. Sendo que a participação do Brasil no projeto é muito grande, tendo entre os desenvolvedores alguns brasileiros como Marcelo Tossati, além da compra de inúmeras unidades de laptops já confirmadas. A idéia é que cada país compre pelo menos 1 milhão de máquinas.
[1] Comentário enviado por nissieloin em 10/01/2007 - 10:25h
Achei bastante explicativo.
A primeira coisa que desejo é que o tenhamos educadores eficientes. Trabalho na matriz de uma rede de escolas de informática, e tem sido dificil encontrar pessoas competentes para lecionar. Uns tem teoria e pratica técnica e nenhuma didática, outros o contrário.
Aqui em MG, as superintendencias de ensino fizeram um suposto treinamento com professores da rede publica para que os mesmos pudessem lecionar e/ou utilizar linux para ensino.
Contudo o foco deste treinamento foram comandos nunca utilizados nem por adm de sistemas complexos linux, bem como editoração eletrônica de documentos utilizando o pico.
Achei o cúmulo do absurdo. Parece que as pessoas que fazem os planos de ensino e conteúdos querem denegrir a imagem do linux.
+++++++
Fique satisfeito de ver que o B1 é extremamente simples e funcional, sendo, aparentemente, bem mais fácil de utilizar que qualquer windows.
[4] Comentário enviado por fchevitarese em 11/01/2007 - 08:30h
Legal!
Espero que seja de boa serventia para todos, que ajude na inclusão digital e mais, que ajude a criar mais usuários e desenvolvedores para nossa linux, que possa também tirar a viseira das pessoas que só usam M$$$
[8] Comentário enviado por librarian em 12/01/2007 - 19:24h
andersonjackson, li o sítio indicado. E um comentário muito interessante, por non, entitulado "mentira", logo em seguida: de acordo com o sítio http://www.tuxmachines.org/node/12504, "The organisation working on a low-cost laptop for developing-world education has rushed to deny speculation that the machines may become generally available to the public, following news reports earlier this week."
O comentário seguinte, por Augusto Campos, diz que "mentira não é bem a palavra". Então eu digo algo e meu superior me desmente, eu não menti? E até onde eu tenha lido, o moço da OLPC não disse que "é provável que no futuro o façam". Portanto, não acredito que o XO seja vendido ao usuário final. Não mesmo.
[9] Comentário enviado por hakaguramercado em 12/01/2007 - 21:14h
um artigo glorioso!!! mas esse Librarian, além de naw saber ler, escrever e deve ser um nube em linux vem me responder uma pergunta dessa; mas como sempre existe os verdadeiros (como nós) : andersonjackson valeu meu irmão!!!!!
[10] Comentário enviado por removido em 13/01/2007 - 00:42h
cara, o artigo está bom, uma iniciativa boa já que o OLPC pode ser uma grande sacada pro LINUX atualmente, que tal entao vc fazer um artigo ensinando a usar o OLPC ??
que tal um artigo que ensine a emular a imagem no QEMU por exemplo, já tentei mas nao consegui... =/