Este artigo descreve como compilar esta ferramenta de monitoramento de rede, adicionar hosts e criar o mapa da rede. Ferramenta indispensável para um administrador de redes.
Na próxima tela você terá que preencher as seguintes opções:
Name → Nome do Mapa
Nas opções Width e Height você pode ajustar a largura e altura do seu monitor, assim o mapa ficará do tamanho certo. No meu caso, usarei as opções 1350x600:
Após isso, clique em: Save
Agora você verá o seu mapa criado, então clique no nome que você deu para ele, no meu caso: Viva O Linux
Então teremos esta outra tela:
Na opção Icon, clique em "+", aparecerá uma nuvem. Se você clicar e segurar, poderá mexer a nuvem para onde quiser, e assim começar a desenhar seu mapa.
Dê 2 cliques nela, você terá esta tela:
Na opção Type, mude para "host".
Na opção Label, coloque o nome do Host.
Na opção Host, clique em Select e selecione o seu host.
Na opção Default, você poderá trocar o ícone, como estamos adicionando um servidor, vamos deixar na opção: Server_(48)
Depois clique em: Aplicar
E depois: Close
Agora teremos esta tela:
Como podemos ver, o host já está adicionado, então clique em: Save
Para visualizar o mapa, vá na tela inicial do Zabbix, na opção Favourite maps, vamos adicionar o mapa criado, para isso clique na opção mostrada abaixo:
Clique em: Add map
Selecione o mapa que você criou, e depois ele já vai aparecer na tela inicial do Zabbix na mesma opção Favourite maps, então clique nele para visualizar o mapa:
[2] Comentário enviado por jprrezende em 19/12/2012 - 21:01h
waldemberguem,
muito bom o artigo, parabéns. Notei e também li o artigo sobre nagios. Como você já possui experiência com os dois gostaria que você compartilhasse conosco sua opnião fazendo uma comparação entre o Nagios, o Zabbix e caso também conheça o Cacti.
[3] Comentário enviado por waldemf em 20/12/2012 - 16:22h
jprrezende,
Eu trabalho com o Nagios a mais tempo do que com o Zabbix, não tem como negar que o Zabbix é mais completo em todos os pontos, mais isso é uma questão de gosto, na minha opinião o Nagios é mais simples "entre aspas", mais é mais objetivo, embora o Zabbix faça quase todas as coisas que o nagios faz, mais é como falei é questão de gosto, embora penso assim, eu trabalho com as 2 ferramentas na minha rede, uma é complemento da outra, a junção das 2 torna a rede melhor em questão de monitoramento, agora sobre o cacti, bom também trabalho com ele a um tempo, e não vivo sem também, consigo analisar os link em questão de consumo, o que entra e o que sai, essa analise é mais fácil porque ele gera gráficos com precisão, um exemplo: As vezes algum diretor acessa de casa a rede através da openvpn, com o cacti eu consigo saber exatamente o tempo que ele ficou na rede e quanto ele consumiu, coisas que o nagios nem o zabbix faz...pelo menos nunca vi uma opção dessa...rs como já comentado a junção das ferramentas nos torna um profissional mais completo e um rede mais segura. Sem falar das notificações por e-mail e sms que acho a cereja do bolo. Essa é minha opnição...
Um abraço.
[4] Comentário enviado por cicero.ladeira em 27/12/2012 - 15:22h
Muito bom o artigo, assim como nosso amigo WALDEMBERGUEM eu também comecei a monitorar VPNs e Servidores através do Nagios, uma ótima ferramente que estou utilizando até hoje e com o tempo fui melhorando adicionando recursos inclusive o NAGMAP que não tem no zabbix.
O zabbix realmente é mais completo inclusive para os windoseiros que tem medo da linha de comando e podem configurar tudo a partir do browser; mas na dúvida estou utilizando os 3 (Nagios Zabbix e Cacti).
Um grande abraço.
[5] Comentário enviado por waldemf em 27/12/2012 - 15:34h
Concordo com você " cicero.ladeira " sou meio suspeito de falar, mais prefiro mil vezes trabalhar com linha de comando, quando o sistema tem tela visual, eu me perco todo... :)
[6] Comentário enviado por sanzinhu em 27/12/2012 - 15:43h
Cara eu fiz igualzinho no tutorial (Pelo menos umas 2 vezes) e sempre fica avisando que o servidor não está rodando nessa tela (http://img.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/login2.PNG)...Será que você poderia me dá uma ajudinha...
Vlw...
[9] Comentário enviado por dalveson em 29/12/2012 - 16:49h
Parabens pelo artigo, segui os passos deu tudo certo, aproveitando o momento, eu stou querendo criar um unico grafico com utilização de link em kpbs de aprox. 10 agentes, vc ja fez isso alguma vez?
abraços
[12] Comentário enviado por Jonatas_rc2 em 12/03/2013 - 08:52h
Amigo, bom dia.
Parabéns pelo excelente artigo. Conseguir fazer tudo certo. O único problema que estou enfrentando é monitorar clientes externos.
Tenho um servidor Debian na Nuvem, instalei o agente nele, apontei para o ip publico e no meu firewall de borda fiz uma regra de encaminhamento para todas requisições externas direcionados a porta 10051 fosse redirecionado para meu zabbix-server. Mesmo pingando do servidor zabbix no cliente não funciona. Diz que o destino é inalcansável. Testo a porta 10051 e esta aberta. O que posso fazer para monitorar os clientes externos só com o agente?
[15] Comentário enviado por kadman em 12/09/2013 - 14:54h
Parabéns pelo arquivo @waldemberguem, gostaria apenas de complementar mencionando o fato de poder receber alertas por SMS e Torpedo de VOZ com o Zabbix.
[17] Comentário enviado por marceloviana em 12/02/2014 - 16:14h
Oi, estou com dificuldades para adicionar o template "Template SNMP Disks"
para monitorar o espaço em disco, quanto tento adicionar teste template recebo a seguinte mensagem:
Não foi possível encontrar interface "177.128.24.90" no host para a chave do item "hrStorageDescr".
Como fazer para monitor disco e memória de um cliente Windows e linux, quais templates preciso para isso?
[18] Comentário enviado por GuGon2 em 20/02/2014 - 21:09h
Boa noite pessoal,
Gostaria de saber se consigo minitor o mesmo agente do zabbix de dois servers diferentes... 2 externos (ou 1 na rede interna (ti da empresa)e 1 na rede externa (empresa tercerizada)??
[20] Comentário enviado por cbittarello em 22/07/2014 - 10:52h
Bom Dia! Estou com problemas para monitorar um host com 3 interfaces, não consigo criar itens iguais para duas interfaces por exemplo; ocorre a mensagem abaixo;
Já existe um item com a chave "icmpping" em "HOST"