Esta pergunta é pertinente, pois a certificação é um sonho que qualquer profissional quer conquistar. Vale a pena? É difícil? Pode-se fazer um self-study? Vamos às respostas!
Agora que sabemos os objetivos e onde devemos nos focar, fica "fácil" obter material para estudarmos.
De certa forma ainda é um pouco complicado encontrar material para os novos objetivos. Não compre os livros do O'reilly, eles estão defasados em relação as novos objetivos, apesar de ainda cobrir alguns.
O material utilizado por mim foi:
Livro da Sybex (em inglês) - Ótimo livro, você pode obtê-lo na Amazon.com. Lembrando que livros estão isentos de impostos.
Preço: U$ 37,00
Para simulados utilizei os simulados da Ucertify. Você pode encontrá-los no próprio site da Ucertify.
Preço: U$ 49,00
Apesar do livro já trazer um simulado, você terá uma vasta gama de questões obtendo os simulados da uCertify.
Também existem algumas fontes grátis, caso o bolso não esteja tão legal assim: www.certificacaolinux.com.br. O site pertence ao professor Uirá Ribeiro, ele oferece simulados grátis, também é autor do Livro Certificação Linux, nunca li, mas tive boas referências.
Estudando
Aconselho aos postulantes a Linux Professional Institute Certified, que leiam o material adquirido de duas a três vezes, e a cada relida, faça um simulado e veja o progresso. A partir deste momento aconselho que você direcione seus estudos para seus pontos fracos, porém sem esquecer de manter seus pontos fortes, e a cada rodada de estudos faça novos simulados.
Neste caso, aconselho a comprar os simulados da uCertify, já que o mesmo possui centenas de questões, onde as perguntas não serão repetidas e o mesmo já traz uma análise de seus pontos fortes e práticos ao final de cada teste. Sem contar que ele oferece vários artigos e dicas para obtenção do certificado.
Dificuldade
Exame 101
Este exame não foi dos mais difíceis, até me surpreendi com o nível de facilidade, foi uma prova tranquila, onde eu fiz as 70 questões em 25 minutos, e o resultado foi (ufa) aprovado! :D
Existem alguns reviews bem detalhados sobre este exame:
"Don't let the 101 fool you: This exam is NOT for Linux newbies -- it requires at least moderate experience with the Linux OS."
"Não deixe o exame 101 lhe enganar. Este exame não é para novatos, ele quer no mínimo uma moderada experiência com o SO Linux."
Exame 102
Ao contrário do exame 101, este foi bastante complicado, onde eu encontrei bastante dificuldade para responder as questões, várias perguntas onde não haviam opções você tinha de escrever mesmo. Mas no final tudo deu certo e mais uma vez fui aprovado! :D A prova teve 80 questões e levei 40 minutos para finalizar o exame.
"Very tough. Emphasis on specific detail combined with the wide breadth of topic areas make it a killer."
"Muito difícil. Enfatiza no detalhe específico combinado com uma larga margem de tópicos, torna este exame muito difícil!"
Espero ter contribuído de alguma forma para a comunidade com este artigo. Pretendo ser LPI nível 2 até o meio do ano que vem. Quem sabe não sai outro artigo? :D
Caso queiram me contactar para tirar dúvidas ou qualquer tipo de informação, sintam-se a vontade para fazê-lo nos seguintes endereços:
[2] Comentário enviado por paulorvojr em 01/09/2009 - 19:58h
Belo artigo!!! incentiva muitas pessoas a se certificar.
Bom falando sobre minha experiência.
Como muitos nunca fiz curso e sou certificado em LPIC 1 e LPIC 2, indo para 3, livros que usei, para nivel 1 Livro Certificação do professor uirá riberiro, para nivel 2 o oficial da nutshell, guia de certificação level 2 e muitoooooooooooooo estudo, testes, maquinas virtuais e tudo que tem direito.
Trabalhar na área ajuda muito, bom mas um curso sempre é bom, mas o que vale mesmo é o interesse pelo assunto, com ou sem curso, havendo interesse você consegue.
Temos pessoas com cursos e não sabem de nada e temos pessoas certificadas que também não, então o cara bom é aquele interessado.
Certificação pode ser considerada de duas maneiras, uma como estado da arte, é um título abstrato você é glorioso mas não é tão concreto.
A outra forma é como forma de ascenção profissional, onde o mercado filtra de alguma forma os profissionais.
Bom é muito assunto pra falar, resumindo estudem, vale a pena!!!
