Já imaginou um sistema operacional leve e Open Source, que cabe em um simples disquete convencional, fazendo o processo de boot por ele sem precisar instalar nada e que ainda te oferece uma ferramenta completa para particionamento/manipulação de discos rígidos da máquina. Não!? Então conheça neste artigo o Visopsys!
Visopsys (VISual OPerating SYStem) é um sistema operacional alternativo baseado para arquitetura x86, sendo desenvolvido por Andy McLaughlin, um programador que desenvolvia sistemas operacionais por hobby, desde 1997.
O sistema é liberado como software livre junto com seu código fonte, de acordo com General Public License.
Leve e portátil, o Visopsys vem com o mínimo de aplicativos possíveis, mas aí você, leitor, deve estar ser perguntado, pra que serve este humilde sistema operacional, que além de não ser parecido nem baseado no Linux/UNIX ou em sistemas Windows, vem com menos de dez aplicativos!? O Visopsys tem por objetivo servir como um sistema operacional em que você poderá manipular partições existentes em HDs contidos na sua máquina.
Suponha que você tenha que dar manutenção em uma máquina, basta tirar o cd do Visopsys do bolso e pronto! Tem um particionador gráfico e fácil rodando no maior estilo dos live-cds Linux que temos hoje, e o mais curioso deste sistema é que ele é tão simples e leve que você pode rodá-lo e junto com ele todas as aplicações contidas no sistema a partir de um simples disquete!
Para usuários que não são familiarizados com sintaxes e comandos em terminal, esta é uma boa opção, que além de ser livre, é extremamente portátil, devido a sua tamanha simplicidade.
Por ser um projeto pouco conhecido e divulgado, ele recebe poucas contribuições técnicas, causando uma certa incompatibilidade com alguns hardwares, mas com a maioria dos equipamentos funciona sem problemas.