Alguém se lembra das "mulheres e famílias de manteiga e margarina"?
Não, não é uma pergunta sem nexo e SIM, vocês se lembram, mas mesmo assim vou explicar quem eram essas "pessoas":
Perfil 1: A dona de casa que aparece nos comerciais desses dois produtos, ela normalmente é retratada como uma mulher "assexuada", que só sabe servir o café da manhã (e geralmente é um colossal café da manha) para a "família" (marido e filhos, todos sorrindo também). De acordo com o comercial, a "felicidade da família" será eterna enquanto se comprar o produto da marca que é oferecida na propaganda.
Temos também uma outra situação, a da "Mulher maravilha da casa".
Neste caso a mulher é retratada como uma pessoa extremamente limitada, que só pensa em deixar a casa mais brilhante do que diamante polido. Ah sim, o "sorriso no rosto é sempre mantido".
Por fim temos a mulher da cervejaria, onde elas são retratadas como "brinde" que vem com a cerveja, claro, elas não pensam e "nós somos reis".
Temos outros exemplos de mídia dos homens também, mas alguns são relativamente parecidos com os citados aqui e geralmente não são vistos na mídia, exceto o público "aborrecente" que tem recebido uma atenção maior atualmente.
Os adolescentes guaraná e os "naturebas".
Este é bem recente, esses indivíduos são retratados como pessoas extremamente limitadas, que só pensam em se beijar bebendo refrigerante, ou ainda são retratados como sonhadores (ao estilo Júlio Verne), que ao comprarem determinada pasta de dente são literalmente transformados em SNOWBOARDERS ou vão parar numa ilha paradisíaca para se beijarem de baixo dágua SALGADA ou pior, ABRIREM A BOCA embaixo dela =] .
Mas apesar de serem coisas BIZARRAS, elas tem um propósito sóbrio e 'eficaz".
- A margarina faz a família feliz;
- A pasta de dente refresca seu hálito de uma maneira prazerosa;
- O produto x faz da limpeza uma atividade alegre e não mais estressante".
Não parece, mas sim, eles estão jogando com o EMOCIONAL destas pessoas! Reparem que isto não acontece apenas em comerciais, mas com peças estáticas (tanto para a internet quanto para impressos) também!
Não é preciso mencionar que a "musiquinha" (Jingle) tem o mesmo papel, mas no rádio ela está sozinha e pode ser fator DETERMINANTE, assim como o impresso ou a peça estática para internet* (não estou ignorando as peças animadas, estou apenas generalizando, já que a função é a mesma).
De posse dos nossos novos conhecimentos, vamos agora criar um exemplo de peça publicitária visando mudar a mentalidade dos funcionários de uma empresa fictícia que contratou os nossos serviços (migração de plataforma paga para livre) com relação ao nosso "produto".
Mas antes faltou explicar uma coisa MUITO IMPORTANTE: Afinal...O que é um PRODUTO?
Produto é tudo aquilo que desperta desejo ou necessidade no consumidor final, seja palpável ou serviço. SIM, SERVIÇO TAMBÉM É PRODUTO.
Muito bem, não vou pedir pra que seja criada uma peça em tamanho "natural" (A3, bussdoor, outdoor ou o que for), mas sim apenas um EXEMPLO do que você FARIA para atrair o público alvo na situação já mencionada.
Os nossos slogans exemplo: "Pare de sofrer" e respectivamente: "Não existe nada melhor do que ser LIVRE".
O nosso exemplo ilustrado é:
Antes de mais nada: é ÓBVIO que o nosso exemplo não teve "tratamento" cinco estrelas, isto por 3 razões:
- Primeiro, assim eu evito que ele seja usado para fins que não seja educativos, a vantagem é que assim ninguém tira proveito de quem quer mesmo aprender alguma coisa.
- Segundo, se a firma fictícia pagasse pelo serviço... quem sabe né?
- Terceiro, tem outros artigos em andamento e não quero perder tempo enfeitando.
Quem quiser mandar o exemplo que foi feito, por favor, sinta-se a vontade. =]
Ahh sim, quase me esqueço: Como chegamos ao resultado do nosso exemplo?
Primeiro criamos uma nova camada com nada dentro, depois aplicamos o degradê de tonalidades x e y na mesma, daí usamos o efeito de camada "multiplicar", daí com mapeamento alien 2, salientamos o tom de azul e demos mais luz a imagem. Quanto as letras foi básico, pegamos uma textura "bem conhecida" por alguns aqui hoje presentes e a aplicamos sobre as letras com o efeito "LUZ DURA".
Pronto, vamos andando.