Este documento explicará passo-a-passo como instalar e configurar um sistema de execução de comandos através da tecnologia de reconhecimento de voz. Além da ampla aplicabilidade, este projeto, com um pouco de evolução, pode vir a ser muito útil para deficientes físicos. Em meus testes superficiais, obtive ótimos resultados.
O funcionamento básico do reconhecimento de voz resulta
da integração entre uma placa com processadores digitais
que realiza a captura e o tratamento do áudio falado, com
um algoritmo especializado que "quebra" este áudio em
pequenos pedaços.
O uso do reconhecimento de voz como interface de execução de comandos exibe uma série de vantagens em relação a outras tecnologias existentes.
A principal vantagem é o fato de a fala ser inerente ao ser humano
e sua comunicação com o mundo exterior ser também natural e simples.
Logo, por paralelismo, a utilização de sistemas de reconhecimento de
voz é natural e simples. Além disso, a informação obtida pela máquina
é diretamente introduzida nos computadores, eliminando a necessidade
de uma interface pessoal e, conseqüentemente, o risco de introduzir
erros nas informações e dados obtidos.
A voz é uma biometria humana e sua "autenticação" baseia-se na análise
de padrões harmônicos e não simplesmente na comparação entre
reproduções de uma mesma fala, sendo uma alternativa segura contra
tentativas de fraude.
Para fazer o GNU/Linux executar os nossos comandos
identificados pela voz, utilizaremos o sistema de reconhecimento
de voz CvoiceControl.
Este sistema detecta automaticamente o comando na entrada do microfone, se a identificação do comando foi reconhecida com sucesso, o sistema executa o comando associado ao Linux/Unix.
[1] Comentário enviado por ustrucx em 25/10/2005 - 10:32h
Poxa Cabelo, muuuuuito legal isso!!! To doido pra bater um papo com meu pc hehe.
Aqui eu compilei no Ubuntu 5.10 facinho, mas qdo rodo o microphone_config e seleciono qualquer coisa nada acontece, ele continua na mesma tela, a primeira alias hehe. Se alguem souber alguma coisa pra fazer esse programa funcionar no Ubuntu eu vou adorar saber.
Abraços
[3] Comentário enviado por apscherbach em 25/10/2005 - 12:55h
Muito bom!!! E o pc responde mesmo... incrível. Fuiciona muito bem, pena que o custo seja alto, o meu pc ficou com 87% do proc ocupado, em média, pelo cvoicecontrol... e olhe que a máquina é bem rápida... eu heim...
[7] Comentário enviado por Wesley F em 26/10/2005 - 22:01h
Muito maneira essa ideia e muito bom o seu artigo, venho acompanhando varios de seus artigos, vou tentar fazer mais uma vez essa do microfone, ae vou comandar meu pc por voz hhehehe
[8] Comentário enviado por removido em 28/03/2006 - 13:53h
muito bom esse programa, mas usa muito processamento, além de poder só utilizar um programa de cada vez, pelo menos comigo foi assim, chama um programa, ele abre, fecha ai só assim pode chamar outro, etc...
devia ter um botão que vc apertasse e ele ativasse a captação
[9] Comentário enviado por bomberman_svc em 05/04/2006 - 13:31h
Cara, no meu caso ele nao utilizou muito do processador, ele utilizou TODO O PROCESSADOR, sem doh nem piedade... muito bom o programa, mas muito pesado tambem, se alguem souber como resolver isso ou se existe algo mais Light, por favor me avise.
[10] Comentário enviado por FelipeAbella em 17/06/2006 - 13:50h
Funcionou legal aqui no Ubuntu Dapper.
ustrucx: eu compilei ele, e usei o checkinstall para criar o .deb, tá funcionando perfeito aqui no Dapper, se quiser que eu te envie o .deb diz teu e-mail que eu envio.
felipefoz: Também percebi isso, mas para arrumar é só colocar um "&" na fim dos comandos pelo model_editor.
apscherbach, bomberman_svc: Aqui ele deixa meu proc a 100%, mas tem um detalhe, eu inicio ele com o nice 19, ou seja, prioridade mínima, assim ele nao deixa o pc lento, se esconder o monitor de sistema você nem percebe diferença.
Aqui eu ainda fiz uns scripts usando o "festival" que é um programa que "fala" em inglês, ai ele responde à alguns comandos especiais.
[13] Comentário enviado por srpcamara em 13/03/2007 - 08:46h
Pessoal, faço todos os passos do microphone_config sem problemas, mas na hora de gravar as configurações dá um erro e não grava... não consigo ver qual o erro.... alguém já passou por isso?
[18] Comentário enviado por diegoccn em 21/05/2008 - 09:26h
Muito bom cara.. Mais uma vez está de parabéns!
Mas estou com um probema: Quando faço isso no terminal como root e mando rodar, MARAVILHA. Funciona perfeitamente.Porém, quando tento fazer isso como usuário normal, na hora que devo gravar os sons, ao pressionar a tecla "r", o programa retorna uma "falha de segmentação". Sabe me dizer porque ?
[22] Comentário enviado por jacsonfh em 20/02/2010 - 10:48h
Quando eu tenho gravar a configuração do microphone_config aparece esta mensagem abaixo e não sei mais o q fazer já fiz o que o pessoal acima deste site falou pesquisei no site lá do cara q fez o negócio do libncourses4 que até já instalei e também instalei a versão debian do cvoicecontrol sem problemas... mas tem algum detalhe q está faltando para gravar esse config...
[24] Comentário enviado por removido em 09/04/2010 - 20:54h
saudações a todos,fiz os passos e deu tudo certo mas... tb estou com o mesmo problema do microfone config,na hora de salvar a configurações ele fecha a janela e naõ salva,ja segui a dica do copires e comentei as linhas 1103 e 1105 do arquivo microphone_config.c e deixei assim
#fclose(f);
#free(home);
e tb ja apaguei essa linha mas mesmo assim o erro continua,alguem podeira me ajudar por favor?
[25] Comentário enviado por glgustavo em 11/09/2011 - 17:58h
Eu baixei o arquivo .deb só que quando instalo ele dá um erro de dependencia do arquivo : libncurses4 (>= 4.2-3.1) , já procurei este arquivo na net e não encontrei.
[26] Comentário enviado por wellingtoncunha em 18/11/2011 - 20:57h
Ola eu estou tendo rodar o microphone_config e esta aparecendo esse erro. sendo que eu tenho microfone embutido no meu laptop. Alguem já passou por isso ? desde já a agradeço.
No mixer devices available!
Please purchase a sound card and install it!