Neste artigo explico detalhadamente como instalar e utilizar o sistema de Helpdesk desenvolvido em Java pela Omega Códigos em um servidor Linux, disponibilizando aos usuários de uma rede corporativa ou pela internet um software que roda em Linux, Windows, OS-X etc.
Se você chegou até aqui, parabéns! O seu sistema Helpdesk está pronto para ser utilizado pelos usuários, veremos nesta página como usá-lo.
Após ter acessado o Ultra Client com um usuário que possua permissão suficiente, na janela principal basta clicar no botão HELPDESK, e surgirá a janela abaixo:
É nesta janela que todas as operações do Helpdesk são efetuadas, vamos à elas:
Abrir um chamado
Basta clicar no botão NOVO, selecionar um setor e um status e surgirá a janela abaixo:
A abertura é bem intuitiva, não vou me prender aos detalhes.
A partir do momento que o chamado é aberto para um usuário específico, ele já passa a constar da lista de chamados do usuário.
Se o chamado é aberto para todos, um administrador precisa encaminhar o chamado para um usuário menos privilegiado.
Com o chamado aberto o usuário pode:
Imprimir o chamado (é necessário ter um leitor de PDF instalado, pois o sistema gera um PDF e abre-o no leitor de PDF);
Enviar o chamado para outro usuário;
Solicitar o encerramento (quando o usuário solicita o encerramento, o chamado volta para quem o abriu para que confirme ou não o encerramento);
Alterar o status;
Alterar a prioridade;
Consultar o Mapa (serviço integrado ao Google Maps®), que dá a rota do endereço da empresa (Configurado no "Dados do Emitente") até o endereço do cliente. Este recurso só funciona para chamados abertos para clientes.
As demais funcionalidades do Helpdesk bem como do sistema podem ser estudas no manual, na mesma página onde foi baixado o Ultra Client.
Abrir um chamado para um cliente
Para abrir um chamado para um cliente, na janela principal clique em Clientes, localize o cliente desejado, selecione-o e clique sobre o botão CHAMADO. O procedimento de abertura daí para frente é o mesmo, com a diferença que este chamado ficará associado a este cliente, além da funcionalidade do mapa.
Servidor: Debian GNU/Linux 5 ou superior com Java 1.6 e MySQL
Clientes: Qualquer sistema operacional com suporte ao Java 1.6
Sistema de instalação do servidor: apt
Atualizações de versões:
No servidor: apt-get update; apt-get install ultra-servidor ou apt-get dist-upgrade
Nas estações: AUTOMÁTICA, ao atualizar a versão o servidor, no momento do acesso o Ultra Client baixa a nova versão automaticamente para a estação de trabalho.
Quem quiser entrar em contato para instalar e dar treinamento no sistema, faça-o através do meu e-mail que também é meu msn: kemper@mignet.com.br
Quem quiser entrar em contato com uma empresa que trabalha com o Helpdesk, pode entrar em contato com a Mignet, que é um provedor de internet através do e-mail admin@mignet.com.br ou por telefone: (37)2101-2101. Eles já utilizam este sistema há quase 2 anos.
O sistema possui mensalidade de R$ 120,00, que é enviada através de boleto para o e-mail cadastrado nos Dados do Emitente, porém os 30 primeiros dias funcionam sem pagamento. Este investimento é irrisório considerando as melhorias que trará para a empresa.
[5] Comentário enviado por kemperacc em 19/06/2010 - 18:07h
Cezar, como foi dito, funciona por 30 dias sem registrar, mas se quiser apenas aprender a usar o sistema, pode utilizar esta demonstração online que funciona direto.
[6] Comentário enviado por luizdn em 21/06/2010 - 21:42h
Não sei quanto as outras pessoas que acessam esse site mas me sinto frustrado em saber que o espirito software livre perde com essa "comercialização" de software. Pensei que era livre. Devia ao menos elucidar no começo que o software é shareware, teria me poupado a leitura do mesmo.
[7] Comentário enviado por kemperacc em 22/06/2010 - 08:09h
luizdn, podemos fazer um acordo então.
Se o Sr estiver disposto a arcar com os custos, poderemos torná-lo um software livre e open source sem dúvida.
