PostgreSQL: SGBDOR

No decorrer deste artigo procuramos discutir brevemente alguns dos principais aspectos, sob uma visão sócio-técnica, filosófica e histórica, do PostgreSQL - um dos principais Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados de código livre no momento.

[ Hits: 55.643 ]

Por: Jackson Laskoski em 20/01/2005


Free software, software free, shareware e proprietário



Abriremos aqui um parêntese para podermos explicitar breves conceitos sobre os estilos, que pelos quais os softwares são distribuídos/comercializados atualmente:

Free Software: Também chamado de software de livre distribuição, este termo é usado para designar o software que pode ser livremente copiado por qualquer pessoa, física ou jurídica, e que possuí seu código fonte disponível para quem quiser vê-lo ou alterá-lo sem que precise pagar por isto. Existem muitos tipos de licença de software livre, porém, a mais conhecida é a GPL. O GNU/Linux é um exemplo de software livre e, é exatamente isto que o "Free" na frente da palavra software quer dizer, "liberdade de expressão".

Software Free: Em princípio os termos "Free Software" e "Software Free" não possuem muitas distinções, principalmente na grafia. Contudo, são completamente diferentes no que tange licenças de obtenção e distribuição. Enquanto um Free Software pode ser livremente distribuído com seu código fonte e adaptado, o Software Free não. A palavra "Free" da expressão Software Free refere-se ao fato de que a ferramenta em questão é gratuita, ou seja, ninguém precisa pagar para obtê-la ou usá-la, porém, seu código fonte não é liberado e, assim sendo, a mesma não pode ser alterada ou adaptada. A única pessoa que pode efetuar modificações no referido programa/sistema é quem o criou.

Shareware: Pode-se dizer que um software Shareware é uma espécie de Software Free com data de validade pré-definida ou com certos recursos bloqueados. Shareware é uma modalidade de distribuição e comercialização de software, onde a ferramenta pode ser livremente copiada, mas ela funciona em um modo "demonstração" por um determinado período de tempo. O usuário deve então, após esse período de tempo, comprar o software e ao fazer isso adquirir uma chave (normalmente um número serial) que desbloqueia as funções não disponíveis no modo demonstração (Arruda e Walter, 2002, p. 12).

Software Proprietário: Sem sombra de dúvidas esta é a modalidade de software que mais se tem notícias, com o maior número de representantes. São softwares produzidos por pessoas físicas ou jurídicas com o intuito de se agregar valor ao produto, ou seja, são ferramentas lógicas comercializadas sob uma determinada licença que não permite, sem prévia autorização ou aquisição, a utilização das mesmas por terceiros. O sistema operacional MS Windows® da Microsoft® é um exemplo atual e relevante deste modo de distribuição de softwares. "O software comercial é aquele produzido e comercializado por uma determinada empresa, pelo qual o usuário deve adquirir uma licença de uso, normalmente tem o seu código fonte não disponível" (Arruda e Walter, 2002, p. 12)

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. Introdução
   3. Conceitos importantes
   4. Free software, software free, shareware e proprietário
   5. Características e recursos
   6. Comparando o incomparável
   7. Conclusões
   8. Referências bibliográficas
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Automação comercial livre no Slackware 12

PostgreSQL 9.4 - Replicação com slots

Postgres e os Sistemas Alterdata

PostgreSQL no Slackware - Importando e Exportando arquivos TXT e CSV

HowTo: Como criar Cluster Linux - Ativo/Passivo para Postgres com DRBD, Pacemaker e Corosync

  
Comentários
[1] Comentário enviado por mmm em 20/01/2005 - 13:41h

Há alguns equivocos quanto aos conceitos de formas de distribuição de software. Por favor, consulte:

Categorias de Softwares Livres e Não-Livres: http://www.fsf.org/philosophy/categories.pt.html

Palavras e frases confusas e carregadas que devem ser evitadas: http://www.fsf.org/philosophy/words-to-avoid.pt.html

[2] Comentário enviado por fdmarp em 21/03/2009 - 13:03h

Achei interessante. Não sei se concordo com tudo, mas achei bom.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts