Quando ele nos procura, ele quer geralmente pelo menos uma destas coisas abaixo:
- Criar a identidade da empresa pertencente à ele ou para a qual ele trabalha.
- Remodelar a identidade visual pré-existente.
- Colocar um produto no mercado (criação da identidade visual do produto, além de promover a divulgação do mesmo).
- Reposicionar a marca e ou produto no mercado.
- Decretar a "morte" do próprio produto (afim de colocar outro em seu lugar) ou atacar produto da concorrência (geralmente feito de maneira indireta).
- Fazer o planejamento da estratégia de marketing das peças criadas.
Com o avanço das ferramentas ditas "caseiras"m tanto de edição de imagens até desenho vetorial e cartesiano (3d), todos viramos "diretores de arte". Mas que p*** é essa?! Para explicar isso, vamos primeiro mostrar a estrutura básica de uma agência de publicidade.
1. Atendimento: Não... não é o que você está pensando, para isso já inventaram os... esqueçam hehe, vamos lá. Os profissionais do atendimento são o elo de comunicação entre o CLIENTE e a CASA, ou seja, é dever do atendimento desde "vender o peixe" da agência, além de traduzir tudo o que a criação quer transmitir ao cliente, interpretar o briefing (o briefing nada mais é do que tudo o que o cliente quer, colocado em um documento escrito pelo executivo de contas *(esse é o termo mais apropriado para o profissional do atendimento) na linguagem da agência. Também é dever do mesmo participar do Brainstorm (reunião sobre com o objetivo de se obter idéias para resolver o "problema" do nosso cliente exposto no briefing).
2. Criação: Isso mesmo, é onde a "mágica acontece", aqui nós temos por ordem hierárquica (isso tecnicamente não existe).
- Diretor de criação: Ele é o responsável pelo setor de criação, a responsabilidade do mesmo é supervisionar o trabalho feito pelos demais profissionais, a palavra final sobre cada peça (aprovação ou reprovação) também é dele, caso algo não saia como planejado com relação a uma peça, a responsabilidade é dele (a menos que todos saibam que ficou uma M... e o cliente tenha aprovado).
- Diretor de arte: Esse é parte de uma dupla (raramente trabalha sozinho). O trabalho dele é com as imagens e é subordinado direto ao diretor de criação, sendo livre parar criar, porém o trabalho final tem que passar pelo crivo do superior antes de ir para a rua.
- Redator: Completa a dupla com o profissional citado acima, é ele quem cuida dos textos da peça, porém não existe um "padrão", já que os mesmos podem opinar na área que compete ao outro e etc. Este também é subordinado ao diretor de criação, porém geralmente o diretor de arte e este chegam a um denominador comum, sendo que apenas quando isso acontece é que o diretor de criação avalia o conceito.
Assistente de criação: Este é o "faz tudo", ele está subordinado ao redator e ao diretor de arte, além de cumprir as tarefas delegadas pelo diretor de arte e ou redator, também prepara os arquivos para gráficas, além de outras funções que podem ser relevantes ou não.
- O cara do cafézinho.
3. Pesquisa e planejamento: São as pessoas "menos loucas" da casa, elas são as responsáveis por planejar a estratégia de marketing do cliente, bem como contratar serviços de pesquisas diversos a fim de coletar dados sobre a vida de mercado do cliente quando necessário (note que clientes grandes possuem seu próprio dpto de marketing, o qual é responsável por isso e pelo gerenciamento da campanha do mesmo).
4. Produção. Sua função é basicamente cotar preços entre gráficas e demais suprimentos necessários. Obviamente que procura o preço para cada coisa o mais barato possível.
5. Dpto de Mídia: Basicamente é ele quem decide em que emissoras de TV o comercial do cliente X irá aparecer e quantas vezes, dependendo da verba. Ele é quem controla o uso da verba em si também no quesito impressos (em alguns casos apenas). É também responsabilidade DELE fazer com que a fita chegue a emissora e que o comercial e/ou spot de rádio seja exibido no horário e dia determinados. Ele também é responsável por escolher quando e onde no quesito internet.
6. Trafego: Sabe tudo o que acontece na agência, é ele quem controla os prazos e mantém o atendimento informado à respeito do andamento de determinado trabalho para cliente x ou y.
Os demais departamentos não são necessários aqui, para poupar tempo podemos prosseguir, como pudemos observar, é um mundo à parte e o cliente é apenas o "começo". É importante deixá-lo feliz e é isso o que importa. Na realidade não interessa se a campanha vai ou não ser boa, na prática é o cliente quem paga e a palavra final é sempre DELE, afinal o dinheiro é quem manda.