[6] Comentário enviado por agnaldo15 em 02/09/2009 - 01:31h
Há diversas formas de se preparar. Você pode realizar um curso em alguma escola, fazer simulados disponíveis na internet, consultar livros ou pesquisar e aprender por meio de how-to. O LPI não exige nenhum tipo específico de preparação, o candidato é livre para escolher aquela de sua preferência.
Veja neste blog os matérias disponível hoje no mercado.
[7] Comentário enviado por marcelomortificy em 02/09/2009 - 02:24h
Muito bom o seu artigo!!!
Pelo que tenho percebido no mercado a certificação LPI não tem tanto valor pois não comprova a capacidade do candidato. Um bom page hunter pode fazer esta prova apenas comprando os livros da O'Reilly. De acordo com as pesquisas de mercado, a RHCE está entre as certificações mais prestigiadas atualmente. Eu já fiz as duas e digo que a RHCE é muinto interessante e é somente pra quem tem vivência na adminstração Linux. LPI1 e 2 já está muito comum no mercado e quem entende do assunto sabe que qualquer um pode passar, basta decorar. Contudo, o estudo e o conteúdo dos exames são muito proveitosos e me serviu muito. Recomendo fortemente RHCE para quem deseja trabalhar e se desenvolver com profissional Linux.
[10] Comentário enviado por fernandoiury em 02/09/2009 - 14:51h
Antes de mais nada parabens pelo artigo.
Pessoal, o que o colega marcelomortificy disse, pode não ser o que todos querem ouvir... mas não é uma inverdade. Temos sim que incentivar e parabenizar todos que se certificam na LPI, mas é verdade que uma pessoa consegue se certificar nesta somente estudando (sem ter grande vivência no SO).
Para as grandes empresas, certificação LPI é um diferencial... mas a RHCE é uma garantia de que o profissional é capaz e portanto acaba contando mais.
[11] Comentário enviado por marcelomortificy em 03/09/2009 - 11:33h
Fernando, obrigado pelo complementação.
De forma alguma desprestigiei a LPI, mas como trabalho como consultor e diretamente no mercado, percebi que a RHCE tem uma aderência maior no mundo corporativo, ao passo que a LPI tem mais adeptos na esfera governamental. Hoje o pessoal do Serpro já está fornecendo suporte em Debian para qualquer órgão dos governos Federais, Estaduais e Municipais, o que fortalece ainda mais a LPI neste segmento. Vejo isso diariamente pois estou no mercado Linux/Unix a 15 anos. Só incentivei aos demais a buscarem uma RHCE pois conforme a lista das Top Certification 2009 publicadas em http://certification.about.com/od/toppicks/tp/topfor09.htm o RHCE pode dar um ganho anual de $83,000 e a LPI ainda não apareceu neste estudo até o presente momento. De qualquer forma o estudo e o conteúdo que aprendi para tirar minhas LPI's foram de muito valor. A RHCE já está acima de certificações de AIX, Solaris, Windows Server e está no nível de uma Oracle DBA em termos de ganhos. Por isso chamei a atenção para ela. Desejo sorte a todos em suas certificações! Abraço a todos.
[12] Comentário enviado por rideick em 03/09/2009 - 11:49h
Aqui vos fala o autor do artigo :D
Marcelo, concordo que você não foi muito feliz nas palavras usadas em seu primeiro comentário, entretanto concordo plenamente com o seu último. Eu mesmo estou me preparando para tirar a SCJP e posteriormente RHCE está na mira, por certamente estar dentre as certificações unix-like, a mais prestigiada de todas, mas isto também não quer dizer que a lpi não tenha seu prestígio.
[16] Comentário enviado por fsavoia em 15/10/2009 - 22:13h
Concordo com vocês, e como experiência própria, a RHCE não é um bicho de 7 cabeças como ouço muita gente falar. É uma prova muito detalhista e exige muita agilidade e experiência.
Para a LPI, uma dica: Livro LPI Linux Certification in a Nutshell, Second Edition do Bruno Gomes Pessanha, usei ele na época e vale muito apena. Tem versão em português dele nos sites por aí.
[17] Comentário enviado por oliveiraugusto em 20/10/2009 - 20:31h
artigo muito bom cara... sabe to querendo ja faz uns 3 anos prestar a prova...mais num tenhu grana pra presta aprova nem pra fazer
um curso (o da 4linux eh quase 600)...mais mesm assim..assim q conseguir um empreguinho vo presta as provas....
acho que poderiamos citar aqui tambem o guia foca linux ( http://focalinux.cipsga.org.br/ )e o livro do joão eriberto mota filho
(Descobrindo o Linux - 2ª edição (2007)) e os tutoriais do carlos eduardo morimotto (http://www.gdhpress.com.br/)....
enfim..como diz meu pai: gol vale ate de bunda....
