PDC é a sigla para Primary Domain Controller. Mas o que é isso? Basicamente, um PDC é um servidor que mantém uma base de dados de usuários, os autenticando em nível de domínio. Para isto, devemos configurar as diretivas domain master = yes, encrypt passwords = yes (para segurança dos usuários e da própria rede) e workgroup = DOMINIO. Desta maneira, o Samba já está apto a atuar como um PDC.
Mais que isso, é necessário agora manter um banco de dados com usuários e senhas. Isto é feito com o comando "smbpasswd -a <user>". A opção -a se refere a um novo usuário.
Além de usuários e senhas, um PDC também provê rotatividade de computadores. Melhor explicando, agora posso estar logado na Maq01 e amanhã decido me logar na Maq38, pois a Maq01 está em manutenção, por exemplo. O PDC deve manter meus dados intactos, bem como as informações de meu profile. Um profile define, por exemplo, as alterações que faço no Menu Iniciar, nos ícones da Área de trabalho, etc... Esta função de um PDC é primordial! Não importa o computador em que eu logar, sempre terei aquele ambiente, minhas configurações de mouse, meu background, etc...
Para isto, além dos usuários terem de ser cadastrados no Samba, os computadores também precisam de tal cadastro. Este cadastro de computadores é chamado de Machine Trust Account, ou Conta Confiável de Máquina, pois tais computadores serão "marcados" como confiáveis e permitirão login rotativo. E mais: Os computadores devem possuir cadastro no UNIX também, bem como os usuários. Aqui surgem dois problemas: Como cadastrar as máquinas no UNIX e no Samba e como manter as senhas consistentes.
A primeira solução é simples. Cadastrando a máquina no sistema UNIX:
-n é o nome do computador, igual ao encontrado em Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Rede / Identificação / Nome do Computador. Prefira nomes em minúsculas. O cifrão é obrigatório para a criação da conta e não deve ser utilizado no Nome do Computador.
Cadastrando a máquina no Samba:
# smbpasswd -a -m hostname
Neste comando, -m identifica uma Machine Trust Account.
A configuração do Windows deve ser feita de acordo com as configurações adotadas no Samba, como poderá ser visto logo abaixo em "Configuração". Como podemos ver, um PDC é uma alternativa extremamente útil, principalmente em ambientes acadêmicos, por exemplo, onde existe um PDC/Samba exportando diretórios home em drives Z: para os usuários do DCC.
[1] Comentário enviado por fabio em 24/08/2007 - 04:55h
Pra esse tenho que dar os parabéns, conseguiu transformar um assunto batido aqui no site em "novidade" por conta da qualidade da informação prestada. Um dos melhores artigos de Samba do VOL, com certeza.
[2] Comentário enviado por baloeiro_cps em 24/08/2007 - 11:00h
parabens pelo artigo muito bom mesmo, eu costumo ler muitos artigos sobre samba pois nao manjo muito e sempre procuro saber mais e este artigo explica direitinho a funcionalidade dele. continue assim nos trazendo otimos artigos.
[4] Comentário enviado por odalberto em 24/08/2007 - 18:36h
Luan
Essa configuração do samba é apenas uma demonstração do smb.conf, para que aqueles que estudam o Linux em todo seu contexto, possa ter uma idéia da estrutura do mesmo.
Caso necessite de algum auxilio em relação a uma determinada configuração, aqui no VOL existem várias configurações sobre o samba para diversas utilizações.
Se necessitar de alguma ajuda posta ai ou manda um e-mail.
[11] Comentário enviado por Iansem em 28/08/2007 - 17:36h
Boa tarde a todos e parabéns pelo conteúdo, muito legal!
Sou iniciante no mundo Linux e gostaria de saber se existe algo no Open Source que possa vir a substituir as GPO's do AD da M$. Um consultor comentou que o SAMBA 3 poderia realizar esta função, porém discordo dele, mesmo por que esta não é a função do SAMBA. Se alguém souber de uma solução com exceção daquela onde é utilizado o Poledit que não é muito legal e tem um alto custo operacional, favor responder.
[15] Comentário enviado por thyaguvinny em 14/01/2008 - 07:31h
Não é o melhor tutorial de samba que existe, mas sinceramente, é o que menos deixa lacunas... reúne muita informação com coerência e coesão em um único artigo. Este é o tutorial mais completo de samba que já li...
Se não se importa odalberto, estou lançando um tutorial sobre samba também, e muito do que consta é baseado no seu artigo! Há algum problema nisso?
Mais uma vez, parabéns!
[16] Comentário enviado por odalberto em 14/01/2008 - 10:04h
?comentario=Obrigado por seu comentário, tentei neste artigo abordar o samba de uma forma,como eu disse no inicio (Elucidativa), e não vejo problema algum em você se basear no que foi escrito nele, a vantagem da família Linux é que as idéias não são simplismente expostas, mas sim compartilhada.
Fique a vontade e obrigado pela referência, se puder só te pesso que divulgue também meu artigo, para que outras pessoas possam esclarecer as dúvidas e se aprimorar mais e mais.
Tou devendo novos artigos, mais tou no sufoco no trabalho e em breve retornarei.