História verídica.
Em casa navegando em meu 'Desk' e pensando no meu 'Note', pensei em como poderia ter conexão com o meu futuro 'notebook' com mais mobilidade aonde quer que eu fosse (tendo sinal de rede telefônica móvel é claro!).
Lembrei de meu 'Modem 3G da Claro - Huawei E226' que estava jogado no fundo da gaveta. Não gosto nem de pensar. Cancelei o plano que era uma merda. O preço caro e sem banda de conexão, fazendo da navegação uma tempestade em auto mar. Que eu acho isso tudo um absurdo eu acho.
Conversando com um amigo em frente ao desktop de sua casa, percebi que ele estava usando um modem 3G da claro e perguntei quanto ele pagava pelo plano. Ele me respondeu: Plano? Não. O modem está desbloqueado e usando outro chip de outra operadora. Perguntei: Qual? Ele respondeu: O da Tim e blá, blá, blá...
Então fui eu por uma utilidade que por ventura será de ótima valia para eu aproveitar mais meu futuro 'notebook' rodando além do belo "Seven", o Fantástico LMDE. UUUhhhhuuuu, que beleza!
Primeiro coisa que eu tive que fazer era desbloquear o modem, pois não queria ficar com a tal operadora "claro" (ficando no escuro), podendo eu escolher com livre liberdade o qual me satisfaça.
Sendo que o procedimento de desbloqueio para o 'Modem 3G Huawei E226' só poderá ser feito pelo 'Windows XP', além dos modelos E220 e E156B da Huawei.
Portanto não explicarei como instalar o Windows XP, rsrsrsrsrsrs... (Será que tem alguém aqui no VOL que nunca instalou um Uindous?).
Com o 'XP' já carregado conecte o modem na porta USB e instale o software do discador da claro, pois o aparelho foi destinado para ser fiel com a 'claro', kkkkk...
Instalado o discador da claro, você terá que baixar dois executáveis (tome cuidado com o '.exe', podem conter códigos maliciosos).
1) Firmware do modem:
http://www.huawei.com/pt/file.do?f=384
2) Software do modem Huawei:
http://www.huawei.com/pt/file.do?f=393
Instale o primeiro pacote que é para atualização do firmware do aparelho, depois o segundo que é para o discador.
Depois desses procedimentos, reinicie Windows para o software do discador pode ser iniciado já com a nova versão.
Pronto, modem já desbloqueado. Mas tive um problema. Não tenho chip de outra operadora para testar! Então tive que ir na casa desse meu amigo que usa o modem desbloqueado e testar o meu modem no pc dele com seu chip. Funcionou quase perfeitamente, reconheceu o chip da operadora Tim (do meu amigo), sendo que pediu para inserir o código de rede para poder ser liberado o modem desbloqueado.
Logo depois de umas pesquisas de acesso ao código de rede para a operadora responsável pelo bloqueio do aparelho, descobri que poderia adquirir pelo telefone, sendo no meu caso a Claro '1052' (Atendimento eletrônica da Claro). Eu não ficando satisfeito pelo erro que estava dando com o meu CPF, resolvi ir na loja da claro. Chegando lá, na primeira fila de atendimento que é feito uma triagem já resolvi o problema já chagando ao ponto de dizer que queria ter o código de rede para desbloquear o modem e assim tendo sucesso super-rápido. Nesse quesito eu parabenizo a atendente da claro, que foi rápida com o procedimento, levando 1 minuto e 30 segundos para me dar o 'código'.
Então já com o código na mão resolvi comprar um chip da TIM e com a ansiedade de chegar em casa logo para fazer o teste, rsrsrsrs...
Logo chegando em casa iniciei o Debian e logo após o Windows XP pelo Virtualbox para fazer o teste. UUUhhhuuu!!! Desbloqueio agora sanado completamente, kkkkkk...
Uma dica boa é usar o chip da TIM, pois você paga 50 centavos por dia de navegação sendo cobrado apenas a primeira entrada do dia ficando as restantes gratuitas até as 23:59 do mesmo. Maiores informações, favor dirigir-se ao portal da TIM. Fique livre para escolher a operadora que quiser. O que eu passei foi apenas uma dica que, custando 50 centavos por dia você terá internet por mês pagando apenas 15 reais e não ficando preso a algum tipo de plano. A navegação não é "Ó que Maravilha", mas dá pro gasto.
Já ficando satisfeito com o desbloqueio e rodando bonito no Windows XP, teria também por força maior de funcionar no
GNU/Linux, se não pra mim não teria muita serventia, pois o que me interessa é rodá-lo no GNU/Linux.
Então para ficar mais fácil vamos ver com o
Linux Mint Debian Edition (LMDE) como é que seu reconhecimento de hardware se sai.
Com o LMDE já carregado vamos plugar o Modem 3G Huawei E226 na porta usb. Agora teremos que ir no Menu Sistema > Preferências > Conexões de rede. Abrirá sua janela, navegue até a aba 'Banda larga móvel' e adicionar. Logo na próxima janela siga os passos de configuração. Escolha o país: Brazil; Provedor: no me caso a TIM; Plano: padrão e pronto não mexa mais em nada.
Agora o GNU/Linux Mint Debian Edition está rodando sem problemas o modem desbloqueado.
Então é isso pessoal. Em vez do 'modem' ficar na gaveta, é melhor ficar no bolso com a portabilidade de levar para onde quiser e se conectar de qualquer computador, hehehehe...