Vejamos agora o segundo caso, onde o usuário pretende configurar manualmente o esquema de particionamento. Na tela do particionador, com a sugestão indicada por ele, clique em Criar configuração da partição.
Selecione a opção Particionamento personalizado (para usuários avançados).
Veja que na tela abaixo, selecionamos do lado direito, discos rígidos e depois sda (se houvesse mais de um HD, eles seriam listados sda, sdb, sdc.. ; HDs IDE são listados como hda, hdb, hdc...). Do lado direito aparece o mapa do HD, com a única partição criada (em azul escuro) e com o Windows instalado.
Na parte de baixo da janela, clique no botão Redimensionar. Na pequena janela que se abre informe o tamanho da partição que você quer deixar para o Windows. Em nosso caso vamos deixar 7 GB. Informe portanto 7 GB na caixa Tamanho personalizado. Veja que há um espaço entre o 7 e o GB. É dessa forma que a informação deve ser inserida. Clique em Ok para aceitar.
Veja que agora aparece um espaço denominado Espaço não particionado É nesse espaço que vamos criar as três partições para o openSUSE.
Veja que, não é necessário criar as três partições. Duas apenas são necessárias: a partição raiz (/) que abriga todos os arquivos e a partição swap, para ser usada como memória em caso de necessidade e como local de salvamento de informações quando o usuário coloca o sistema em hibernação. Veja que a /home se localiza dentro da partição /.
O fato de se colocar em uma partição separada é para que os arquivos pessoais fiquem isolados do sistema operacional. Isso traz muito mais segurança para o usuário. E é desta forma que vamos proceder, criando três partições. Para criá-las, clique no primeiro botão à esquerda na parte de baixo da janela, o botão Adicionar. Selecione a opção partição primária. Clique em próximo.
Em tamanho personalizado, selecione o tamanho da partição raiz (/). Em nosso caso, separamos 4 GB para esta partição.
Clique em próximo. Em opções de formatação selecione o sistema de arquivos Ext4. É o sistema de arquivos mais indicado aos usuários domésticos e em Opções de montagem, selecione o ponto de montagem raiz (/), como mostra a a imagem abaixo. Clique em Concluir.
Veja que agora já temos duas partições. Uma de 7 GB para o Windows e uma de 4 GB para o openSUSE. Temos ainda um outro espaço de 7 GB que está livres. Repita os passos acima para agora a adicionar a partição swap e a partição home. Veja nas imagens abaixo, como ficam essas opções. As outras duas nesse caso também podem ser adicionadas como partições primárias.
Swap
Veja que nesse caso o tamanho é expressado em megabytes - MB), pois a partição tem menos de 1 GB de tamanho. Se fosse em gigabytes, basta trocar o M pelo G.
No sistema de arquivos selecionamos swap e automaticamente a montagem também seleciona swap. Esse é um detalhe importante, pois senão a partição não será usada como swap. Clique em Concluir para finalizar.
Depois de criada a swap, temos o mapa do HD dessa forma.
/home
Repita os procedimentos para adicionar uma partição, aceite o tamanho indicado (pois foi o que sobrou do HD para essa partição e como não será criada mais nenhuma podemos ficar com a sugestão indicada como mostra as imagens abaixo) indique o sistema de arquivos como Ext4 e ponto de montagem /home. Clique em concluir para finalizar a configuração desta partição.
Confira na imagem acima como ficou as opções da partição /home.
O mapa do HD, após as configurações manuais fica assim.
Agora basta clicar em Aceitar. O particionador volta para a tela inicial dele e apresenta o novo resumo das configurações. Confira as imagens abaixo.
No detalhe, as partições.
Clicando em próximo, o instalador avança para a tela onde o usuário escolhe seu nome de usuário e senha.