A sinalização de "partição bootável" é necessária para dizer qual partição primária será iniciada pela BIOS no processo do "post".
Partições estendidas não podem ser marcadas como "bootável". Tanto o LILO quanto o GRUB, ou qualquer outro gerenciador de discos necessita estar em uma partição bootável.
Você pode notar que a partição atualmente bootável é a partição /dev/hda2 (Linux), que está sinalizada com * na coluna "Boot".
Na partição /dev/hda2 temos o Linux com o LILO instalado, então não será necessário alterar a partição "bootável".
Mas se a partição /dev/hda3 estivesse marcada como "bootável", e quisemos utilizar o Linux com o LILO como gerenciador de boot, deveríamos alterar a partição "bootável" para /dev/hda2.
Para alterar a partição bootável utilize o comando: a
[3] Comentário enviado por Pel0pid4s em 08/03/2007 - 23:13h
Muito esclarecedor. Principalmente no que diz respeito ao número máximo de partições em IDE e SCSI. Contudo, permanece uma dúvida. Um disco master na primeira IDE pode conter apenas uma partição estendida (sem partição primária)? E se estiver na segunda IDE? É obrigatório que o disco inicializavel seja o primeiro disco no conjunto IDE 0 (Master, Slave) IDE 1 (Master,Slave)?
[8] Comentário enviado por chacal. em 20/02/2010 - 17:00h
Tenho muito pouco tempo em ambiente linux e entender com particionar um hd era umas das coisas que relutei em fazer + agora não tenho mais.
Muito bom seu artigo.
:-)
[9] Comentário enviado por Carlos Kubuntu em 05/04/2010 - 17:33h
Sou novo na comunidade, porém dedico boa parte do tempo que tenho livre para aprender mais sobre o linux. Conto um pouco da história: comprei um PC com o SO Kubuntu, porém não sei qual a versão... descobri depois como fazer a atualização através do update-manager e fiz a atualização disponível para a versão 9.10 do Kubuntu Karmic Koala. O que aconteceu? Fiquei sem som em um programa que utilizo para edições de partituras, chamado Guitar Pro 5, fiz de tudo o possível, li vários artigos, desinstalei e instalei o Pulseaudio, o Esound, o ALSA, enfim, nada deu certo! Então pensei na possibilidade de desinstalar tudo do Pulseaudio, foi o que eu fiz, porém quando reiniciei o computador ele não me dava mais acesso ao ambiente gráfico, somente ao terminal, com a mensagem de erro *PulseAudio configured per-se sessions.... fiz a reinstalação através do console, digitando o comando sudo apt-get install pulseaudio, contudo, nada aconteceu, eu ainda não tenho o acesso ao ambiente KDE.
Então decidi instalar o SO Ubuntu 8.04, que era o que eu tinha, acessei através do LiveCD o Gparted para ver se conseguia tem acesso aos arquivos, mas nada não consegui ter o acesso das outras partições. Mostro como tá dividido o HD:
Partição Sistema de arquivo Ponto de montagem Rótulo Tamanho Utilizado Não utilizado Flags
Desde que comprei o PC havia as três primeiras partições (sd1, sd2 e sd3), creio eu que o sd1 seja o SO que veio instalado no ato da compra (que aliás não veio nenhum CD), sd2 a imagem e o sd3 são os dados que foi sendo o usado com o tempo. Já o sd4 é o SO Ubuntu que instalei recentemente (que fiz a atualização para o 9.04).
O que quero dizer com tudo isso? Preciso de ajudar para acessar as partições e gravar alguns arquivos. Acho que é isso... qualquer dúvida, podem entrar em contato. Desde já agradeço a paciência e a ajudar futura.