Através deste artigo, venho contar aos usuários do VOL um pouco da história de uma distribuição GNU/Linux que, por si só, já faz história no universo do software livre, seja pelas inovações que introduziu nele ou mesmo por sua ideologia, que a torna única e querida.
Este artigo é uma recompilação de muitos outros que encontrei pela web afora, tendo sua maior parte sido extraída do original escrito por Ian A. Murdock, localizado na página central do projeto Debian.
Ian Murdock (imurdock@cs.arizona.edu), estudante colegial e apaixonado por computadores, utilizava a distribuição SLS, que continha muitos problemas. Ele resolveu utilizar o modelo para criar sua própria distribuição com uma filosofia diferente: surge então a idéia do Debian.
[2] Comentário enviado por robsontex em 13/12/2005 - 10:30h
Parabéns pelo seu artigo, que aborda de forma bem sucinta o mundo Debian. Tenho todo respeito pelas demais distribuições e seus usuários, mas o Debian tem realmente um lugar de destaque no "universo GNU/Linux". Por fim, fica a dica para um outro bom site sobre Debian, voltado principalmente a administradores de redes:
[3] Comentário enviado por nane_eli em 13/12/2005 - 10:49h
Parabens, ótimo artigo.
Bom saber a historia desta, que é minha distro favorita, a qual defendi inumeras vezes.
Agora posso acrescentar alguns itens em sua defesa.. he he he
Convido, todos que ainda estão em duvida qual distro usar, que provem o doce sabor do Debian.
Valeu.
Eliane
[13] Comentário enviado por mauricio.shakur em 15/12/2005 - 11:22h
Muito bom...
Há alguns dias já estou matutando qual distro usar..
usava conectiva, mas to cansado dela, e nao é um sistema suficientemente robusto. O mandriva ficou bom, mas só para o usuario doméstico, que faz tudo pela interface grafica.
Estava entre gentoo e slackware, mas agora acho que vou me arriscar a baixar os 14 cd`s do debian...
vlw galera...
[]`s
[14] Comentário enviado por dinho_rock em 15/12/2005 - 17:37h
Mauricio, não precisa baixar os 14 Cds, não faça essa loucura.
Se tiver banda larga, baixa 1 só e vá instalando o resto pelo apt, se não tiver banda larga baixa no máximo 2.
Não vale a pena baixar todos os cds, primeiro que você não vai usar a maioria dos cds nunca, e segundo que baixando pelo apt, já pega a última versão estavel.
[19] Comentário enviado por clubelinux em 17/12/2005 - 12:44h
Parabéns pelo artigo, levando ao conhecimente de todos a histoia da distribuiçao. Gostaria que outros colegas também publicassem outros artigos sobre mais historia das distribuiçoes.
[24] Comentário enviado por thibaba em 24/04/2009 - 19:35h
Nossa achei muito legal seu artigo, eu uso debian e no começo tinha muita dificuldade mas foi por isso que continuei firme na minha vontade de aprentder sobre linux com o debian e estou muito satisfeito parabens. Achei muito legal a parte sobre a origem do nome debian.