Hoje em dia é tanta informação que nem sabemos onde olhar, visto que alguns de nossos site favoritos atualizam tão rápido. Seria tão bom se pudéssemos concentrar as informações desses sites em um único lugar e saber o que está acontecendo... Bem, isso é fácil, basta usar os feeds RSS.
Segundo a Wikipédia, Google Reader é uma aplicação web oferecida pela empresa Google que tem uma função de leitor de feeds (RSS). O serviço caracteriza-se por ter uma interface limpa e objetiva.
O Google Reader está disponível também para celulares e outros dispositivos móveis. Ele funciona na maioria dos navegadores atuais.
Para configurar é preciso que tenha uma conta no Google. Acesse a página www.google.com/reader e coloque seu usuário e senha para fazer o login.
Uma vez dentro da página do aplicativo, clique com o botão direito do mouse sobre o item inscrições com o botão direito do mouse e selecione a opção adicionar Inscrição.
Na janela que abrir, digite o endereço do feed que quer acompanhar, e clique no botão adicionar.
Após adicionar a inscrição, ela vai aparecer na lateral esquerda, identificada com o nome dado pelo criador do feed.
A direita aparecerão os posts atualizados.
O Google Reader tem várias ferramentas, para avançar ou retroceder nos feeds, deixar em tela cheia.
[1] Comentário enviado por junior em 14/05/2010 - 13:52h
Uso o Liferea e posso dizer que é muito bom!
Poucas pessoas utilizam RSS realmente, e desperdiçam muitas vezes o tempo entrando em sites/fórums e afins atrás de posts antigos e comentários quando muitos portais oferecem feeds para estas sessões, agilizando a leitura e a resposta.
[2] Comentário enviado por removido em 14/05/2010 - 15:49h
Aline, parabéns por este artigo, vejo que vc ainda contribuirá muito com este espaço. Recentemente contribui com uma dica sobre esse mesmo assunto: http://www.vivaolinux.com.br/dica/RSS-Boas-fontes-de-noticias-para-os-linuxers, se quiser dar uma olhada, aproveite para adicionar algumas das fontes em seu Leitor preferido!
[4] Comentário enviado por bigua em 14/05/2010 - 18:47h
Bom, um artigo bem desenhado e animado com figurinhas mas com falta de informação como: o que significa a sigla RSS? por que RSS usa o XML? E alguns erros um tanto engraçado como: usado tanto em "site" ou "blog" .. um blog não é um site? entao p q a disjunção?
[5] Comentário enviado por removido em 14/05/2010 - 19:14h
meu caro biguá, acho que não têm porque ser grosseiro ao comentar, se vc não gostou e acha que faz melhor, porque não fazê-lo, são atitudes/comentários como o seu que desencorajam os usuários novatos!
[6] Comentário enviado por linuzmanic em 14/05/2010 - 20:18h
Ótimo post Aline,já usei o Google Reader que é muito bom,agora vou instalar o Liferea e desfrutar das noticias quentinhas.Bjs Aline e estou cada vez mais apaixonado pelo seu trabalho aqui no Viva o Linux continue assim.
[7] Comentário enviado por aline.abreu em 14/05/2010 - 23:34h
bigua, a intenção não era explicar o significado da sigla rss, xml, ou por que o rss usa o xml, a intenção é apresentar aplicativos usados para leitura de rss, e como configurá-los de maneira simples.
Desculpe se para você foi redundante eu usar site e blog, mas para muitas pessoas, um blog hospedado no blogspot é apenas uma página do blogspot e não um site completo, eu procuro sempre expressar-me de maneira que a maioria das pessoas entenda. Eu trabalho com usuários finais, que reclamam muito que nós, que usamos linux, sempre desmontamos o ralógio e mal conseguimos dizer as horas. O Usuário iniciante que quer usar rss não quer saber o que a sigla significa, e não está nem aí para por que ele usa XML, essa pessoa que saber se o blog que ela lê no blogspot ou no wordpress.com também tem assinatura de rss, quais o ícones que indicam isso e como usar os aplicativos de maneira fácil.
Eu sei que algumas pessoas vão dizer que o viva o linux é mais técnico, que as pessoas que participam tem um nível de conhecimento mais alto e eu reparei também que tem muitos iniciantes cheios de dúvidas aqui, dúvidas simples, pessoas que só querem saber as horas, e as vezes um conteúdo mais heterogeneo, com artigos técnicos e outros não técnicos possam agradar a mais pessoas.
edps, obrigada pelo apoio, eu uso linux a algum tempo e sei que nem todos da comunidade são adeptos a facilidade, isso não me assusta, nem vai me desencorajar, apesar de assustar e desencorajar muita gente.
Obrigada a todos.
[9] Comentário enviado por bigua em 16/05/2010 - 00:14h
Grosseria é isso que a Aline respondeu, eu apenas fiz algumas observações e levantei algumas perguntas (nas quais foram respondidas ai da maneira que vocês viram).
Emfim:
A sigla RSS pode ser lida como: Rich Site Summary, que significa "Sumário Rico de um Site" ele usa o formato XML (eXtensible Markup Language) "eXtensão das Linguagens de Marcação" por causa que esse formato foi criado como uma forma de acordo entre as empresas envolvidas em projetos de browser, a fim de criar um padrão na WEB, no que diz respeito ao formato nas linguagens de marcação. As linguagens de marcação são muitas vezes responsáveis pelo Design e Layout resumindo: Aparência de como um site é apresentado na web, então para o RSS fazer essa atualização de conteúdo de forma global, independentemente de como o site foi escrito e do browser que você tiver usando, foi decidido utilizar o XML
E geralmente quando publico um material sou sempre bem-vindo a observações, sugestões e comentários.
Abraços.
[10] Comentário enviado por aline.abreu em 16/05/2010 - 00:40h
bigua , Me desculpe mais uma vez, eu não quis ser grosseira, só quis me explicar, por que usei algumas coisas redundantes e expressar meu ponto de vista, para que ficasse claro o motivo por que não me atentei a detalhes, que no caso desse artigo, no meu ponto de vista, eram superfulos.
[13] Comentário enviado por alinef em 17/05/2010 - 18:46h
Oi xará!
Nunca consegui me adaptar aos leitores de RSS. já tentei usar N interfaces mas sou do tempo em que tudo se fazia por email. Hoje eu mantenho contas de RSS no Thunderbird em casa e no Mail do Mac do trampo. Mas ainda acho chato o fato de que o que eu tenho no trampo não é o mesmo do que eu tenho em casa. Nos emails eu uso o velho e bom IMAP.
Talvez a solução para mim seja arrumar algum geito de receber os RSS na minha caixa de email.
[14] Comentário enviado por removido em 20/10/2010 - 21:52h
Bastante informativo o artigo Aline, parabéns!! Eu não gostava de usar os leitores de RSS, mas há algum tempo
atrás encontrei o RSSOwl (http://www.rssowl.org/), que me fez mudar de opinião!