Partindo agora aos jogos que rodam nativamente e livre no
Linux, vamos apresentar alguns para divertir, ainda mais, os seus dias no
Arch Linux.
Como existem vários jogos e de várias categorias, abordarei apenas 2 de algumas categorias.
RPG
Na variante RPG temos alguns bons jogos como o
The Mana World, que agradaria os fãs de Ragnarok por ser bastante parecido com o mesmo. Com gráficos simples em 2D, o que permite àqueles que não possuem uma placa 3D jogar, o game lhe permite participar de aventuras em um ambiente online com vários outros jogadores no mundo.
Outro game que se destaca na categoria RPG é o
Eternal Lands. Este com gráficos mais robustos necessita que você tenha uma placa com suporte a aceleração 3D. Neste incrível jogo online uma civilização é levada a destruir sua própria existência. Durante este jogo você passará pelos mais variados cenários, todos com ótimos detalhes gráficos.
Outros games que merecem ser averiguados nesta categoria: Adonthell, Dofus, KQ e Vendetta.
Estratégia
Na categoria estratégia eu deixo o destaque para o
Battle of Wesnoth, ilustração acima, no qual você tem o objetivo de recrutar membros para sua tropa e conquistar territórios e vilas destruindo o líder de outras tropas nesta luta por conquistas. Com interface simples, este game também não precisa de uma placa com aceleração 3D.
Meu segundo destaque vai para
Warzone 2100, imagem acima, no qual você pousa sua nave de trasporte em um mundo onde você deverá estabelecer seu território com a construção de bases, equipamentos, coleta de recursos, naves, tanques etc. Você deverá crescer no jogo construindo novos veículos e planos de combate para o domínio do mundo, defendendo-se dos ataques inimigos. Este também requer uma placa de vídeo 3D com suporte a OpenGL.
Outros games que merecem ser averiguados nesta categoria: Pingus e UFO: Alien Invasion.
Ação
Na categoria Ação, esta que é a favorita de muitos fãs de games, gostaria de dar o grande destaque para o
Urban Terror. Este que é um jogo baseado na engine do Quake, lhe trará vários cenários nos quais você faz parte de uma equipe, ou não, que deverá defender seu território, atacar os adversários, invadir territórios, sendo isto tudo com pessoas pela internet ou amigos em uma rede LAN.
O jogo necessita uma placa com aceleração 3D e compatível com OpenGL. A vantagem desde jogo é que é facilmente instalado, precisando apenas descompactar e executar, já trazendo os executáveis para
Linux, Mac e Windows, o que facilita na hora de reunir amigos que possuem diferentes plataformas em suas máquinas, onde o mesmo arquivo compactado em seu pendrive servirá para qualquer um deles.
Em segundo lugar, mas não inferior, deixo o
Open Arena. Este, também em cima da engine do Quake, se trata de um jogo simples e direto ao ponto. Um jogo no qual você jogará sozinho contra o computador, ou jogares que estejam na rede ou internet. Neste também precisamos de aceleração 3D e suporte a OpenGL na placa.
Outros games que merecem ser averiguados nesta categoria: America's Army, Enemy Territory e Tremulous.
Simuladores
Em primeiro lugar gostaria de apontar o
FlightGear. Este é o resultado de um projeto que visava um simulador de vôo extremamente realista com cenários e gráficos muito bons de forma que pudesse ser utilizado inclusive em treinamento de pilotos. Requer também uma placa com aceleração 3D e OpenGL.
Em segundo lugar vou deixar o
Lin City NG. Este animará os fãs da série Sim City, já que o mesmo lembra muito as antigas versões do mesmo. Apesar dos gráficos não serem muito ricos, este divertido jogo será bastante útil para preencher suas horas sem ter o que fazer, no qual seu objetivo é construir cidades e gerenciá-las de forma a agradar sua população. Segue imagem do mesmo:
Outros games que merecem ser averiguados nesta categoria: Racer, BillarGL e Trigger.