Como todos os usuários que já fuçaram o Windows 7, já notaram um recurso de slides na área de trabalho. No KDE4 já tem esse recurso por padrão, como mostro nessa dica:
Já temos uma dica com intuito do mesmo com o 'Crebs', escrito por Guigo Mendonça.
Além do já citado acima temos o 'Drapes' e o 'DesktopNova'.
Drapes
O objetivo do Drapes é completar (ou substituir) a ferramenta interna de seleção de imagens de fundo (papel de parede) do ambiente de trabalho do Gnome. Pode ser configurado como uma aplicação da bandeja ou como um aplicativo do painel. A grande inovação do Drapes é a habilidade de trocar as imagens de fundo ao fim de algum tempo. Esforça-se para ser tão simples quanto possível e encaixa no resto do ambiente de trabalho Gnome2.
Para instalar o Drapes em sistema baseado em Debian faça como abaixo.
Logue-se como root e depois vamos para instalação:
# aptitude install drapes
Depois de instalado vamos a configuração.
Vá em menu Sistema > Preferências > Desktop Drapes. Um ícone no systray do painel aparecerá (como um monitor).
Clicando no ícone depois de já configurado mudará o papel de parede de seu desktop ou deixando configurado pelo tempo determinado mudará como slides, dando um efeito no desktop.
Para configurar vá no ícone do systray no painel e com o botão direito marque 'Misturar periodicamente' e depois escolha 'Preferências' para fazer as devidas configurações.
Com a janela já aberta na aba 'Exibir' em 'Adicionar' escolha as imagens que você quer que seja exibida, podendo mudar também o 'Estilo' como: Full Screen, Centered, Scale, Tiled, Zoom. Se não quiser mais que aquela imagem apareça é só selecionar e 'Remover'.
Já na aba 'Geral' faça a configuração. Para que o 'Drapes' suba (inicie) junto com o sistema, marque a opção 'Abrir Desktop Drapes ao iniciar o sistema'.
Agora escolha o tempo em que determinadas imagens irá mudar: 5, 10, 15 min., ..., 2 horas, nunca. Ainda poderá escolher as imagens desejadas em determinado diretório.
DesktopNova
DesktopNova é um software que muda a imagem de fundo do desktop depois de um tempo ajustável. Pode escolher as imagens a partir de arquivos individuais e pastas (com ou sem subpastas). Uma característica autostart também é implementado.
Este pacote contém a interface gráfica do usuário e daemon em segundo plano. Há pelo menos um módulo necessário. Sem um módulo este pacote não irá funcionar como esperado! Veja pacotes 'desktopnova-module-gnome' ou 'desktopnova-module-xfce'. Há também um ícone no systray do painel.
Para instalar o DesktopNova em sistema baseado em Debian faça como abaixo:
# aptitude install desktopnova desktopnova-module-gnome desktop-tray
Baseado na interface Gnome. Para xfce, 'desktopnova-module-xfce'.
Agora vá no menu Aplicativos > Acessórios > DesktopNova-Tray. Isso carregará o ícone do systray no painel. Logo com o botão direito em cima do mesmo vá em 'Preferências', abrirá a janela para as configurações.
Agora na aba 'Imagens' vamos adicionar no perfil padrão as imagem necessária. Poderá adicionar o diretório com as imagens desejadas ou adicionar imagens uma a uma.
Na aba 'Configurações', marque a opção 'Muda o papel de parede em intervalos' e configure o tempo em que suas imagens mudará em tempo de 1 minuto em diante. Fica a sua escolha. Marque também a opção 'Iniciar o daemon em todas sessões (Autorun). Vá no botão 'Módulos' e marque a opção 'Gnome 0.2' (este módulo habilita o suporte ao Gnome).
Na aba 'Ícones da área de notificação' marque apenas a opção 'Iniciar ícone na área de notificação em todas as sessões (Autorun)'. Isso irá habilitar o DesktopNova sempre que iniciar o sistema em qualquer sessão.
Por final na aba 'Advanced' só para conhecimento, fica as extensões das imagens suportadas para ser lançada nos slides. Por padrão já vem com as extensões: png, jpg, jpeg, bmp, svg, gif e tif.
Agora é só clicar no botão 'Salvar configurações'.
Então é isso. Para quem gosta de sempre da inovando sua área de trabalho essa é uma boa.
Fica o screenshot da área de trabalho com os dois software carregados só para demostração. Use apenas um, pois poderá dar conflito no seu sistema (observação).
Que a liberdade esteja com todos.
Viva o
Linux!