Quando iniciam no mundo Linux, os já viciados em Windows acreditam que konsole, terminal, xterm e etc são todos a mesma coisa. Em verdade, na maioria das vezes, sequer sabem o que é um xterm, uma vez que geralmente usam o KDE. Com o passar do tempo os mais afoitos por conhecimento passam a procurar gerenciadores de janelas alternativos e, pasmem, cadê o konsole?
Bom pessoal, tentei dar uma passada geral sobre cada terminal gráfico para que você possa escolher o seu preferido tranqüilamente. Considero todos muito bons; pessoalmente uso o Mrxvt, pois evito qualquer coisa do KDE e algumas coisas do Gnome por instinto de aprender mesmo (quanto menos menuzinhos e ajudas que um programa lhe dê, mais você tem que procurar soluções alternativas), isso não quer dizer de maneira nenhuma que esses ambientes desktops ou terminais gráficos sejam ruins. Exerça sua liberdade, escolha. E isso aí galera, Viva o Linux!
[3] Comentário enviado por davidsonpaulo em 12/07/2006 - 11:46h
Salve Fernando!
Beleza de artigo, bem detalhado, assunto pouco tratado, embora trate de algo que todos usamos constantemente.
Fiquei surpreso com sua afirmacão de o Gnome-terminal ser mais pesado que o Konsole, pois aquele sempre foi aberto mais rapidamente do que este, além de parecer mais ágil durante a operacão, sempre que pude compará-los. Talvez isso decorra das versões, uma vez que, no GNOME 2.14, ocorreu uma sensível melhora na manipulacão de memória dos seus aplicativos, fazendo com que a agilidade fosse aumentada grandemente (alguns testes mostraram o Gnome-terminal com uma execucão mais rápida até mesmo que o Xterm, embora o tempo de abetura e consumo de memória do Gnome-terminal fossem incrivelmente maiores).
Mas é isso aí, terminal é que nem gerenciador de janelas: cada um tem o seu. :-) Gostei de conhecer o Mrxvt, vou testá-lo assim que tirar uns minutinhos pra dar uma mexida sem compromisso. Gosto muito da sensacão de a janela do terminal abrindo-se instantaneamente, coisa que não acontece com o Gnome-terminal.
[4] Comentário enviado por fsamoreira em 12/07/2006 - 12:44h
salve davidson!
eu nao fiz os testes, mas teoricamente o que acontece é o seguinte: o gnome-terminal carrega menos bibliotecas externas junto com ele, diferente do konsole que precisa carregar as kdelibs. sendo assim, quando você abre o konsole numa windowmanager diferente do kde ele vai pesar muito e vai demorar mais para abrir, pois vai ter que carregar todas as kdelibs, o que, exagerando um tanto, é quase como carregar o kde inteiro na sua máquina. Se considerado esse detalhe o konsole é mais pesado que o gnome-terminal quando aberto fora do kde (quando aberto no kde as kdelibs já estaram carregadas).
por isso que o gnome-terminal parece mais leve, porque fora do kde ele realmente é.
[6] Comentário enviado por agk em 12/07/2006 - 15:06h
Muito bom, bastante interessante essas comparações, utilizo o konsole estou muito satisfeito com ele, pois atende as minhas necessidades com os recursos que tem.
mrxvt*cursorBlink: true
mrxvt*cursorBlinkInterval: 1000
mrxvt*geometry: 80x25
mrxvt*cursorColor: white
mrxvt*initTermNumber: 5
mrvxt*borderLess: true
mrxvt*bottomTabbar: true
mrxvt*hideButtons: true
mrxvt*transparent: true
mrxvt*transparentTabbar: true
mrxvt*backgroundFade: 100
mrxvt.scrollBar: false
mrxvt.pointerColor: black
mrxvt.cursorColor: red
mrxvt*tabForeground: white
mrxvt*itabForeground: forestgreen
mrxvt*font: 9x15
!mrxvt*xft: true
!mrxvt*xftFont: Bitstream Vera Sans Mono
!mrxvt*xftmFont: Bitstream Vera Sans Mono
!mrxvt*xftAntialias: true
!mrxvt*xftWeight: normal
!mrxvt*xftSlant: roman
!mrxvt*xftHinting: true
!mrxvt*xftAutoHint: true
!mrxvt*xftGlobalAdvance: true
!mrxvt*xftWidth: normal
!mrxvt*xftRGBA: rgb
!mrxvt*xftSize: 10
[8] Comentário enviado por feraf em 12/07/2006 - 17:32h
Olá,
Não sei qual versão do gnome-terminal você usou, pois a versão 2.14 (a última versão estável) está muito mais rápido e leve, devido a melhorias no Gtk e na renderização de fontes do terminal. Segundo a Gnome Fundation (http://www.gnome.org/start/2.14/notes/en/rnusers.html) ele se tornou até mais rápido que o Xterm. Se bem que se você não usa gnome (ou Xfce) não vale a pena usá-lo.
[9] Comentário enviado por PCMasterPB em 12/07/2006 - 20:32h
Muito interessante teu artigo, mas senti falta do aterm, ele é um terminal a meu ver bem leve e bem customizavel, como transparência e tal. Teria tb o eterm, os dois, aterm e eterm, são bastante difundidos na comunidade linux em geral, principalmente quem usa o Fluxbox ou Blackbox. Flw. ;D
[10] Comentário enviado por grabber em 12/07/2006 - 21:38h
Parabéns pelo artigo! Tem só um detalhe, o fato de quando executamos um programa em determinados terminais ele ficar dependente do console é relativo. Para solucionar este problema...
PROGRAMA & (o "&" cria um processo independente em background).
[11] Comentário enviado por Phantom X em 13/07/2006 - 00:46h
Quero lembrar que o "Mrxvt" veio do "aterm", que veio do "rxvt", tanto que o mrxvt se chamava "materm" a uns tempos. Por isso, não se preocupem por ter faltado o "aterm", pois são bem parecidos no uso, a não ser a falta de abas neste último.
[13] Comentário enviado por GilsonDeElt em 30/06/2007 - 12:46h
Cara, muito bom seu artigo.
Ficou bem explicado.
Uso o KDE, e não acho o Konsole tão pesado assim. Ele levou 3 segundos pra abrir no meu PC - 3 segundos na primeira carga e 2 na segunda (256 mb RAM, Konqueror com 9 abas abertas, Kopete, KPPP, GKrellM e amaroK rodando).
Nunca tinha ouvido falar do MRxvt e nunca usei Gnome-Terminal.
Já usei o Rxvt no meu Fluxbox e até gostei,
mas o tal de xterm é muito "simples", dá só pro básico do básico (é só uma opinião minha).
O Yakuake também é bom, mas prefiro meu velho Konsole.