Bem, você já conhece um pouco mais o
Metasploit Framework, para ouvir o resto, deve instalá-lo e fazer suas próprias experiências. Então o que está esperando, mão à obra!
Em primeiro lugar, pois como comentado nos parágrafos anteriores, Metasploit Framework pode ser instalado tanto no Unix/Linux quanto no Windows, temos que decidir a plataforma de utilização.
Aqueles que se sentem confortáveis com o Windows, tem o prazer de saber que a instalação do Metasploit não tem grandes segredos. Para esta última versão, os desenvolvedores do Metasploit surpreendem-nos com um simpático assistente, que irá guiar-nos através da implementação de um ambiente personalizado Cygwin, seguida pela instalação e configuração do próprio Framework. Assim, apenas o download e a execução de um único arquivo chamado "framework-3.0.exe" nos permitirá, em apenas alguns momentos, o acesso ao console Metasploit e desfrutar de todos as suas ferramentas.
Se, pelo contrário, a sua decisão é pelo Unix/Linux, você pode fazer o download da versão mais recente para esta plataforma, comprimida e de denominação "framework-3.0.tar.gz". Após ter feito isso, precisa apenas extrair o conteúdo do arquivo tar, alterar diretórios e executar a interface do Metasploit com a qual se sentir mais à vontade.
Embora seja verdade que com o que aconteceu até agora é suficiente para se familiarizar com o produto, se sua intenção é a de obter todo o proveito dessa ferramenta, provavelmente quer ter a certeza que tenha instalado o módulo Perl chamado "Net:: SSLeay" e, se não for esse o caso, proceda à sua instalação aproveitando que o mesmo instala-se com o Metasploit, entre os arquivos organizados no subdiretório "extras" de seu "path" de instalação.
Embora as medidas mencionadas nos parágrafos anteriores funcionem na maioria dos casos, será bom saber que dependendo da distribuição Linux que você está usando, provavelmente vai contar com alguma facilidade adicional ao instalar Metasploit-Framework com o seu gerenciador de pacotes preferido.
Nos próximos artigos, para quem ficou com dúvida na instalação do framework, vamos colocar um passo a passo usando o
Ubuntu Linux como exemplo.
Um olhar sobre o Framework
Perfeito! Se você chegou até aqui, provavelmente está ansioso para testar o funcionamento de seu novo ambiente de trabalho. Antes de começar, precisamos saber que o Metasploit Framework fornece-nos basicamente três diferentes interfaces, no momento de interagir com os mesmos:
- Command Line Interface: Esta é a forma correta para interagir com o Framework, quando da automatização de testes de seqüências de exploits ou, simplesmente, nos casos em que não precisar de uma interface interativa. O utilitário é executado através do comando "msfcli";
- Console Interface: É provável que seja esta a interface mais comumente utilizada, devido à sua utilização intuitiva e interativa, à velocidade do seu funcionamento e à sua flexibilidade. Sua principal característica é a de proporcionar um Metasploit pronto, a partir do qual se pode interagir com cada aspecto do Framework. Se você quiser usar essa interface, temos que executar o comando "msfconsole";
- Interface web: Embora tenha muitos detratores, a interface web Metasploit pode ser extremamente útil em certas circunstâncias especiais, tais como apresentações públicas ou de trabalho em equipe. Para efeito, esta versão web do Metasploit inclui seu próprio servidor http, a fim de nos dar a capacidade de acesso via browser para praticamente as mesmas características que sua versão console.