Saindo do "fdisk" sem salvar as alterações feitas:
Às vezes é necessário, desfazer as alterações realizadas no "fdisk" estando ainda em modo interativo. Ou mesmo sair do "fdisk" sem salvar as alterações. Para isso utilize o comando "q" ( de quit ).
Veja o exemplo abaixo:
Comando (m para ajuda): q
Saindo do "fdisk" e salvando alterações feitas:
Todas as alterações que nós realizamos até agora com o "fdisk" foram feitas utilizando a memória RAM. Mas agora devemos gravar essas alterações no disco. Você deve ter certeza de que tudo está correto, pois essa ação não tem volta. Liste as partições com o comando "p" para certificar que está tudo correto.
No exemplo abaixo, iremos salvar as alterações na tabela de partição (MBR).
Comando (m para ajuda): w
A tabela de partições foi alterada!
Chamando ioctl() para reler tabela de partições.
AVISO: Re-leitura da tabela de partição falhou com erro 16: Device or resource busy.
O kernel ainda está usando a tabela antiga.
A nova tabela será usada no próximo reboot.
Sincronizando discos.
OBS: Como visto acima, em alguns sistemas onde existem partições em uso, as alterações terão efeito somente após um reboot do micro. Após reiniciar seu computador, execute o comando "fdisk -l /dev/hda" para listar suas partições.
Fim.
Referência:
IBM DeveloperWorks - Linux LPI - Tópico 104.
Recursos:
Guia Foca GNU/Linux - Capítulo 5 - Discos e Partições.
[3] Comentário enviado por Pel0pid4s em 08/03/2007 - 23:13h
Muito esclarecedor. Principalmente no que diz respeito ao número máximo de partições em IDE e SCSI. Contudo, permanece uma dúvida. Um disco master na primeira IDE pode conter apenas uma partição estendida (sem partição primária)? E se estiver na segunda IDE? É obrigatório que o disco inicializavel seja o primeiro disco no conjunto IDE 0 (Master, Slave) IDE 1 (Master,Slave)?
[8] Comentário enviado por chacal. em 20/02/2010 - 17:00h
Tenho muito pouco tempo em ambiente linux e entender com particionar um hd era umas das coisas que relutei em fazer + agora não tenho mais.
Muito bom seu artigo.
:-)
[9] Comentário enviado por Carlos Kubuntu em 05/04/2010 - 17:33h
Sou novo na comunidade, porém dedico boa parte do tempo que tenho livre para aprender mais sobre o linux. Conto um pouco da história: comprei um PC com o SO Kubuntu, porém não sei qual a versão... descobri depois como fazer a atualização através do update-manager e fiz a atualização disponível para a versão 9.10 do Kubuntu Karmic Koala. O que aconteceu? Fiquei sem som em um programa que utilizo para edições de partituras, chamado Guitar Pro 5, fiz de tudo o possível, li vários artigos, desinstalei e instalei o Pulseaudio, o Esound, o ALSA, enfim, nada deu certo! Então pensei na possibilidade de desinstalar tudo do Pulseaudio, foi o que eu fiz, porém quando reiniciei o computador ele não me dava mais acesso ao ambiente gráfico, somente ao terminal, com a mensagem de erro *PulseAudio configured per-se sessions.... fiz a reinstalação através do console, digitando o comando sudo apt-get install pulseaudio, contudo, nada aconteceu, eu ainda não tenho o acesso ao ambiente KDE.
Então decidi instalar o SO Ubuntu 8.04, que era o que eu tinha, acessei através do LiveCD o Gparted para ver se conseguia tem acesso aos arquivos, mas nada não consegui ter o acesso das outras partições. Mostro como tá dividido o HD:
Partição Sistema de arquivo Ponto de montagem Rótulo Tamanho Utilizado Não utilizado Flags
Desde que comprei o PC havia as três primeiras partições (sd1, sd2 e sd3), creio eu que o sd1 seja o SO que veio instalado no ato da compra (que aliás não veio nenhum CD), sd2 a imagem e o sd3 são os dados que foi sendo o usado com o tempo. Já o sd4 é o SO Ubuntu que instalei recentemente (que fiz a atualização para o 9.04).
O que quero dizer com tudo isso? Preciso de ajudar para acessar as partições e gravar alguns arquivos. Acho que é isso... qualquer dúvida, podem entrar em contato. Desde já agradeço a paciência e a ajudar futura.