Para testarmos nosso arquivo de configuração, basta rodarmos o aplicativo testparm, que vem junto com o Samba.
# /etc/samba/testparm
Ou simplesmente executando o "testparm" no terminal.
Depois de devidamente configurado, devemos então inicializar o smbd e o nmbd. Para isto existem duas opções: Inicializar como daemon ou inicializar via inetd. Aqui, utilizaremos o primeiro método.
Caso queira que tais daemons inicializem de forma automática, basta adicionar tais linhas ao seu /etc/rc.local. Nas distribuições comuns, o Samba já vem compilado e pré-configurado, não sendo necessárias as inicializações dos daemons de forma direta. Existem scripts para tais funções, onde é possível iniciar (start), parar (stop), reiniciar (restart) e outras funções - todas dependentes de distribuição!
[1] Comentário enviado por fabio em 24/08/2007 - 04:55h
Pra esse tenho que dar os parabéns, conseguiu transformar um assunto batido aqui no site em "novidade" por conta da qualidade da informação prestada. Um dos melhores artigos de Samba do VOL, com certeza.
[2] Comentário enviado por baloeiro_cps em 24/08/2007 - 11:00h
parabens pelo artigo muito bom mesmo, eu costumo ler muitos artigos sobre samba pois nao manjo muito e sempre procuro saber mais e este artigo explica direitinho a funcionalidade dele. continue assim nos trazendo otimos artigos.
[4] Comentário enviado por odalberto em 24/08/2007 - 18:36h
Luan
Essa configuração do samba é apenas uma demonstração do smb.conf, para que aqueles que estudam o Linux em todo seu contexto, possa ter uma idéia da estrutura do mesmo.
Caso necessite de algum auxilio em relação a uma determinada configuração, aqui no VOL existem várias configurações sobre o samba para diversas utilizações.
Se necessitar de alguma ajuda posta ai ou manda um e-mail.
[11] Comentário enviado por Iansem em 28/08/2007 - 17:36h
Boa tarde a todos e parabéns pelo conteúdo, muito legal!
Sou iniciante no mundo Linux e gostaria de saber se existe algo no Open Source que possa vir a substituir as GPO's do AD da M$. Um consultor comentou que o SAMBA 3 poderia realizar esta função, porém discordo dele, mesmo por que esta não é a função do SAMBA. Se alguém souber de uma solução com exceção daquela onde é utilizado o Poledit que não é muito legal e tem um alto custo operacional, favor responder.
[15] Comentário enviado por thyaguvinny em 14/01/2008 - 07:31h
Não é o melhor tutorial de samba que existe, mas sinceramente, é o que menos deixa lacunas... reúne muita informação com coerência e coesão em um único artigo. Este é o tutorial mais completo de samba que já li...
Se não se importa odalberto, estou lançando um tutorial sobre samba também, e muito do que consta é baseado no seu artigo! Há algum problema nisso?
Mais uma vez, parabéns!
[16] Comentário enviado por odalberto em 14/01/2008 - 10:04h
?comentario=Obrigado por seu comentário, tentei neste artigo abordar o samba de uma forma,como eu disse no inicio (Elucidativa), e não vejo problema algum em você se basear no que foi escrito nele, a vantagem da família Linux é que as idéias não são simplismente expostas, mas sim compartilhada.
Fique a vontade e obrigado pela referência, se puder só te pesso que divulgue também meu artigo, para que outras pessoas possam esclarecer as dúvidas e se aprimorar mais e mais.
Tou devendo novos artigos, mais tou no sufoco no trabalho e em breve retornarei.