Também sou a favor do software livre e open source, mas isso não exclui o meu direito de ganhar dinheiro com a minha profissão (programador), portanto a proposta:
* O Sr pode comprar o fonte do software;
* Pagar o salario dos programadores;
* Pagar a hospedagem física dos servidores no CPD (5 SERVIDORES) com um link de 20MB de internet.
* Pagar o contador, o aluguel, condomínio, etc.
Agora, creio que para uma empresa que necessite de um software Helpdesk, o investimento de 120,00/mês chega a ser irrisório considerando os benefícios de um software que não trava, não dá pau, que tem assistência técnica, que, caso o cliente necessite, efetuamos melhorias sem cobrar a mais por isso.
Saudações.
Kemper
Programador - Omega Códigos - Desenvolvimento de Software
[9] Comentário enviado por kemperacc em 22/06/2010 - 15:49h
fndiaz, podemos fazer um acordo então.
Se o Sr estiver disposto a arcar com os custos, poderemos torná-lo um software livre e open source sem dúvida.
Também sou a favor do software livre e open source, mas isso não exclui o meu direito de ganhar dinheiro com a minha profissão (programador), portanto a proposta:
* O Sr pode comprar o fonte do software;
* Pagar o salario dos programadores;
* Pagar a hospedagem física dos servidores no CPD (5 SERVIDORES) com um link de 20MB de internet.
* Pagar o contador, o aluguel, condomínio, etc.
Agora, creio que para uma empresa que necessite de um software Helpdesk, o investimento de 120,00/mês chega a ser irrisório considerando os benefícios de um software que não trava, não dá pau, que tem assistência técnica, que, caso o cliente necessite, efetuamos melhorias sem cobrar a mais por isso.
Saudações.
Kemper
Programador - Omega Códigos - Desenvolvimento de Software
[11] Comentário enviado por Soul_Keeper em 23/06/2010 - 09:26h
Putz. Fui ver que era pago no final! :D
O Software parece ser muito bem feito. Parabéns mas no momento não posso pagar!
Podia melhorar essa mensalidade amigo.
Afinal 120,00 não é pouco!
Outra coisa. Uma versão free limitada seria legal também.
[12] Comentário enviado por eiol em 23/06/2010 - 13:35h
Acredito que no mundo Linux precise cada vez mais de projetos como esse, pagos. Para que a empresa que o compre tenha alguém para recorrer em caso de problemas, treinamentos e suporte. Também fiquei na dúvida se era um sistema gratuito ou não e no site da empresa também não se encontra essa informação de forma clara.
[14] Comentário enviado por kemperacc em 28/06/2010 - 18:18h
Pessoal,
Apenas uma ratificação acerca de minhas respostas aos usuarios fndiaz e luizdn.
Em momento algum quis ser grosso com os mesmos, fica minhas desculpas caso tenha ficado esta impressão. O que não posso admitir é o fato da qualidade do software ser julgada apenas por ser pago ou não, por ser livre ou não. O que quis foi simplesmente expor para os mesmos que a manutenção de um ambiente de desenvolvimento, programadores, servidores, link de internet, etc. Demanda um custo muito alto.
Normalmente uma solução de software livre vive de doações individuais ou então há uma empresa por trás bancando o desenvolvimento para incluir estes recursos em alguma ferramenta "professional". A empresa desenvolve no SL e quando está maduro incorpora no soft pago.
Infelizmente não temos condições financeiras de bancar um projeto de software livre, o que seria muito bom para a imagem de nossa empresa, mas não estamos ainda neste momento.
Estamos sempre buscando por inovações, tanto que desde de 2005 nossa empresa só desenvolve ferramentas multiplataforma (em java) e incentivamos a todos os nossos clientes a migrarem para a plataforma Linux.
Futuramente poderemos pensar em disponibilizar versões mais antigas do sistema de forma gratuita, mas como ele está ainda na versão 2.0 ainda não é o momento também.
Bom, fica aí minha ratificação, sinto se fui grosseiro com alguém, mas eles poderiam ter maneirado também na opnião deles.
[15] Comentário enviado por Tenente em 10/07/2010 - 19:48h
O problema do pessoal que usa Linux é que acham que tudo deva ser "gratis", esquecem que as pessas tem compromisso principalmente com a prole, o programador vai sustentar os filhos com VENTO então. Vai oferecer a sua familia como moradia o final de uma ponte ou viaduto, só por que alguns querem de GRAÇA o seu trabalho.