[20] Comentário enviado por agnaldo15 em 11/01/2010 - 21:38h
Iniciantes no universo do GNU/Linux e/ou Software Livre e a todos que desejam começar os estudos nessa área adquirindo conhecimento e a oportunidade de aprofundar os estudos para obter a certificação LPI.
Também, para aqueles que já tenham utilizado ou utilizam um sistema Linux, mas só executam procedimentos automatizados ou tarefas pré-determinadas e querem aperfeiçoar seus métodos de trabalho. Possibilita a evolução de operador para administrador, ou ainda quem deseja organizar e pontencializar seu conhecimento prévio.
[24] Comentário enviado por removido em 26/03/2010 - 17:14h
Este artigo foi bem interessante, pois abri um leque para várias discursões.
Acredito que o ideal é a pessoa combinar experiência com certificações.
Existem pessoas que tem vários certificados, mas não sabem nada. Existem aqueles que sabem muito e não tem certificação. Tanto a LPIC quanto a RHCE tem os seus valores, assim como as certificações de cada fabricante.
Como conselho, quem puder faça tanto a LPIC quanto a RHCE, pois acredito que somadas as duas certificações e alguns anos de experiência, as portas no mercado de trabalho se abrirão. É claro que existem outros fatores que diferenciam um profissional, como proficiência em línguas, além de uma boa formação acadêmica, etc...
Por isso para aqueles que querem ser profissionais focado em Linux, estudem, certifiquem-se e mãos a obra, pois o mercado precisa muito de profissionais qualificados e capacitados.
Parabéns pelo artigo e sucesso para aqueles que desejam se certificar, independente de ser LPIC, RHCE, Novel e etc...
P.S. Quanto a LPIC, a prova que achei mais difífil foi a 101. Como nosso colega Felipe falou, RHCE não é bicho de 7 cabeças, inclusive não existe pegadinha na mesma, apenas é bem preparado o teste.
[25] Comentário enviado por removido em 31/03/2010 - 13:07h
Interessante o artigo. Realmente é preciso sempre ler mais de um material para estar se preparando para a prova da LPI. a minha está marcada, agora só estudar!
[28] Comentário enviado por richter696 em 19/05/2010 - 07:03h
@rideick, exelente artigo...!!!! Eu tenho o sonho de um dia conseguir esse certificado, mas a falta de tempo para estudar e o fator $$$$$$ e bom/atualizado material grátis disponivel não é facil de conseguir. A dificuldade também pelo que ouvi dizer é terrivel... Entretanto, não vou desistir...!!!! Vou estudar de pouco em pouco até conseguir... Será que você conhece algum saite com material atualizado e grátis para estudo...?
[34] Comentário enviado por removido em 23/12/2010 - 12:06h
Boa Tarde Senhores,
Tenho visto muitos amigos comentar sobre a certificação RHCE ser melhor que LPI, pelo que sei um profissional certificado pela LPI esta apto a trabalhar com qualquer distro . E sei que sistemas baseados em Redhat são os preferidos no mundo corporativo. Então o que os amigos tem a dizer sobre isto ?
[35] Comentário enviado por removido em 04/01/2011 - 10:36h
sim , sua resposta tem sentido thiago , mais as certificações RHCE são bem mais dificeis , por isso tem um valor maior perante a lpi , pelo menos na minha opiniao . abraços
[42] Comentário enviado por fernando.aviana em 14/05/2011 - 20:02h
Não sabia absolutamente nada de linux....
Fiz um curso la na 4linux e realmente aprendi muita...mas muuuita coisa mesmo....mas nada que fosse suficiente para passar nas provas...
O material que tem nas escolas e os assuntos abordados não contemplam 100% do conteúdo, hoje ja posso até dizer que o curso é fraquinho....
Mas acreditem se quiser, passei na 101 e 102, estudando e me baseando nos topicos oficiais da LPI + apostilas (4 linux fraquinas) + Guia FOCA + man e uns 30 dias estudando umas 3...4 horas
Andei lendo um trecho do livro da LPIC 2 do Luciano Siqueira, parece um bom material....alguém ai recomenda???
