O logrotate é desenhado para facilitar a administração de sistemas que geram muitos arquivos de log. Veja os comandos usados pelo logrotate, seu arquivo de configuração, as opções para rotacionar os logs e algo sobre a importância desta ferramenta.
Sobre o logrotate, uma importante ferramenta de administração dos logs do sistema.
Fonte: logrotate man pages - Erik Troan <ewt@redhat.com> e Preston Brown <pbrown@redhat.com>
O logrotate é desenhado para facilitar a administração de sistemas que geram muitos arquivos de log. Todo usuário deve sempre vigiar os arquivos de log porque estes ocupam espaço no disco rígido. Os arquivos de log são importantes porque neles estão contidos os erros do sistema, erros esses que podem ser corrigidos. Entretanto se os arquivos de log não sofrerem rotação, ou seja, não forem apagados e recriados, irão crescer infinitamente.
Normalmente o logrotate é rodado pelo cron, com tarefas diárias, semanais ou mensais, porém é possível o uso direto através do comando logrotate.
[2] Comentário enviado por Grobsch em 07/12/2004 - 16:48h
Rotacionar é um termo usado pelo logrotate e que significa apagar o arquivo antigo que está cheio e criar um arquivo novo no lugar tendo as mesmas características do antigo, como dono do arquivo, tipo de execução, etc.
O rotate indica que o arquivo deve ser rotacionado, ou seja, apagado e recriado vazio com as mesmas características do apagado. O número do lado, por exemplo: rotate 5, significa por quantas rotações o arquivo é guardado, ou seja, os antigos serão salvo como arquivo.1, arquivo.2, arquivo.3 até arquivo.5.
[3] Comentário enviado por beetle_juice em 08/12/2004 - 09:34h
E aí meu amigo estou feliz de ver um artigo seu aqui no v.o.l rs... e que artigo hein!? Já mandou bem!! Eu fiz o artigo do GlobinX quando vi seu e-mail jah tinha mandado proo v.o.l tomare que eles naum aceitem assim vc faz um bem caprichado falow um abraço!!!
[5] Comentário enviado por fabio em 08/12/2004 - 09:48h
Olá pessoal,
Devido a importância do artigo que foi enviado por um de seus próprio criadores, vou dar uma "encostada" no artigo do beetle e publicar o do Flávio então. Aí daqui a algumas semanas, quando o assunto tiver menos fomentado, publico o do beetle, beleza?