Não sou programador, apenas administro redes, mas pow coloquem as mãos na consiencia e sejam um pouco mais consientes, sem poder oferecer o minimo de sobrevivencia a um ser humano, não vai haver quem programe, depois voces reclamam que em Linux não existe recursos, tá ai o motivo, não existe motivação ou vontade de se fazer algo e além de não ser reconhecido ainda se recebe inumeras criticas.
Ao autor do soft e do presente artigo, esta de parabens e continue a desenvolver um bom trabalho como fez com esse, pois é disso que precisamos com soft livres, pessoas capacitadas e que saibam fazer.
[18] Comentário enviado por phahok em 23/10/2011 - 10:29h
Eu acho que o nosso amigo Kemper, deveria ser mais claro em suas indagações, entender melhor o conceito opensource e a forma de ganhar dinheiro com um sistema open, e principalmente, todo profissional e seu produto devem ser honestos e claros com todos, nem aqui no artigo nem no site omegacodigos.com.br, informa valores do software, ou seja induzem vc a instalar o sistema crendo uma coisa, que está na cabeça de todos no mundo unix, e ai depois informa, vc tem que pagar 120,00 por mês, valor esse fora do padrão do mercado, para sistemas helpdesk, e que seja baseado em unix, na realidade cabeça como essa é que levaram a microsoft onde está, então acho o seguinte, não é errado ganhar dinheiro com seu produto desenvolvido, apenas, precisa ser claro com as coisas, não enganar ninguém, achei um palhaçada esse artigo, e poderia listar aqui varios sistemas em PHP, fazem a mesma coisa com as mesmas funções, por valores bem mais justos e pelo menos os mesmos não ficam dizendo que são programadores morrendo de fome.
Ah, outra coisa, se vc queria ou quer ajuda para desenvolver seu sistema e deixá-lo open é simples siga o padrão de desenvolvimento aberto, inicie, publique e cadastre seu codigo e terá muitos interessados (http://sourceforge.net/)
Terá menos trabalho, poderá ganhar mensalidade pelo sistema, que pague os custos de servidor, infra e suporte, sem ter que ser mesquinho, E DEIXANDO CLARO PARA TODOS QUE SEU SOFTWARE NÃO É OPENSOURCE.
Mas gostaria de deixar claro que gostei do seu sistema, muito bom vc poderia ter muito mais clientes, se soubesse melhores forma de vendê-lo, e principalmente, SEJA HONESTO DO INICIO AO FIM, INFORMANDO AS PESSOAS TANTO NOS ARTIGOS COMO NO SEU SITE QUE O SISTEMA É PAGO E CUSTA TANTO, como toda empresa séria e idônea do mercado, para que mais pessoas que leiam o seu artigos, não perca TEEEEEMPPOOOOO COMO EEEEEEEEEU.
[19] Comentário enviado por murderb13 em 05/04/2012 - 10:14h
Sistema legal, mas se vc fosse honesto ao ponto de colocar no ínicio do artigo que era pago, pensaria no software.
Mas não vi credibilidade neste artigo.
[21] Comentário enviado por rz_otrs em 17/04/2012 - 15:36h
Galera boa tarde a todos!
Para quem estiver a procura de um sistema Open Souce de grande qualidade, procurem informações sobre o OTRS.
Utilizo o OTRS gerenciando um setor de help desk com uma média de 1500 chamados/mes.
Ele cobre os principais processos descritos pela ITIL com muita qualidade e facilidade... tem tradução clara para o Portugues e é totalmente customizável.... seguem uns sites que podem dar mais informações e auxílio...
[23] Comentário enviado por bruno2ms em 13/04/2015 - 23:04h
Pessoal,
Vi que muita discussão já rolou sobre o assunto, não vou conseguir contribuir sobre a questão do help desk gratuito, mas gostaria de recomendar o sistema que tenho usado, que é gratuito para teste também. mas que pelo menos tem um preço bem em conta, quando comparado com a maioria das opções que encontrei.
o sistema se chama Acelerato, e vocês podem conferir no http://www.acelerato.com , é um sistema em java e foi desenvolvido pela galera da Bluesoft que é uma empresa bem conhecida na comunidade de software.