[44] Comentário enviado por jucaetico em 17/05/2011 - 14:07h
Eu estudei pra LPI1 e LPI2, na forma de self-study, foi bem tranquilo. Eu estudava 3 horas por dia e isso foi durante um mês. Então levei 2 meses pra ter as duas certificações. Eu particulamente achei a LPI1 mais díficil do que a LPI2. Boa sorte a todos! Abs
[45] Comentário enviado por qxada07 em 21/06/2011 - 13:39h
Para quem ainda esta para tirar a LPIC1 é muito estudar bem sobre interface gráfica e sobre os comandos RPM e apt-get... Muito bom também saber qual é o conteúdo do arquivo hosts em /etc.
[48] Comentário enviado por FenrirUbuntu em 08/09/2011 - 17:19h
Pra você ter uma ideia comprei no mes passado(20/08/2011) um livro sobre certificação LPIC-1 e ainda estou na pagina 15, porem não é por falta de tempo. É que mesmo o livro sendo muito bom eu geramente preciso parar para estudar mais a fundo tudo que o livro esplica....
Dai ja viu, espero pelomenos ter lido ele até o proximo ano, pois é quando marcarei minha prova.
[51] Comentário enviado por kbcasagrande em 21/02/2012 - 11:47h
Bom, este tópico já deu bastante pano pra manga, então vou dar minha contribuição também.
Neste mês de fevereiro entrei em férias e resolvi dedicar parte delas à certificação LPI, sendo que obtí os níveis 1 e 2, realizando as 4 provas.
Já venho me preparando e estudando para elas há aproximadamente 2 anos, ou seja, desde que comecei à trabalhar com Linux e suporte à este, na empresa na qual atualmente trabalho.
A convivência diária com o Linux ajuda bastante, porém utilizei os seguintes livros:
Certificação Linux LPI - Nível 1 Exm 101 e 102 2a Ed., dos autores Steven Pritchard, Bruno Pessanha, Nicolai Langfeldt, James Stanger e Jeff Dean
Certificação Linux LPI - Nível 2 Exm 201 e 202 2a Ed., dos autores Steven Pritchard, Bruno Pessanha, Nicolai Langfeldt, James Stanger e Jeff Dean
Red Hat Certfied Technician & Engineer, do autor Asghar Ghori
Os dois primeiros são bons, mas o último é excelente.
Além dos livros, o primeiro material que consultei foi o guia Foca.
As provas abordam todo o conteúdo citado no site da LPI, então não tem mistério, é só se focar nos objetivos lendo todo material possível e fazendo testes em MV.
Algo que devo salientar é que não basta só ler os livros e demais materiais, é importantíssima a realização de testes práticos.
Quanto ao nível de dificuldade, achei as provas 102 e 202 as mais complicadas.
O fator financeiro como citado é algo complicado, uma vez que para realização das 4 provas, desembolsei aproximadamente R$ 1500,00. Creio que meu atual empregador vai me reembolsar a quantia, e isso é ótimo.
Pretendo realizar este ano as provas 301 e 302, mas para isso terei que coletar mais material de estudo, uma vez que não tenho muita experiência com LDAP.
[52] Comentário enviado por jeff.jno em 03/06/2012 - 00:59h
Opa camarada kbcasagrande daí o senhor posta um artigo bem bacana utilizando o ldap to apanhando muito disso, já fiz muitas coisas mas obtive muitos erros...
Quanto ao artigo aqui postado é excelente muito bom, será que eu crio coragem um dia para encarar? preciso melhor meu inglês antes eu acho....
[54] Comentário enviado por jarlisson em 06/07/2012 - 23:56h
Eu baixei vários livros no 4shared sobre esse e todos os outros assuntos de TI...não sei pode comentar aqui, pois pode ser visto como pirataria.
Se for me avisem, que retiro a dica.
Sobre certificados, vão servir muito mais pra você aprender do que te ajudar pra conseguir emprego, pois é possível passar somente decorando.
Na hora do emprego/entrevista o que vale mais é mostrar o que sabe fazer. Óbvio que você vai saber mais se já tiver estudado todo o conteúdo do LPI.
Quanto ao inglês, não é bom saber, é mais do que básico saber. Quem não sabe já tem uma desvantagem natural, pois existe uma inifinidade maior de informaçoes em ingles.
Se tiver uma dúvida e procurar em portugues no google, vai achar um ou outro forum falando.
Se procurar em inglês, acha 100x mais,porque gente do mundo todo se comunica em inglês, principalmente os Indianos e Chineses fodas :D
Abraço, e vamo estudar ;D