Esse artigo irá mostrar como montar partições automaticamente na inicialização do Linux, não sendo mais necessário ficar digitando "mount" toda vez que você quiser recuperar algum arquivo/programa em outra partição. Muito útil para quem usa sistema dual boot (Windows e Linux no mesmo computador).
Vamos imaginar o seguinte cenário: você tem o Windows e o Linux instalados no seu HD de 40GB, teoricamente você teria 3 partições: 1 ntfs ou fat para Windows, 1 ext2, ext3 etc e 1 swap, ambas para o Linux. E se quisermos montar a partição Windows no Linux automaticamente toda vez que ele for iniciado?
Primeiro crie um diretório que será usado para montar o dispositivo:
# mkdir /mnt/windows
Agora acrescente a seguinte linha no /etc/fstab:
mount /dev/hda1 /mnt/windows ntfs defaults,user,auto 0 0
Essa linha monta o conteúdo do hda1 (c:) dentro do diretório /mnt/windows automaticamente, que pode montado/desmontado por qualquer usuário do sistema. Detalhe: quando o tipo de partição for ntfs, será necessário colocar o rw na 4ª coluna, caso contrário você não poderá criar ou excluir arquivos e/ou pastas. Ex:
mount /dev/hda1 /mnt/windows ntfs defaults,user.rw,auto 0 0
Bom pessoal, é isso, eu poderia fazer vários outros exemplos, porém seguindo a tabela das colunas, qualquer pessoa poderá criar as suas variadas opções de montagem.
[2] Comentário enviado por robson..pba em 25/08/2006 - 09:40h
Cara aprendi esse artigo ontem um um curso que fiz e realmente esta 100% explicado, adorei esse artigo parabens
So complementenndo um pouco mais
Para os mais iniciantes para montar um dispositivo
usa- se o comando
mount disposito ponto_de_montagem
exemplo hd primaria slave
mount /dev/hdb1 /mnt/windows
obs: antes tem de criar o ponto de montagem
[3] Comentário enviado por gorduloko em 25/08/2006 - 10:39h
A montagem é automatica, qndo o linux inicia ja monta a particao ai é só acessa-la em /mnt/windows ou criar um atalho na area de trabalho do ambiente grafico
[4] Comentário enviado por superbig em 25/08/2006 - 14:03h
E alguém sabe como fazer para que o sistema operacional "reconheça" um dispositivo de armazenamento, tal como um pendrive, um cd ou um disquete, no momento que eu o coloco no computador e nesse momento ele monte esse dispositivo?
[7] Comentário enviado por edulimaabreu em 25/08/2006 - 20:01h
Já uso o linux há 3 anos e sempre evitei mexer no fstab pois não entendia muito bem o que significava os comandos nas colunas. Agora vi que nao é nenhum bixo de sete cabeças.
Artigo curto, simples e muito útil. Parabens, adorei :)
[8] Comentário enviado por ghostsoft em 25/08/2006 - 20:38h
O seu artigo ficou muito bom e me deixou curioso.
eu tinha o sistema de arquivos do windows ntfs e nao conseguia de geito algum criar novos arquivos nela, será que se eu simplesmente colocar o rw eu consigo? ja ouvio "boatos" de que a um complito com o kernel do linux com a particao ntfs. tive que colocar a minha particao windows em fat32.
por gentileza me responda, esta é a solucao?? apenas o rw??
obrigado.
[9] Comentário enviado por Arauto em 25/08/2006 - 22:10h
Infelizmente ainda não é apenas mudar para rw no fstab. É preciso também habilitar a opção de escrita no kernel. Mas sem querer desanimar, já desanimando, mesmo fazendo isso é praticamente impossível escrever qualquer coisa, é muiiiiiito limitado.
Eu já ouvi falar, acho que aqui no vol tem alguns artigos sobre este assunto que tem um programa que possibilita a escrita no ntfs.
[10] Comentário enviado por blackhatthi em 26/08/2006 - 19:35h
Ghostsoft
"Escrever em partições ntfs usando linux" é sempre um assunto complicado, pois existem vários boatos sobre o assunto. Alguns verdadeiros e outros falsos, o que eu posso lhe dizer é o seguinte: O kernel 2.4 não possui o suporte para ntfs, mas o 2.6 tem um suporte "basico do basico", alguns arquivos realmente não tem como acessar, mas uma boa parte tem sim, embora desses que tenham acesso, a maioria não pode ter o tamanho alterado. Isso eu posso ter afirmar que é verdade porique é o que acontece no meu slack 10.2.
Obrigado a todos os membros pelos comentários e pelas dicas postadas aqui.
[16] Comentário enviado por leilianeCMJ em 04/12/2009 - 10:00h
Oie! no meu caso tenho ubuntu 9.04, deixei meu antigo disco D do windows com backup, agora, estava pesquisando como deixar esse sistema de arqs montado quando inicia meu sistema.
estava fazendo testes no /etc/fstab, mas ñ tive sucesso...já tentei de tudo naquelas colunas do fstab, até montei partição(ñ foi pelo prompt, foi atraves de locais e clik sobre ela), depois olhei no monitor de sistema o UID(é o nome q ele cria ao montá-la no /media) e tipo...e nada. alguem tem condições de me ajudar?
[18] Comentário enviado por silio em 20/12/2010 - 17:05h
Usando o Ubuntu 10.10 fiz o Seguinte:
Montei o dispositivo manualmente em Locais > DATA_SILIO (Nome da partição) para ele ser reconhecida pelo sistema.
Depois para saber o nome do dispositivo e o diretório fui em Sistema > Administração > Monitor do Sistema
na aba Sistema de arquivos tem aí o dispositivo e o diretório onde ele é montado, com isso fui no terminal (Acessórios > Terminal)
entrei como sudo, e a linha de comando: # nano /etc/fstab. É aberto o editor nano
no final do arquivo coloquei o nome do dispositivo e o diretório (que peguei no monitor do sistema) o tipo de arquivo coloquei "auto" e em opções "auto", 0 e 1, reiniciei e tudo funcionando tranquilo.
[25] Comentário enviado por error13 em 25/02/2015 - 11:58h
@blackhatthi sabe me dizer se consigo montar mais de uma unidade no mesmo comando... algo do tipo "mount -t cifs //servidor/user /mnt/montado //servidor/user1 /mnt/montado1 username=user,dir_mode=0777,file_mode=0777" ???
[26] Comentário enviado por agofearth em 04/03/2015 - 16:16h
Olá error13!
Não sei se resolve sua necessidade, mas você poderia estar colocando em sequência diversos compartilhamentos através de um script atentando inclusive para o fato de um mesmo usuário estar, ou não, acessando a todos (permissões, para muitos compartilhamentos num só comando talvez você não tenha essa possibilidade) ou a alguns dos compartilhamentos além disso deve-se tomar cuidado na hora do desmonte no caso de compartilhamentos aninhados. deve-se desmontar primeiros os internos. Abraço!